Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento <p>Periódico de Artes Cênicas vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, do Centro de Artes, Design e Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).<br /><strong>ISSN</strong>: 2358-6958<br /><strong>Periodicidade</strong>: Contínua<br /><strong>Ano de criação</strong>: 1997</p> <p> </p> pt-BR <p><strong>Declaração de Direito Autoral</strong><strong></strong></p><p>Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à <em>Urdimento</em>e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à <em>Urdimento </em>e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.</p><p> Este periódico utiliza uma <a href="http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR">Licença de Atribuição Creative Commons</a>– (CC BY 4.0)</p><p> </p> urdimento.ceart@udesc.br (Vera Collaço) portal.periodicos@udesc.br (Marcela Reinhardt de Souza) qui, 27 abr 2023 00:19:21 -0300 OJS 3.2.1.1 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Apresentação: Dossiê Temático Artes do Palhaço, Artes do Circo, Circo-Teatro e Comicidade Popular https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23670 <p style="font-weight: 400;">Apresentação do Dossiê Temático Artes do Palhaço, Artes do Circo, Circo-Teatro e Comicidade Popular para a Revista Urdimento.</p> Daniel Marques da Silva, Ana Achcar, André Carrico, Daniele Pimenta, Eliene Benício Amancio Costa, Ivanildo Piccoli, Mario Fernando Bolognesi, Marco Antonio Coelho Bortoleto Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23670 qui, 27 abr 2023 00:00:00 -0300 Hendiduras. Uma experiência coletiva de uma trupe de mulheres em Buenos Aires, Argentina https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/22932 <div>O objetivo deste trabalho foi analisar, de uma perspectiva antropológica e feminista, a performance circense Hendiduras, realizada em 2022 na Universidade Nacional de San Martín em Buenos Aires, Argentina, como tese de licenciatura em Artes Cênicas focada no Circo por Victoria, Marecos e sua trupe feminina de acro-duo. Propus a expoloração das dimensões da cinestesia, corporalidade, afetos e performance como produtoras de saberes corporificados e de gênero que torcem códigos heterossexuais em dois aspectos inter-relacionados: na técnica hegemônica acro-duo circense que atribui ao homem cisgênero o papel de "forte" ou "portador" e a mulher de "volante"; e no espaço cênico do circo, fazendo surgir formas coletivas e inovadoras e dissonantes de dramatizar a feminilidade no circo. Por fim, vinculei a peça cênica com o contexto mais amplo de efervescência do movimento feminista do qual faz parte.</div> Camila Losada Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/22932 qui, 27 abr 2023 00:00:00 -0300 Uma classificação de grupos de clowns/palhaços para ensinar-aprendizagem em Cuba https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23208 <div>O artigo propõe uma classificação de grupos de palhaços de acordo com as suas localizações. É o resultado da investigação teórica e metodológica sustentada em diferentes ações de formação na Escola Nacional de Palhaços de Cuba, desde a necessidade de reforçar a ensino-aprendizagem desta especialidade cénica nas diferentes academias em que é atualmente ensinada. A proposta baseia-se fundamentalmente na história do palhaço com referências críticas na experiência cubana.</div> Miguel Angel Amado González Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23208 qui, 27 abr 2023 00:00:00 -0300 Quem zomba de quem? Dos bufões de hoje às técnicas revisitadas https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23245 <p style="font-weight: 400;">O presente artigo tece algumas reflexões acerca do lugar da bufona e do bufão na sociedade, a partir da acepção do termo, além de discutir questões relacionadas à ética na performance bufa. Passando por autores e artistas como Beth Lopes, Henry Bergson, José Tonezzi, Leo Bassi, dentre outros, friccionam-se camadas do riso zombeteiro, atrelando-o ao reconhecimento histórico e social dessas figuras, a fim de introduzir uma problematização das técnicas desenvolvidas pelos pedagogos franceses Jacques Lecoq e Philippe Gaulier, atentando para as suas implicações nos processos criativos.