Tecnologia assistiva no Atendimento Educacional Especializado (AEE) de estudantes com deficiência

Autores

  • Nesdete Mesquita Corrêa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Ana Paula Neves Rodrigues

Resumo

No âmbito da inclusão escolar, a política educacional brasileira orienta que a educação de estudantes com deficiência seja realizada no ensino comum. Nesse sentido, torna-se necessário o favorecimento de ambientes acessíveis e com acessibilidade que possibilitem o pleno desenvolvimento dessa população no processo de escolarização, quando o uso de tecnologias, sobretudo da Tecnologia Assistiva (TA) se torna ainda mais evidente. Para tanto, entre suas ações, as escolas comuns devem ofertar o Atendimento Educacional Especializado (AEE) que vem sendo priorizado por parte do governo federal, nos últimos anos, em Salas de Recursos Multifuncionais (SRM). O AEE é definido pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva como aquele que tem por finalidade identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para que os estudantes possam participar de todas as atividades, considerando suas necessidades específicas. Este texto tem como objetivo abordar o uso da TA no AEE em SRM para estudantes com deficiência, visando subsidiar um estudo em desenvolvimento sobre a utilização dessa tecnologia na oferta do AEE para essa população em dois municípios do interior do estado de Mato Grosso do Sul (MS).

Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado; Inclusão Escolar; Tecnologia Assistiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nesdete Mesquita Corrêa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Docente do Centro de Ciências Humanas e Sociais/CCHS/UFMS, em Campo Grande.

Docente do PPGE/CPAN/UFMS - Campus Pantanal - Corumbá.

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

 

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre em Educação e Especialista em Educação Especial pela mesma Universidade. Graduada em Pedagogia e em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), no Curso de Pedagogia, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação do Campus do Pantanal (CPAN/UFMS), em Corumbá (MS), nível Mestrado, na Linha de Pesquisa Políticas, práticas institucionais e exclusão/inclusão social. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão com ênfase na educação, principalmente nos seguintes temas: políticas públicas de educação, educação especial, políticas de educação especial e deficiências. É integrante dos Grupos de Pesquisa: 1) Políticas Públicas de Educação e Educação Especial (UEL, UFMS, Unicamp, UFSCar, UFSC) ; 2) Educação especial (UEMS); do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão e Educação Especial - GEPIEE/UFMS; das Linhas de Pesquisa: 1) Educação especial, história e políticas públicas de inclusão (UEMS); 2) Políticas, Práticas Institucionais e Exclusão/Inclusão Social (UFMS). Coordenador de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid/UFMS.

Downloads

Publicado

2016-05-30

Como Citar

CORRÊA, Nesdete Mesquita; RODRIGUES, Ana Paula Neves. Tecnologia assistiva no Atendimento Educacional Especializado (AEE) de estudantes com deficiência. Revista Linhas, Florianópolis, v. 17, n. 35, p. 87–101, 2016. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817352016087. Acesso em: 29 mar. 2024.