Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Ciclos?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

As comunicações a serem submetidas ao Ciclo de Investigações do PPGAV deverão ser enviados como arquivo de texto (word, open office ou similares).

As linhas de pesquisa abordadas são:

  • Ensino das Artes Visuais: contempla pesquisa sobre os diversos contextos do ensino das artes visuais considerando seus sistemas comunicacionais, estéticos e artísticos.

  • Processos Artísticos Contemporâneos: contempla pesquisas sobre diversos contextos dos processos artísticos contemporâneos e as reflexões estéticas que lhes são inerentes.

  • Teoria e História das Artes Visuais: contempla pesquisas sobre experiências, sensibilidades e percepções artísticas e estéticas e que envolvem uma interlocução histórica.

1. Os autores deverão informar na primeira página, antes do título, a linha para a qual o trabalho está sendo submetido: 1. Ensino das Artes Visuais; 2. Processos Artísticos Contemporâneos; 3. Teoria e História das Artes Visuais.

2. As comunicações deverão ter no mínimo 4 (quatro) e no máximo 10 (dez) páginas, incluindo imagens, notas, referências e anexos.

3. As comunicações poderão conter tantas imagens quanto o autor considerar necessário, desde que não extrapole o máximo de 10 (dez) páginas. As imagens deverão estar  centralizadas, sem texto nas laterais, com legendas indicadas logo abaixo das imagens, com a fonte em tamanho 10 (dez), nos formatos JPEG, com resolução máxima de 100dpi (pixels por polegada).

4. As comunicações devem ser escritas em folha tamanho A4, entrelinhas 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12 (e negrito para o título). As folhas devem apresentar margens superior e inferior 2,5 cm, esquerda e direita 3 cm. Não deve haver espaçamento especial entre os parágrafos. Subtítulos devem estar em negrito e separados por dois espaços do resto do texto. As folhas não devem ser numeradas.

5. Os autores das comunicações submetidas não poderão ser identificados no corpo do texto, em atendimento ao requisito adotado de avaliação as cegas. Notas e citações que possam remeter à identidade dos autores deverão ser excluídas do texto. As notas devem ser de natureza explicativa (não bibliográfica) e deverão ser incluídas no final do texto. Utilizar fonte Times New Roman 10 e entrelinha simples.

6. As menções a autores no correr do texto devem subordinar-se à forma (autor, data, página). Excepcionalmente, os sobrenomes dos autores citados não devem aparecer em caixa alta. Segundo as normas da ABNT, as citações literais devem obrigatoriamente indicar a página da fonte. As referências serão apresentadas ao final do texto, de acordo com as normas usuais da ABNT (NBR 6023). Termos destacados pelo autor, termos estrangeiros, títulos de livros, revistas, obras (dentre outros), no corpo do texto, devem estar em itálico.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  5. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
 

Declaração de Direito Autoral

A Revista Ciclos é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.