</p> André de Paiva Cavalcanti Alencar, Ana Caldas Lewinsohn Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23245 qui, 27 abr 2023 00:00:00 -0300 Perspectivas pedagógicas no espaço acadêmico a partir do melodrama e do circo-teatro brasileiro https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23223 <p style="font-weight: 400;">Este artigo apresenta parte de uma pesquisa doutoral cujo foco de investigação é o processo de criação do espetáculo <em>Por Ti Não Importa Matar ou Morrer</em>, uma livre adaptação de <em>Vem Buscar-me Que Ainda Sou Teu</em>, de Carlos Alberto Soffredini, a partir dos códigos de atuação do melodrama francês e de elementos das artes circenses, realizado no Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia em 2015. Para a análise desse processo, foram utilizadas as referências de atuação do circo-teatro brasileiro, tomando como recorte a trajetória do Circo-Teatro Guaraciaba. Esse artigo contextualiza os caminhos pelos quais o teatro passou a fazer parte dos circos no Brasil a fim de dar suporte à compreensão das experiências artísticas e pedagógicas e de traçar um diálogo entre a história do melodrama francês do século XIX e os circos-teatros brasileiros do século XX, evidenciado por meio de reflexões acerca dos modos de aprendizado de circenses da velha guarda e de jovens atrizes e atores nas universidades.</p> Maria de Maria Andrade Quialheiro Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23223 qui, 27 abr 2023 00:00:00 -0300 Augusto Rodrigues Duarte: um palhaço entre versos, jornais e jocosidades no Brasil oitocentista https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23221 <p style="font-weight: 400;">Entre a vasta produção circense no Brasil do século XIX, a atuação dos palhaços e, portanto, a comicidade tinham presença marcante nos espetáculos. Nesse sentido, este artigo visa apresentar e analisar parte da atuação do palhaço Augusto Rodrigues Duarte, acessar a multiplicidade de suas apresentações e a mistura de expressões e técnicas que ele mobilizou em suas realizações artísticas no diversificado e complexo cenário da comicidade circense do período. Para tanto, realizou-se o levantamento e cruzamento de diferentes fontes, principalmente jornais oitocentistas, que foram consultados na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional (RJ). Desse modo, este estudo se dedica à produção profissional de Augusto Rodrigues Duarte, artista pouco conhecido pela bibliografia dedicada ao tema, e a divulgar e ampliar o entendimento da produção da comicidade no século XIX e seus artistas para além de palhaços da época já contemplados com estudos e publicações diversas.</p> <p class="western" align="justify"> </p> Daniel de Carvalho Lopes, Ermínia Silva Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23221 qui, 27 abr 2023 00:00:00 -0300 Somos todas Palhaços? https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23235 <p style="font-weight: 400;">No contexto da atuação palhacesca, que historicamente caminha lado a lado aos costumes e às ações de cada sociedade, propomos, no presente artigo, a seguinte questão: somos todas palhaços? No intuito de investigá-la, aliamo-nos às análises da autora Marilena Chauí (2021) sobre a sociedade brasileira, bem como às nossas experiências, seja com redes de mulheres palhaças, seja com pesquisas, atuações artísticas e processos formativos no contexto da atuação palhacesca. Diante da impossibilidade de identificação com uma resposta afirmativa para a questão apontada acima, analisamos o registro de pesquisas bibliográficas especificamente relacionadas, no campo científico, à atuação de mulheres como palhaças, demonstrando que as mesmas são responsáveis pela edificação de importante, expressivo e crescente conhecimento contemporâneo na área.