A Aplicação de Figuras e Elementos Retóricos em Dois Ofertórios de André da Silva Gomes

Eliel Almeida Soares, Diósnio Machado Neto,

Resumo


A partir dos estudos de George J.Buelow, Dietrich Bartel e Leonard G.Ratner, a musicologia tem se mostrado cada dia mais atenta aos problemas das significações tópicas e suas construções retóricas. Tais investigações são tratadas como via de acesso às formas de concepção da música anterior ao século XIX, contribuindo para o entendimento da condição do pensável e por estar ampliando as questões de compreensão do discurso musical. No universo luso-brasileiro, os estudos sobre a retórica musical estão em fase inicial, porém, sem ainda equacionar o problema dentro de uma concepção sistemática, considerando a música. O objetivo deste trabalho é apresentar a possibilidade da aplicação de elementos retóricos em dois ofertórios de André da Silva Gomes e igualmente observar o domínio do uso da linguagem retórica.


Palavras-chave


musicologia; retórica musical; André da Silva Gomes

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5965/1808312906082011391



Direitos autorais 2011 Eliel Almeida Soares, Diósnio Machado Neto,

URL da licensa: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

Indexadores, diretórios e bases de dados

                  


Revista DAPesquisa - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Centro de Artes - CEART

Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi - Florianópolis - SC - CEP: 88035-001

Email: dapesquisa@gmail.com       

ISSN 1808-3129

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.