História da educação, instituições escolares, fontes e pesquisa em arquivos na região oeste do Paraná

Rodrigo Pinto Andrade, Cézar de Alencar Arnaut de Toledo

Resumo


Este texto discute a pesquisa em arquivos na região oeste do Paraná e a questão das fontes históricas para a investigação sobre as instituições escolares. Nas últimas décadas, ampliou-se a discussão sobre a conservação das fontes para o conhecimento do patrimônio cultural e histórico; todavia, os pesquisadores ainda encontram dificuldades, especialmente relacionadas ao acesso e à conservação dos documentos. No caso do oeste paranaense, embora se trate de uma região de colonização recente - década de 1940 -, quando comparada ao restante do estado do Paraná, a situação das fontes é precária e descuidada. São poucos os arquivos que acondicionam documentos para preservação da memória coletiva. Os acervos das instituições escolares exercem importante papel no processo de levantamento, catalogação e acondicionamento de documentos que constituem fontes para pesquisa sobre a história da educação da região. Com relação à pesquisa sobre instituições escolares, é preciso conhecer os arquivos públicos e privados. Dentre os principais, listamos os que podem servir para a reconstituição da escolarização e da história da educação da região.

 

Palavras-chave: Educação; História da educação; Instituições escolares; Oeste paranaense.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5965/1984723815282014175

Contato:
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi
Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
(48) (48) 3664-8585
revistalinhas@gmail.com