Entre luz e sombras: o processo de criação do espetáculo Segredos e Sombras

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101372020247

Keywords:

Theatre, shadow theatre, scenic lighting, audio-visual

Abstract

Este trabalho objetiva descrever as etapas do processo de criação do espetáculo Segredos e Sombras, produzido em Goiânia/GO no ano de 2017, abordando a utilização da iluminação cênica, do teatro de sombras e da projeção audiovisual como componentes estéticos desta montagem. Buscando teorias acerca do design de luz para a cena e do teatro de sombras contemporâneo, a pesquisa demonstra desafios e descobertas na trajetória de elaboração da peça, adaptada a partir do conto A Causa Secreta, de Machado de Assis, além de novas perspectivas de auto iluminação, projeção e controle de sombras não intencionais na cena advindas a partir da segunda temporada do espetáculo, em 2019. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Saulo Germano Sales Dallago, Universidade Federal de Goiás (UFG)

    Graduação em Artes Cênicas Bacharelado - Interpretação Teatral, Mestrado e Doutorado em História, atua na cadeira de Produção Cultural e Teorias do Teatro na Escola de Música e Artes Cênicas, junto aos cursos de Teatro/Licenciatura (presencial e EAD) e Direção de Arte/Bacharelado.

  • Wesley Martins da Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG)

    Graduação em Artes Cênicas Bacharelado - Interpretação Teatral e Licenciatura, Mestrado em História Cultural, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais da UFG e Técnico em Audiovisual da Escola de Música e Artes Cênicas da mesma instituição.

  • Francisco Guilherme Oliveira Júnior, UFG - Universidade Federal de Goiás

    Graduação em Artes Cênicas Licenciatura e Mestrado em Artes (UNB), atua na cadeira de Teatro de Formas Animadas na Escola de Música e Artes Cênicas, junto aos cursos de Teatro/Licenciatura (presencial e EAD) e Direção de Arte/Bacharelado.

References

AMARAL, Ana Maria. Teatro de Animação. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2007.

ASSIS, Rodrigo. Design da Iluminação: iluminação cênica de um espetáculo teatral. Goiânia: Gráfica e Editora América, 2016.

CAMARGO, Roberto Gill. Conceito de Iluminação Cênica: processos coevolutivos. Rio de Janeiro: Música e Tecnologia, 2012.

MONTECCHI, Fabrizio. Em busca de uma identidade: reflexões sobre o teatro de sombras Móin-Móin: Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas. Jaraguá do Sul: SCAR/UDESC, ano 8, v. 9, 2012 (2012, ps. 27-28)

SIRLIN, Eli. La luz en el teatro. Buenos Aires: Instituto Nacional del Teatro, 2006.

VAJÃO, Vítor. Manual de Práticas de Iluminação: arte a iluminar a arte. Lisboa: Lidel, 2015.

YOT, Richard. Guía para usar la Luz para ilustradores, dibujantes, pintores, interioristas y artistas. Barcelona: Art Blume, 2011.

Published

2020-04-17

Issue

Section

Thematic Dossier = The scene light: Interfaces and learning

How to Cite

Entre luz e sombras: o processo de criação do espetáculo Segredos e Sombras. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, v. 1, n. 37, p. 247–260, 17 Apr.2020.

Most read articles by the same author(s)