Diferentes Sentidos de “NÃO”: Vozes de professores em formação continuada sobre o tema da Inclusão

Autores

  • Mônica Pereira dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Leyse Monick França Nascimento Secretaria de Estado da Educação do Amapá - SEED

Resumo

Este artigo se propõe a apresentar e explorar as narrativas de professores de cinco municípios do Rio de Janeiro, participantes do curso de formação continuada, intitulado Curso de Formação de Professores para a Inclusão do Público Alvo da Educação Especial: refletindo, planejando e agindo, ocorrido no decorrer do ano 2015. A versão de 2015 do curso foi toda filmada e gravada, os vídeos e áudios foram transcritos e minutados, de forma que geraram uma quantidade considerável de dados que foram transferidos para um software de análise qualitativa, o ATLAS.TI. Ao inserirmos os dados no software, a primeira providência tomada foi fazer um levantamento das palavras mais faladas. Como resposta, o software nos apontou uma significativa utilização do termo “não” ao longo do curso. A partir desta constatação, nossa curiosidade foi aguçada no sentido de saber: o que os “nãos” querem dizer? Os “nãos” falados, dizem respeito à negação, à dúvida, ou ao quê? Na sequência, os “nãos” foram então tratados, categorizados e analisados por meio da análise de conteúdo (BARDIN, 1979) e da perspectiva omnilética de análise (SANTOS, 2013). Os resultados obtidos nesta investigação nos mostraram que nem sempre o “não” está relacionando à negação e que aqueles apresentados nas narrativas dos professores dizem respeito a diferentes sentidos, como: o “não” que aponta para a afetividade, para a negligência da família, o “não” do medo, o “não” de Deus. Com este estudo foi possível, portanto, compreender as contradições e complexidades presentes nas realidades escolares dos professores participantes.

Palavras-chave: Formação Docente; Inclusão em Educação; Perspectiva Omnilética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Pereira dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em Psicologia, Mestrado e PhD em Psicologia e Educação Especial pela Universidade de Londres. Tem atuado como parecerista ad hoc em várias agências financiadoras de pesquisa, além de ser membro efetivo de importantes Associações nacionais e internacionais, como por exemplo, a Associação Nacional de Pesquisadores em Educação (ANPEd), Associação Nacional de Direitos Humanos - Pesquisa e Pós-Graduação (ANDHEP), Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO), Association pour la Recherche InterCulturelle (ARIC), e Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). Atualmente, é coordenadora do Observatório Estadual de Educação Especial do Rio de Janeiro (OEERJ), diretamente vinculado ao Observatório Nacional (ONEESP), bem como coordena ações de pesquisa e extensão em níveis institucional, de sistemas e nacional, todas voltadas para a temática da Inclusão em Educação em uma perspectiva omnilética, que extrapola o campo da educação especial. É autora de três livros sobre inclusão em Educação e publicou vários artigos sobre a temática. É membro do conselho editorial da Revista Espaço, do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), da Revista Brasileira de Educação Especial, da Revista Conhecimento e Diversidade e da Revista Poiesis Pedagógica. Atuou como gestora nacional da Gerência de Educação do Departamento Nacional do SESC entre 2004-2007 e Co-coordenadora do Programa Nacional Escola de Gestores/MEC (2009-2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, Políticas Educacionais e Inclusão em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Culturas, políticas e práticas de Inclusão em Educação, Interculturalidade em Educação, Direitos Humanos, Formação de Professores, Ensino-aprendizagem, Psicologia da Aprendizagem, Psicologia do desenvolvimento, Psicologia Escolar, Psicologia Social, Psicopedagogia, Educação Especial. Fundadora e coordenadora do LaPEADE - Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação. Orienta monografias de graduação, de especialização, dissertações de mestrado e teses de doutorado.

Leyse Monick França Nascimento, Secretaria de Estado da Educação do Amapá - SEED

Mestranda em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, da linha de Inclusão, Ética e Interculturalidade; Especialista em Acessibilidade Cultural /Rio de Janeiro-UFRJ (2014), em Língua Brasileira de Sinais/Libras-Faculdade Santa Fé/Atlas Educare (2011) e em Psicopedagogia/Faculdade de Macapá-FAMA (2003). Possui graduação em Pedagogia/Universidade Federal do Amapá-UNIFAP(2005) e Bacharelado em Administração de Empresas/Centro de Ensino Superior do Amapá (2002). É professora da Educação Básica do Governo do estado do Amapá-GEA, da Prefeitura Municipal de Macapá-AP-PMM e é pesquisadora do LaPEADE - Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação FE/UFRJ.

Downloads

Publicado

2016-05-30

Como Citar

SANTOS, Mônica Pereira dos; NASCIMENTO, Leyse Monick França. Diferentes Sentidos de “NÃO”: Vozes de professores em formação continuada sobre o tema da Inclusão. Revista Linhas, Florianópolis, v. 17, n. 35, p. 153–175, 2016. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817352016153. Acesso em: 23 abr. 2024.