Ação pianística e coordenação motora: aspectos inerentes à atividade músico-instrumental com vistas à otimização da técnica com foco no conteúdo musical

Maria Bernardete Castelan Póvoas

Resumo


Neste artigo são apresentados pressupostos interdisciplinares e representa parte da pesquisa “ação pianística e coordenação motora – relações interdisciplinares” cuja origem está no fato de o movimento corporal, um ato motor, ser o meio que possibilita a realização músico-instrumental. Os objetivos deste trabalho são levantar e discutir argumentos interáreas, estabelecendo-se conexões teórico-práticas entre argumentos inerentes à coordenação como classificação das habilidades motoras, feedback e tipos de prática e soluções técnico-instrumentais, neste trabalho a simplificação do movimento por redução de distâncias. As correlações levantadas permitem antecipar benefícios para o desempenho global do pianista quando estas matérias são consideradas no contexto da prática pianística.

Palavras-chave


ação pianística;coordenação motora; técnica; interdisciplinaridade

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5965/1808312903052008751



Direitos autorais 2008 Maria Bernardete Castelan Póvoas

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

Indexadores, diretórios e bases de dados

                   


Revista DAPesquisa - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Centro de Artes - CEART

Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi - Florianópolis - SC - CEP: 88035-001

Email: dapesquisa@gmail.com       

ISSN 1808-3129

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 Software de verificação de originalidade e prevenção de plágio