</p> Daiani Cezimbra Severo Rossini Brum Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23235 qui, 27 abr 2023 00:00:00 -0300 O que podem o riso e o jogo palhacesco contra o que (nos) mata? https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23226 <p style="font-weight: 400;">O artigo, inicialmente, aborda a morte como tema de espetáculos palhacescos realizados pela autora e palhaça em sua pesquisa de doutorado, dentro de uma perspectiva entrelaçada com o pensamento trágico da afirmação da vida em Nietzsche. Diante do acirramento da crise sanitária e social eclodida na pandemia por covid-19 no país, o enfrentamento da morte por meio da poética cômica e palhacesca passa a ser considerado sob novos ângulos e questionamentos pela autora, tendo em vista a necropolítica (Mbembe, 2016) escancarada e imperante do governo de extrema-direita na presidência do Brasil no período. A partir desse contexto, são colocadas algumas questões para a criação artística sobre como enfrentar o que (nos) mata, entristece e oprime, através do jogo e da produção de humor na arte palhacesca, a favor da vida.</p> Luciane Olendzki Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23226 qui, 27 abr 2023 00:00:00 -0300 As Escolas de Circo no Brasil e a presença das mulheres na formação circense https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23252 <p style="font-weight: 400;">A abertura das escolas de circo no Brasil favoreceu uma amplitude para a aprendizagem dos saberes circenses e abrigaram uma dimensão interdisciplinar dessas práticas, apresentando-se como proposta à formação de novos artistas circenses. Para expandir esse diálogo, este artigo visa refletir sobre a formação do circense brasileiro e os desdobramentos pedagógicos desenvolvidos por Amercy Marrocos e Delisier Rethy, que trabalharam como professoras em escolas de circo no Brasil, demonstrando que era possível formar pessoas nascidas “fora da lona”. Essas mestras colocaram às avessas muitos valores depositados à presença da mulher no universo circense e construíram narrativas sob referenciais femininos na formação e na pedagogia dos saberes do circo, ampliando a influência das artes circenses na cena brasileira.</p> Eliana Rosa Correia Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23252 qui, 27 abr 2023 00:00:00 -0300 Circo na escola: educação e arte na Educação Básica https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23247 <p style="font-weight: 400;">O objetivo deste artigo é apresentar as manifestações circenses na Educação Básica. O estudo realizou a pesquisa exploratória em múltiplas fontes bibliográficas e multimídias, tratadas via Análise Interpretativa. Os resultados evidenciam muitas manifestações circenses acontecendo na Educação Básica, realizadas por artistas, professores e arte-educadores. Apresentações artísticas profissionais, cursos, oficinas, palestras etc., aulas-passeio e projetos extracurriculares e complementares não se constituem saberes escolares, pois não se articulam com currículos. Contudo, os projetos pluri, inter e transdisciplinares, disciplinas curriculares de Circo e o ensino como temática, conteúdo e recurso didático em disciplinas tornam o Circo um saber escolar sujeito aos dispositivos da instituição e organização escolar. Em síntese, este estudo procura valorizar a diversidade de ações, projetos, atividades e sujeitos que buscam aproximar o Circo, sua arte e seus saberes da Educação Básica.</p> Gilson Santos Rodrigues, Marco Antonio Coelho Bortoleto, Daniel de Carvalho Lopes Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23247 qui, 27 abr 2023 00:00:00 -0300 A Mães em Rebeldia - uma análise sobre o artivismo na palhaçaria https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23239 <p style="font-weight: 400;">Este artigo apresenta a investigação do artivismo na palhaçaria tendo como fonte de análise as caravanas da grupa Mães em Rebeldia e assim problematizou questões estéticas e éticas dessas ações artísticas. Para tanto, tal pesquisa iniciou seu percurso com a descrição da realidade e o posicionamento político e ético das caravanas junto aos Palhaços em Rebeldia em “Aprendendo a ser Rebelde”. Em seguida com “Artivismo afetivo” desenvolvem-se reflexões acerca do conceito filosófico de afeto e o artivismo como ferramenta potencializadora de ação de alegria. A pesquisa então, desenvolveu o conceito de <em>desclownização</em> em “Do fracasso pessoal ao fracasso coletivo”, expandindo assim para reflexões sobre a renovação da prática da palhaçaria tendo como base a concepção de <em>nhandereko</em> e <em>teko por</em>ã expressões que em Guarani representam o “bem viver”.