Significados e identidade negra na música, arte e pedagogia do grupo Arautos do Gueto em Belo Horizonte
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312905072010303Palavras-chave:
etnomusicologia, identidade, música afro-brasileiraResumo
Neste artigo, apresento algumas reflexões desenvolvidas durante pesquisa de iniciação científica em etnomusicologia junto ao Grupo Arautos do Gueto em Belo Horizonte. A pesquisa objetiva compreender a criação e recriação de significados na performance musical, em especial os de afirmação da identidade negra, para isso usou da etnografia participativa e análise comparativa. Na introdução apresento o conjunto de fatos observados na realidade que levaram à elaboração do projeto de pesquisa. Depois apresento breve descrição histórica, etnografia e análise etnopedagógica*, discutindo a importância de seu método pedagógico na construção de significados. Apresento análise estrutural de partitura de música que transcrevi a partir de gravação de vídeo em trabalho de campo. Nesta, identifico, à luz da bibliografia, elementos capazes de gerar significado de identidade afro. Por fim concluo que no trabalho artístico pedagógico do Grupo Arautos do Gueto, elementos musicais e extra-sonoros são articulados de forma a gerar, nos atores sociais, um sentido de identidade negra e de afirmação da mesma.
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