Políticas de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras para crianças no Brasil: (re)discutindo fundamentos

Autores

Resumo

O objetivo deste artigo é buscar indícios da falta da presença de uma política de ensino-aprendizagem de língua estrangeira para crianças (LEC) nos anos iniciais do ensino fundamental do setor público, por meio de uma revisão da literatura que fundamente nossas reflexões acerca das possíveis razões que levam as autoridades educacionais a não proporem a oferta de LEC. O grande desafio que se instaura é estabelecer uma política educacional para o ensino-aprendizagem de LEC, levando em consideração, a base do neoliberalismo educativo centrado por meio das políticas públicas para o ensino fundamental. O corpus bibliográfico analisado compreende-se por teses e dissertações sobre ensino e formação de professores de LEC defendidas em Programas de Pós-Graduação de universidades públicas brasileiras. Depois de realizada a revisão de literatura, concluímos que só teremos uma política efetiva de LEC se a relação de poder (política) estiver direcionada para fins de formação humana, refutando, de modo veemente, a tendência atualmente presente no âmbito do Estado e de setores do ensino (políticas neoliberais) que consiste em reduzir a gestão escolar a soluções estritamente tecnicistas.

Palavras-chave: Política de Ensino-Aprendizagem. Crianças. Língua Estrangeira. Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonathas de Paula Chaguri, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). É integrante do Grupo de Pesquisa e Estudo História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares (GEPHEIINSE) e do Grupo de Pesquisa e Estudo em Linguagem e Educação (GEPLE), cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

Juliana Reichert Assunção Tonelli, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Possui mestrado e doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Na Universidade Estadual de Londrina (UEL), atua como professora adjunta no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, no curso de graduação em Letras.

Downloads

Publicado

2019-02-27

Como Citar

CHAGURI, Jonathas de Paula; TONELLI, Juliana Reichert Assunção. Políticas de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras para crianças no Brasil: (re)discutindo fundamentos. Revista Linhas, Florianópolis, v. 20, n. 42, p. 281–302, 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820422019281. Acesso em: 19 abr. 2024.