</p> Paula Bittencourt de Farias Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23239 qui, 27 abr 2023 00:00:00 -0300 Malabarismo de fogo: uma etnografia entre imaginário e simbólico https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23019 <div> <p class="Normal1"><span class="Fontepargpadro1"><span lang="UZ-CYR">Neste artigo discutiu-se sobre o espetáculo de malabarismo de fogo </span></span><em>Wiking: Uma Batalha Sonora</em>,<span class="Fontepargpadro1"><span lang="UZ-CYR"> a partir de uma escrita performativa com viés etnográfico. Através de uma análise descritiva da cena, complementada com fatores de movimento de Laban, articulada com uma análise crítico reflexiva baseada nas teorias de Alessandro Fontana, destacou-se que o malabarismo de fogo possui peculiaridades denominadas variáveis limites, que influenciam na prática da técnica; além disso, o estudo evidenciou que as disciplinas circenses utilizadas, as ações realizadas e o contexto da apresentação envolvem a morte, tanto no registro imaginário quanto no simbólico.</span></span></p> </div> Fabio Dall Gallo, Cristina Alves de Macedo Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23019 qui, 27 abr 2023 00:00:00 -0300 (A)Gentes do Riso https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23667 <p>Este Ensaio Fotográfico da <em>Urdimento</em> v.1, n.46, abr. 2023, objetiva homenagear o relevante trabalho desenvolvido pela Traço Cia de Teatro, no Projeto de Palhaçaria em Unidades Hospitalares na Ilha de Santa Catarina. Este trabalho da companhia se relaciona diretamente com o Dossiê Temático - Artes do Palhaço, Artes do Circo, Circo-Teatro e Comicidade Popular - peça chave deste numero da <em>Urdimento</em>. A maioria das/dos integrantes da Traço Cia de Teatro cursa ou cursou no Departamento de Artes Cênicas sua graduação, ou mestrado e doutorado no PPGAC. Assim, este Ensaio Fotografico de Espetáculos apresenta uma sequencia de trabalhos realizados pelo projeto desde 2011 a 2022.&nbsp;</p> Corpo Editorial Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23667 qui, 27 abr 2023 00:00:00 -0300 Entrevista com Walter Carlo (Teco) https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23242 <p style="font-weight: 400;">A entrevista com Walter Carlo buscou obter dados sobre possíveis distinções entre os processos de aprendizagem, criação e performance vivenciados no circo entre as décadas de 1940 e 1990 (período em que atuou como artista) e os oferecidos em escolas profissionalizante, em especial a Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha (ENC), onde foi professor entre 1995 e 2018. Abordou, ainda, aspectos singulares da vida, da formação e do trabalho em circo no período mencionado, como a dificuldade no acesso à educação formal, as metodologias e características do ensino artístico na itinerância, assim como os espaços de trabalho para além das lonas. O depoimento traz, ainda, informações sobre a integração de elementos de diferentes artes na cena circense de então e os recursos mais validados por este artista e seus contemporâneos nos modos de criação e inserção de seus números no mercado, oferecendo um registro da memória e da produção artística, cultural e social do circo brasileiro. </p> Alex Machado, Rafael Gonçalves Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23242 qui, 27 abr 2023 00:00:00 -0300 Circo da Democracia: de lonas abertas para a arte e a resistência! https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23246 <p style="font-weight: 400;">Entrevista com o professor Dr. Carlos Frederico Marés de Souza Filho, dos Advogados pela Democracia, e com o professor Dr. Eduardo Faria Silva, representante do Sindicato dos Engenheiros do Paraná. Ambos lideraram a idealização e execução do Circo da Democracia, realizado em Curitiba, de 05 a 15 de agosto de 2016. Os mastros do Circo Zanchettini, trasladado em Circo da Democracia, foram fincados na Praça Santos Andrade e suas lonas foram escancaradas em defesa da democracia e contra o golpe a presidenta Dilma Rousseff. Durante 10 dias, o Circo da Democracia atuou e recebeu em seu picadeiro, dirigentes políticos, dentre eles a presidenta Dilma Rousseff, movimentos culturais, sindicais, estudantis, de mulheres, indígenas e do campo, protagonizando arte e resistência. Esperançosas na retomada das liberdades democráticas e com forças renovadas para seguirmos na luta, apresentamos a entrevista com os companheiros Carlos e Eduardo, realizada em janeiro de 2023.