Saia! Vestes e contradições de uma performance

Débora Souto Allemand, Helena Thofehrn Lessa, Sarah Leão Lopes, Carmen Anita Hoffmann

Resumo


Este trabalho traz a linguagem da performance como um lugar de criação de novas realidades, uma brecha para falar das características da sociedade tradicionalista gaúcha e, consequentemente, de nossas próprias contradições, tendo a performance (Con)tradição como fio condutor e reflexivo da escrita. O processo criativo trouxe à tona a potencialidade da performance de criar territórios novos, fazendo com que por meio da arte seja possível refletir sobre nossas histórias e modos de ação cotidianos.


Palavras-chave


Conservadorismo; Dança tradicionalista gaúcha; Performance; Feminismo

Texto completo:

PDF/A EPUB HTML

Referências


ARDENNE, Paul. Un arte contextual: ccreación artística en medio urbano, en situación, de intervención, de participación. Murcia: Azarbe, 2002.

BIANCALANA, Gisela Reis. Danças tradicionais riograndenses, gênero e memória. Conceição|Conception, Campinas, v. 3, n. 2, p. 23-33, dez. 2014. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8647683. Acesso em: 01 nov. 2019.

BITTENCOURT, Hamilton. [Sem título]. 2018a. 1 fotografia.

BITTENCOURT, Hamilton. [Sem título]. 2018b. 1 fotografia.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2003.

BOGÉA, Inês. Outros contos do balé. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

CAVALLI-SFORZA, Luigi. Genes, povos e línguas. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

CÔRTES, João Carlos Paixão; LESSA, Barbosa. Manual de danças gaúchas. 7. ed. São Paulo: Irmãos Vitale, 1997.

COHEN, Renato. Performance como linguagem: criação de um tempo-espaço de experimentação. São Paulo: Perspectiva, 2002.

DANTAS, Mônica Fagundes. Como inscrevo Cavalo em mim (e de modo torto, talvez apressado, certamente ainda precário, na performatividade). In: SEMINÁRIOS DE DANÇA, 2012, Joiville. Anais [...]. Joiville: Instituto Festival de dança de Joinville, 2013. p. 80-88. Disponível em: http://www.ifdj.com.br/site/wp-content/uploads/2015/10/VI-Seminarios-de-Danca-E-por-falar-em...CORPO-PERFORMATICO_Varios-Autores.pdf. Acesso em: 01 nov. 2019.

ELIAS, Marina. Improvisação como possibilidade de reinvenção da dança e do dançarino. Revista Pós, Belo Horizonte, v. 5, n. 10, p. 173-182, nov. 2015. Disponível em: https://www.eba.ufmg.br/revistapos/index.php/pos/article/view/299. Acesso em: 01 nov. 2019.

EREA SATOLEP. (CON)tradição: qual a tua?. Pelotas, 2018. Disponível em: https://ereasatolep18.wixsite.com/ereasatolep/tematica. Acesso em: 04 nov. 2019.

FABIÃO, Eleonora. Programa Performativo: O corpo-em-experiência. Revista do LUME, Campinas, n. 4, dez. 2013. Disponível em: http://www.cocen.unicamp.br/revistadigital/index.php/lume/article/view/276. Acesso em 22 jul. 2017.

GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: Cartografias do Desejo. 4 ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1996.

GOMEZ-PEÑA, Guilhermo. En defensa del Arte del Performance. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 11, n. 24, p. 199-226, jul./dez. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71832005000200010&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 04 nov. 2019.

GONÇALVES, Thaís. Dança clássica no mundo contemporâneo? Paradoxos, dobras, extensões e invenções. In: INSTITUTO FESTIVAL DE DANÇA DE JOINVILLE (org.). A dança clássica: dobras e extensões. Joinville: Nova Letra, 2014. p. 53-61.

HARVEY, David. Cidades Rebeldes: do direito à cidade à revolução urbana. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

HENRIQUES, Mariana Nogueira. Identidade feminina gaúcha: representações de gêneros nos programas regionais Bah!. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/6370. Acesso em: 18 nov. 2019.

HOFFMANN, Carmen; ALLEMAND, Débora; LESSA, Helena; LOPES, Sarah. (Con)tradição: Transformações performáticas a partir de diferentes contextos. In: MICHELON, Francisca; BASTOS, Matheus (Orgs.). Ações extensionistas e o diálogo com as comunidades Contemporâneas. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/bitstream/prefix/4458/1/cole%c3%a7%c3%a3o%20extens%c3%a4o%20e%20sociedade%20n2.pdf? Acesso em: 16 nov. 2019.

KERN, Arno Alvarez. Chinoca (ou o legado indígena de gaúchos sem memória). In: GONZAGA, Sergius; FISCHER, Luiz Augusto (org). Nós, os gaúchos. 4. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1998.

MÍDIA NINJA. Mídias internacionais conectam Bolsonaro ao assassinato de Marielle. [S.l.], 18 mar. 2019. Disponível em: http://midianinja.org/news/midias-internacionais-conectam-bolsonaro-ao-assassinato-de-marielle/. Acesso em: 04 nov. 2019.

MIRANDA, Regina. Corpo-espaço: aspectos de uma geofilosofia do movimento. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008.

ODILLA, Fernanda. Por que especialistas veem 'onda conservadora' na América Latina após disputa no Brasil. Folha de São Paulo, Londres, 24 out. 2018. Mundo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/10/por-que-especialistas-veem-onda-conservadora-na-america-latina-apos-disputa-no-brasil.shtml. Acesso em: 04 nov. 2019.

OLIVEN, Ruben George. A parte e o todo: a diversidade cultural no Brasil-nação. Petrópolis: Vozes, 2006.

TOMAZZONI, Airton. Um corpo, uma bicicleta, um pensamento de dança. In: Instituto Festival de dança de Joinville. E por falar em… CORPO PERFORMÁTICO. Fazeres e dizeres na dança. Joinville: 2013, p. 61-65. In: SEMINÁRIOS DE DANÇA, 2012, Joinville. Anais [...]. Joinville: Instituto Festival de dança de Joinville, 2013. p. 80-88. Disponível em: http://www.ifdj.com.br/site/wp-content/uploads/2015/10/VI-Seminarios-de-Danca-E-por-falar-em...CORPO-PERFORMATICO_Varios-Autores.pdf. Acesso em: 01 nov. 2019.




DOI: https://doi.org/10.5965/1808312914242019052



Direitos autorais 2019 Débora Souto Allemand, Helena Thofehrn Lessa, Sarah Leão Lopes, Carmen Anita Hoffmann

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Indexadores, diretórios e bases de dados

                   


Revista DAPesquisa - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Centro de Artes - CEART

Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi - Florianópolis - SC - CEP: 88035-001

Email: dapesquisa@gmail.com       

ISSN 1808-3129

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 Software de verificação de originalidade e prevenção de plágio