Modelando a Infância: a influência dos colégios jesuítas e das escolas de caridade na institucionalização da didática

Modeling Childhood: jesuits and charity schools influence in the institutionalization of didactics

Simone Ballmann de Campos

Resumo


Desde o século XVI os Colégios Jesuítas e as Escolas de Caridade exerceram influência na institucionalização da didática, da disciplina, do método, do currículo escolar e também na visão homogeneizadora da infância. O presente artigo sugere que os educadores conheçam a gênese da escolarização para que identifiquem a função que esses modelos escolares exercem no universo educacional e, em conseqüência, ressignifiquem constantemente suas concepções.


Palavras-Chave: Didática. Escolarização. Disciplina.


 


Abstract: Since the 16th century, the Jesuits schools and the Charity Schools have influenced the institutionalization of the didacticism, of the discipline, of the method, of the school curriculum and also in a vision homogenized of childhood. The present article suggests that the educators become acquainted with the genesis of education, so that they can identify their function in the educational universe and, in consequence, constantly resignify its conceptions.


Keywords: Didactics. Education. Discipline.

Texto completo:

PDF


Contato:
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi
Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
(48) (48) 3664-8585
revistalinhas@gmail.com