Avaliação heurística de usabilidade em museus virtuais de moda baseados na web

Aline Padaratz

Resumo


Este artigo teve como objeto de pesquisa a avaliação de acervos digitais de museus de Moda baseados na web. Foi apresentada primeiramente uma contextualização dos museus no mundo virtual, identificando os tipos de sites museológicos existentes e os conceitos gerais de usabilidade. Em seguida, através de um estudo comparativo das heurísticas e recomendações de usabilidade de Nielsen, Bastien & Scapin, e Jordan, foram identificadas as mais adequadas para aplicação neste tipo de acervo, principalmente no que se refere à interação do usuário e ao estímulo de processos cognitivos para estabelecer estes espaços virtuais como locais de aprendizado, sem depender do espaço físico. Optou-se pelas heurísticas de Nielsen, que foram então aplicadas em uma avaliação da interface do site do Australian Dress Register, vinculado ao Powerhouse Museum Science + Design. Os resultados preliminares permitiram identificar as recomendações de usabilidade mais propícias para avaliar a estrutura e organização de sites de acervos digitais de museus de Moda.

Palavras-chave


Moda; Usabilidade; Acervos digitais; Museu;

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DOI: http://dx.doi.org/10.5965/1808312909122014147



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