</p> Elizandra Garcia da Silva, Alice Viveiros de Castro Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23246 qui, 27 abr 2023 00:00:00 -0300 A palhaçaria feminista do Circo di SóLadies | Nem SóLadies https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23244 <p>O Circo di SóLadies | Nem SóLadies é um grupo de palhaçaria que costuma trazer, em suas dramaturgias, realidades e temas relativos ao universo das mulheres, de pessoas não binárias, e daqueles que são considerados corpos dissidentes, os não privilegiados pelo patriarcado. Se intitulam fazedoras/e de palhaçaria feminista, preterindo o termo feminina. O grupo discorre sobre seus trajetos de formação, os paralelos entre palhaçaria e gênero, assim como suas pesquisas e vivências. Otexto é fruto da primeira parte de entrevista realizada com o grupo em outubro de 2021</p> Fernanda Dias de Freitas Pimenta Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23244 qui, 27 abr 2023 00:00:00 -0300 Teatro de Quermesse https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/22726 <p style="font-weight: 400;">O presente artigo trata do retorno da ação artística Passeio Cantante às ruas, após dois anos de isolamento social provocado pela covid-19, com o objetivo de deixar um testemunho da experiência das artes da presença e do isolamento. Soma-se uma narrativa sobre a linguagem que vem sendo criada a partir da intersecção entre patrimônio histórico, cena e tradição junina, a qual aqui é chamada de Teatro de Quermesse. Para descrever como tem sido feito este teatro caipira, adicionamos às informações relacionadas ao Passeio Cantante, informações sobre a urbanização de Campinas desde o século XVIII, sobre as pessoas e a tradição junina aqui plantada desde o século XVI. A partir do material aqui reunido, mostramos como esta dramaturgia para becos, largos e praças, é pensada enquanto acontecimento cênico que evoca a memória da cidade, de uma perspectiva política dos dias de hoje com vistas para proposições de futuro. O texto dialoga com Leda Maria Martins (1997; 2002), Milton Santos (2014), Luís Antônio Simas (2019), entre outras referências.</p> Gracia Maria Navarro Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/22726 qui, 27 abr 2023 00:00:00 -0300 A arquitetura teatral para as linguagens cênicas contemporâneas https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/22787 <p style="font-weight: 400;">Este artigo apresenta uma discussão sobre a arquitetura para espaços teatrais contemporâneos. Têm-se os seguintes objetivos: caracterizar e discutir as práticas contemporâneas das artes cênicas, identificando suas necessidades espaciais; e apresentar orientações para a construção de teatros contemporâneos. A metodologia empregada foi a discussão bibliográfica, o exame de exemplos arquitetônicos e o estudo do contexto teatral. Como conclusões percebeu-se que as cidades têm demandas de novos teatros, que esse espaços devem ser ambientes flexíveis que favoreçam uma relação mais próxima e interativa entre o público e os atores, privilegiando as modernas tecnologias de cenografia, sonorização, projeção e iluminação. </p> Janaina Silva Xavier, Jussara Schultz Bauermann Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/22787 qui, 27 abr 2023 00:00:00 -0300 Representação Circense em 'Chapadão do Bugre', de Mário Palmério https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23222 <p style="font-weight: 400;">Este artigo propõe-se a refletir a importância das fontes de pesquisa em artes cênicas, principalmente, sobre artes circenses, e, a partir de então, apresentar e analisar o uso de fontes literárias nas representações sobre circo. Para isso, lança um olhar acerca da obra <em>Chapadão do Bugre</em>, de Mário Palmério, escritor mineiro, que, em vasta obra retrata a vida nos rincões de Minas Gerais. Em sua narrativa, o autor soube tematizar a chegada do circo, num distante povoado, e, assim, por meio de uma representação literária, aproximar-se de temas debatidos em pesquisas sobre história circense.