Análise através da audição: uma abordagem analítica cognitiva
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312906082011436Palavras-chave:
análise musical, cognição, percepção auditivaResumo
Este artigo analisa a publicação teórico-técnica intitulada "Pequena arte", baseada na dissertação de mestrado intitulada "Quatro critérios para a análise musical baseada na percepção auditiva" que desenvolve uma leitura das configurações da superfície musical, em procura de processos estruturais de organização da matéria sonora na música. Consideram-se, em primeira instância, os princípios cognitivos de organização e de categorização e os limites da cognição humana. Desenvolvem-se depois os quatro critérios, utilizando-se de exemplos para demonstrar a sua aplicabilidade a diversos gêneros musicais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Jorge A. Falcón

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.