Argumentações sobre Escola, Leitura e Professores
Arguments about School, Reading and Teachers

Liandra Pereira

Resumo


Este artigo situa a leitura no universo escolar, concebendo-a como instrumento vitalizadore viabilizador para engendrar um processo ensino-aprendizagem sintonizado com seu tempo e assim configurá-la como veículo primaz das relações sociais e como articuladora/medíadora para apreensão do mundo; oferecendo assim subsídios para intensificar a imperativa necessidade de redimensionar as práticas de leitura adotadas e a postura/perfil do professor perante as mesmas.

Palavras-chave:Práticas de Leitura, Escola, Formação de Professores, Leitor e Escritor.

Abstract: This article situates the reading in the school universe, conceiving it as instrument to give more life and to make possible to engender a process teaching-Iearning tuned in with its time and like this to configure it as archbishop vehicle of the social relationships and as articulate/mediate for apprehension of tite world; offering like this subsidies to intensif,’ the imperative need to remeasure the adopted reading practices and the teacher’s posture/profile before the same ones.

Key-Words: Practice of Reading, School, Formatíon ofTeachers, Reader and Writer.


Texto completo:

PDF


Contato:
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi
Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
(48) (48) 3664-8585
revistalinhas@gmail.com