UM PATRIOTISMO SÃO: lições de História para a Escola Primária. Um estudo na série de leitura graduada “Pedrinho” de Lourenço Filho (décadas de 50/70 do século XX) <EM> A HEALTHY PATRIOTISM </EM>

Autores

  • Maria Teresa Santos Cunha UDESC

Resumo

O presente artigo faz parte do Projeto “Protocolos de Civilidade – um estudo sobre a Série de Leitura Graduada Pedrinho de Lourenço Filho (décadas de 50/70 do século XX)”. As Séries Graduadas de Leitura foram muito utilizadas no Brasil a partir dos inícios do século XX até 1970. Entre 1953/1956, o professor Manuel Bergströen Lourenço Filho (1897-1970), um dos proponentes do Movimento Escola Nova publicou, pela Editora Melhoramentos (SP), a Série de Leitura Graduada Pedrinho, em quatro volumes para uso nas escolas primárias brasileiras. Este texto discute as lições de história neste material e a intenção de disseminar, por meio destas, um padrão de patriotismo são. Por meio da problematização de manuais escolares que circularam em nível nacional analisa-se a difusão de conhecimentos gerais e enciclopédicos e de valores e preceitos morais de um bom cidadão através de livros de leitura com um forte caráter lúdico e psicológico. A atuação de Lourenço Filho como autor da série e intelectual brasileiro do período é vista como meio de promoção de um sentimento de pertencimento à nação brasileira através das lições de história e dos personagens biografados presentes nos livros estudados. Por meio destas, o autor se esforça em conferir aos vultos históricos exemplaridade, aproximando-se assim do universo do leitor e conformando seus escritos a um ideal de formação do cidadão e da nacionalidade característico do período republicano. Palavras-chave: Série de leitura Graduada. Manuais escolares. Lições de História. Patriotismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Teresa Santos Cunha, UDESC

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1973) , especialização em História do Brasil pelo Centro de Ensino Técnico de Brasília (1976) , mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995) . Atualmente é Professor efetivo da Universidade do Estado de Santa Catarina, Associoado do Assosicação Nacional de Professores Universitários de História, Sócio Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, Associado do Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação Em Educação, Associado do Associação de Leitura do Brasil e Sócio Fundador/Presidente Regional Sul da Sociedade Brasileira de História de Educação. Tem experiência na área de História , com ênfase em História Cultural. Atuando principalmente nos seguintes temas: Gênero, Imaginário, Mulheres, História, educação.

.È bolsista de produtividade em Pesquisa do CNPq

Downloads

Publicado

2011-06-22

Como Citar

CUNHA, Maria Teresa Santos. UM PATRIOTISMO SÃO: lições de História para a Escola Primária. Um estudo na série de leitura graduada “Pedrinho” de Lourenço Filho (décadas de 50/70 do século XX) <EM> A HEALTHY PATRIOTISM </EM>. Revista Linhas, Florianópolis, v. 12, n. 1, p. 154–169, 2011. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2288. Acesso em: 28 mar. 2024.