</p> Luiz Humberto Martins Arantes Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23222 qui, 27 abr 2023 00:00:00 -0300 As Artes Cênicas, o contexto pandêmico, o caos, heterotopias e outros saberes https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/22766 <p style="font-weight: 400;">O presente artigo reflete sobre a experiência de um projeto de pesquisa que atuou com a investigação e os experimentos de práticas remotas, da perspectiva da atuação e da direção teatral na UFSM, e que visava diminuir danos decorrentes da suspensão das atividades presenciais em combate a pandemia Covid-19. Para pensar e problematizar esse tempo e espaço <em>sui generis</em> e resultados alcançados, este artigo se pauta nas perspectivas foucaultiana e dubattiana e também problematiza questões epistemológicas.</p> Mariane Magno Ribas Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/22766 qui, 27 abr 2023 00:00:00 -0300 A vulnerabilidade como aspecto de atuação https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/22860 <div> <div> <p class="BodyB"><span lang="PT">Este estudo examina a vulnerabilidade na atuação utilizando a bioética, as ciências sociais e a psicologia, revelando-a como aspecto crucial e significativo para aprofundamento. Para observar, desenvolver e aplicar a vulnerabilidade na atuação, </span><span lang="PT">a Coletiva Teatro</span><span lang="PT"> divide o processo criativo em etapas como parâmetro metodológico. A partir de Stanislavski, Fabião e Feral, a vulnerabilidade se revela pertinente em trabalhos de interpretação, performance e teatro performativo. A observação da vulnerabilidade e seus respectivos agentes vulnerabilizantes permite o reconhecimento dos seus modos de operação e a busca por soluções que permitam uma relação saudável e produtiva como a mesma enquanto potente ferramenta artística.</span></p> </div> </div> <p> </p> Pedro Henrique Silva Lopes, Nitza Tenenblat Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/22860 qui, 27 abr 2023 00:00:00 -0300 Da técnica como poética: um quiasma de dança a partir de Michel Bernard https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/22978 <p style="font-weight: 400;">O presente artigo é parte inédita da pesquisa de doutorado, em fase de finalização, no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará, em que se realiza um estudo tradutório para o português da seminal obra <em>De la Création Chorégraphiq</em>ue, de Michel Bernard (2001). O texto integra a Introdução crítica da tese em que são propostas reflexões no intento de enredar as práticas filosófica e pedagógica em dança, a partir do pensamento do filósofo. Investigou costuras conceituais que buscaram colaborar para uma compreensão de técnica em dança imanente aos processos sensório-perceptivos da experiência corporal. As experimentações aqui apresentadas colocaram, em relação, noções fulcrais na obra do autor – corporeidade dançante, orquesalidade e teoria ficcionária da sensação – enquanto território fértil para repensar o ensino de saberes técnicos em dança, tomando-os como uma das imbricadas faces da poética da dança. Pensar a técnica enquanto poética foi o nosso intento.</p> Thereza Cristina Rocha Cardoso, Rosa Ana Fernandes de Lima, Sylvio de Sousa Gadelha Costa Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/22978 qui, 27 abr 2023 00:00:00 -0300 O Pe®dido https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23211 <p style="font-weight: 400;">O presente texto consiste na dramaturgia de <em>O Pe®dido</em>, peça da Cia Beira Serra de Circo e Teatro, de autoria de Fernando Vasques e Mimi Tortorella. Há também um texto introdutório que objetiva apresentar, resumidamente, o grupo, a peça e seu processo de criação. <em>O Pe®dido</em> é fruto de um rico processo colaborativo, em que dramaturgia e encenação foram criadas concomitantemente, a partir de uma investigação teórico-prática sobre o circo-teatro brasileiro.