Jogos em sala de aula e seus benefícios para a aprendizagem da matemática

Katia Regina dos Santos da Apresentação, Ricardo Roberto Plaza Teixeira

Resumo


Este artigo tem como objetivo avaliar, com base em estudos da literatura especializada e em reflexões sobre práticas de sala de aula, os benefícios da utilização de jogos como material didático para o ensino de matemática. Analisa também a sua influência na resolução de problemas pedagógicos, como a indisciplina, a apatia, os obstáculos para a inclusão e a necessidade de superação da aprendizagem mecânica da matemática. São apresentados os resultados de uma pesquisa sobre a ocorrência de jogos em aulas de matemática. Nas atividades pedagógicas avaliadas, foram utilizados dois jogos: o jogo Contig e o jogo da onça e dos cachorros. Os resultados da utilização destes dois jogos são analisados, bem como as reações de alguns alunos que vivenciaram esta experiência.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5965/1984723815282014302

Contato:
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi
Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
(48) (48) 3664-8585
revistalinhas@gmail.com