Actividades Outdoor e a Alfabetização Científica de Alunos de um Clube de Ciências
Outdoor Activities and the Scientific Literacy of Students in a Science Club

Paula Salvador, Clara Maria da Silva de Vasconcelos

Resumo


As actividades outdoor surgem, actualmente, como actividades de ensino-aprendizagem capazes de dar resposta às novas exigências da Didáctica e do ensino/aprendizagem das Ciências em geral. No entanto, o conceito de actividade outdoor apresenta alguma ambiguidade, facto que nos levou a apresentar, neste artigo, uma tentativa da sua clarificação. Neste sentido, o artigo apresenta um estudo realizado junto de alunos de um clube de ciências onde se avaliou o impacto das actividades outdoor, nomeadamente como promotoras da alfabetização científica. Para além da observação de três actividades outdoor realizadas em torno de um problema ambiental (a poluição), e da realização de entrevistas aos professores promotores dessas mesmas actividades outdoor, o estudo permitiu a elaboração de uma escala para avaliar o impacto das actividades outdoor junto dos alunos. Refira-se, ainda, que a análise conjunta dos dados recebidos com as três técnicas mencionadas, permitiu constatar a positividade deste tipo de actividade junto de alunos do 3º ciclo do ensino básico que frequentavam um clube de ciências. Nomeadamente, refira-se que esse impacto positivo foi alcançado na relação professor/aluno, na construção do conhecimento científico, na promoção da alfabetização científica e o desenvolvimento de atitude e valores face ao ambiente.

Palavras-chave: Actividade Outdoor. Clube de Ciências. Avaliação do Impacto. Ensino da Geologia.


Abstract: Nowadays, outdoor activities arise as teaching and learning activities, capable of meeting the new demands of Didactics, and teaching/learning of general science. Nevertheless, the concept of outdoor activity presents some ambiguity, the fact which lead us in this article to attempt to clarify that. Therefore, this work presents a study carried out with science club students, where it was evaluated the impact of outdoor activities, namely as promoters of scientific literacy. Besides the observation of three outdoor activities developed about environmental problem (pollution) and the interviews with the teachers who promoted those outdoor activities, the study allowed the development of a scale to evaluate the impact of outdoor activities on the students. It should also be noted that the collected analysis of the data received from the three mentioned techniques allowed it to be noted the positive aspect of this type of activity on 3rd year-elementary-school students who attended a science club. In particular, it should be noted that this positive impact was achieved on the relationship between teachers and students, in building scientific knowledge, promoting scientific literacy and also developing attitudes and values towards the environment.

Keywords: Outdoor Activity. Science Club. Impact Evaluation. Geology Teaching.


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