Análise da estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Química ofertado no IFMT na modalidade EaD

Autores

  • Marcelo Franco Leão Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • José Claudio Del Pino Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Eniz Conceição Oliveira Universidade do Vale do Taquari

Resumo

A estrutura curricular de um curso de licenciatura influencia diretamente no tipo de professor que por ela será formado. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar a estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Química, ofertado na modalidade EaD pelo IFMT Campus Cuiabá-Bela Vista, para verificar conformidades com os documentos oficiais nacionais e indicar ajustes necessários para sua adequação. Trata-se de uma análise documental, com abordagem qualitativa, ocorrida nos anos de 2016 e 2017. Verificou-se que a atual matriz, proposta no ano de 2012, atende a carga horária para o estágio supervisionado, para as atividades complementares e para a prática como componente curricular, porém não atende às 3.200 horas exigidas para um curso de licenciatura. Constatou-se que essa matriz contempla importantes e obrigatórias temáticas, tais como Libras, educação inclusiva, educação de jovens e adultos e educação ambiental, porém não aborda as questões da diversidade étnico-racial, por exemplo. Outro aspecto verificado é a ausência de discussões sobre história, epistemologia e/ou filosofia da ciência, educação CTS e tecnologias educacionais. Portanto, a estrutura curricular analisada atende em partes as diretrizes curriculares nacionais, necessitando de uma adequação quanto à carga horária total do curso que pode ser realizada pela inserção de disciplinas tanto de natureza específica quanto pedagógica.

Palavras-chave: Currículo. Diretrizes Curriculares. Formação de Professores. Legislação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Franco Leão, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado em andamento Educação em Ciências (UFRGS). Mestre em Ensino (UNIVATES). Graduado em Química (UNISC) e em Física (UNEMAT). Professor do Departamento de Ensino do IFMT Campus Confresa.

José Claudio Del Pino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pós-doutorado em Ensino de Química (Universidade de Aveiro). Doutorado em Biomassa e Mestrado em Química (UFRGS). Graduação em Química (UFRGS).Professor do PPGEnsino da UNIVATES e  do PPGQVS da UFRGS.

Eniz Conceição Oliveira, Universidade do Vale do Taquari

Doutorado e Mestrado em Química (UFRGS). Graduação em Química (UFRGS). Pós-doutorado em andamento (Universidade de Aveiro). Professora Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES) e orientadora nos PPGEnsino e Ensino de Ciências Exatas da UNIVATES.

Downloads

Publicado

2019-02-27

Como Citar

LEÃO, Marcelo Franco; DEL PINO, José Claudio; OLIVEIRA, Eniz Conceição. Análise da estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Química ofertado no IFMT na modalidade EaD. Revista Linhas, Florianópolis, v. 20, n. 42, p. 197–216, 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820422019197. Acesso em: 19 abr. 2024.