Educação, infância e nacionalismo: uma abordagem a partir das cartilhas escolares “Getúlio Vargas para crianças” e “Getúlio Vargas: o amigo das crianças”

Autores

  • Zenaide Inês Schmitz Mestre em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Participa do grupo de Pesquisa CNPq/ PPGE - Unochapecó: Ensino e Formação de Professores.
  • Miguel Ângelo Silva da Costa Doutor em História (UNISINOS). Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq/ PPGE – Unochapecó: Ensino e Formação de Professores.

Resumo

O presente artigo discute as cartilhas escolares como fontes de leitura e de difusão do nacionalismo no contexto do Estado Novo, assim como a concepção de educação e de infância que delas pode emergir. Para dar conta desse objetivo, duas cartilhas são selecionadas: “Getúlio Vargas para crianças” (1942) e “Getúlio Vargas, amigo das crianças” (1940). A abordagem teórica e conceitual sobre o tema se ancora no horizonte teórico oferecido por Roger Chartier, sobretudo no que diz respeito às noções complementares de “representações” e “práticas” sociais. A análise realizada permite inferir que as cartilhas escolares refletem facetas significativas da relação entre nacionalismo e educação no período. De modo específico, revelam aspectos de um projeto político dedicado a difundir no imaginário infantil, princípios básicos da mentalidade que deu suporte ideológico ao regime varguista:  autoridade, hierarquia, ordem e patriotismo.

Palavras-chave: Cartilhas Escolares; Infância; Estado Novo; História da Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-04-27

Como Citar

SCHMITZ, Zenaide Inês; SILVA DA COSTA, Miguel Ângelo. Educação, infância e nacionalismo: uma abordagem a partir das cartilhas escolares “Getúlio Vargas para crianças” e “Getúlio Vargas: o amigo das crianças”. Revista Linhas, Florianópolis, v. 18, n. 36, p. 377–404, 2017. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017377. Acesso em: 18 abr. 2024.