O espaço cênico como uma relação quiasmática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101402021e0204

Palavras-chave:

Cenografia, Espaço relacional, Quiasma, Espaço cênico, Fenomenologia

Resumo

Este artigo propõe estabelecer relações diretas entre a fenomenologia de Merleau-Ponty, mais especificamente com a noção de quiasma, e o espaço cênico teatral, através da revisão de alguns autores e algumas situações cênicas pensadas especialmente para tais relações. A partir de noções filosóficas, com exemplos comentados por Merleau-Ponty, como a relação entre figura e fundo, por exemplo, consideramos a importância do ponto de vista do espectador, tomado como elemento de efetivação da problemática fenomenológica, já que a relação do espetáculo com o espectador é um elemento fundante da poética teatral contemporânea.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paulo Vinícius Alves, Pontítficia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

    Professor mestre da área de tecnologias da cena, principalmente nas disciplinas de cenografia, figurino e design cênico. É artista atuante nas áreas de cenografia, direção de arte e figurino.

Referências

ALVIN, M. Ato artístico e ato psicoterápico como experimenta-ção: diálogos entre a fenomenologia de Merleau-Ponty, a arte de Lygia Clark e a Gestalt-Terapia. 2007. 387 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2007.

ARAUJO, Paulo R. M. e CODINA, Graciela D. Leitura fenomenológica da arte e do ser humano aponta para a superação de sentido e a abertura de significados. Revista Filosofia, Ciência e Arte. Ano II, Vol. 8. São Paulo: Editora Nova Escala, 2007.

ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: Uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

AZEVEDO, Sônia M. O corpo em tempos e lugares pós-dramáticos. In: O Pós-Dramático. São Paulo: Perspectiva, 2010.

BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. Os Pensadores XXXVIII. São Paulo: Abril Cultural, 1974.

BOGART, Anne. A preparação do diretor. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BOLLNOW, Otto F. O homem e o espaço. Trad. Aloísio Leoni Schmid. Curitiba: Editora UFPR, 2008.

DIDI-HUBERRMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2010.

CARDIN, Leandro Neves. A ambiguidade na Femenologia da percepção de Maurice Merleau-Ponty. 2007. Tese (Doutorado em Filosofia) Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

COSTA, Maria E. A poesia do canto: Da fenomenologia de Bachelas a Graciliano Ramos. Verbo de Minas, Juiz de Fora, v. 17, n. 29. p. 30-46, jan./jul. 2016.

FALABRETTI, Ericson Sávio. Kant e Merleau-Ponty: Passagens sobre o espaço. Artigo publicado na Revista Internacional de filosofia Kant e-Prints. Campinas, série 2, v. 4, n. 1, p, 165-183, 2009. Disponível em:

<https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php?journal=kant-e-prints&page=article&op=view&path%5B%5D=368> Acesso em: 05 abr. 2019

FALABRETTI, Ericson Sávio. A pintura como paradigma da percepção. Revista Dois Pontos, vol. 9, n. 1, p. 201-226, 2012. Disponível em:

< http://dx.doi.org/10.5380/dp.v9i1.25515> Acesso em 23/01/2019.

FIGUEIREDO, Jadismar de lima. Corpo próprio, especialidade e mundo percebido em Merleau-ponty. 2015. 130 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015. Disponível em: <http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/8345>

FORJAZ, Cibele. A linguagem da luz a partir do conceito de pós dramático desenvolvido por Hans-Thies Lehmann. In: QUINSBURG, J.; FERNANDES, Silvia (org.). O Pós-Dramático. São Paulo: Perspectiva, 2010.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático e teatro político. In: QUINSBURG, J.; FERNANDES, Silvia (org.). O Pós-Dramático. São Paulo: Perspectiva, 2010.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Textos selecionados. Seleção de textos, tradução e notas de Marilena de Souza Chauí, Nelson Aguilar, Pedro de Souza Moraes. Segunda Edição. São Paulo: Abril Cultural, 1984.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

MERLEAU-PONTY, Maurice. A prosa do mundo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O Visível e o Invisível. 4 ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.

Downloads

Publicado

28-04-2021

Como Citar

O espaço cênico como uma relação quiasmática. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, v. 1, n. 40, p. 1–21, 28 abr.2021.