</p> Maria Emília Tortorella, Fernando Vasques Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23211 qui, 27 abr 2023 00:00:00 -0300 Gestos avant-garde e contemporaneidade no circo de hoje https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23179 <p style="font-weight: 400;">O circo contemporâneo, baseando-se em práticas e aparelhos tradicionais e em várias de suas convenções espetaculares, enfatiza a performance de feitos humanos acrobáticos excepcionais, a engenhosidade ou a inventividade espetacular, muitas vezes contraintuitivas. O contemporâneo não é necessariamente <em>avant-garde</em>, mas definir os contornos e o <em>ethos</em> da contemporaneidade do circo ajuda a explorar suas manifestações de vanguarda. Há exemplos nas fronteiras, onde coexistem circo e dança, o burlesco, arte performática, não-atuação e engajamento político. A maioria das práticas <em>avant-garde</em>são apresentadas em festivais internacionais. Elas não estão fora das normas, elas as estabelecem. Este artigo explora a interseção e, às vezes, complicada coabitação entre a concepção do contemporâneo e da vanguarda na prática e na recepção do circo atual. Primeiro, a contemporaneidade no circo de hoje é definida e contextualizada, propõe-se uma dialética do circo contemporâneo e conclui-se com propostas da vanguarda e como elas se relacionam com nossa compreensão atual do circo.</p> Milena Pereira dos Santos; Louis Patrick Leroux Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23179 qui, 27 abr 2023 00:00:00 -0300 As particularidades do circo de rua: uma experiência https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23177 <p style="font-weight: 400;">A rua apresenta-se ao artista circense como uma possibilidade de atuação democrática. Entretanto, ela requer conhecimentos específicos que nem sempre são oferecidos pelos espaços formativos. Apresento, aqui, um relato de experiência de pesquisa realizada no <em>Summer Seminar Writing (about/on/with/at/the) Contemporary Circus</em>, na Universidade de Concordia, em Montreal (Canadá). A experiência consistiu em submeter uma artista de circo com bom domínio de sua modalidade, mas sem experiência de circo de rua, a três incursões em um espaço público. Após cada incursão, a artista teve a colaboração de uma artista de rua experiente para readequar sua apresentação. Sem a pretensão de oferecer um manual de instruções ou determinar formas de atuação, busco refletir sobre a articulação da teoria com a prática, debatendo, ainda, alguns aspectos da práxis do circo de rua.</p> Lua Barreto Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23177 qui, 27 abr 2023 00:00:00 -0300 Na rua, no hospital, por debaixo da máscara: palhaçaria como potência transformadora https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23202 <p>O presente artigo traz relatos de experiências vividas no hospital a partir do olhar de uma palhaça que inicia sua trajetória na rua, vai para a Universidade, passa pela docência e hoje pesquisa em um hospital. A partir dos relatos - chamados de relatórios <em>bobológicos </em>– fez-se uma reflexão sobre a potência transformadora da palhaçaria enquanto ferramenta de subversão, seja qual for o ambiente escolhido de atuação. O primeiro relatório <em>bobológico </em>é da primeira visita ao hospital, visita de “cara limpa” (sem estar de palhaça), e os dois últimos relatórios são após quase um ano de atuação. </p> Vitoria Carine Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23202 qui, 27 abr 2023 00:00:00 -0300 Expediente https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23624 <p>Apresenta o Corpo Editorial e o Conselho de Pareceristas que compõem a Urdimento - Revista de Estudos em Artes Artes Cênicas, v.1, n.46, abr. 2023.</p> Corpo Editorial Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23624 qui, 27 abr 2023 00:00:00 -0300 Editorial https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23627 <p>Informações sobre o conteúdo da <em>Urdimento</em> v.1, n.46, abr. 2023.</p> Corpo Editorial Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23627 qui, 27 abr 2023 00:00:00 -0300 Educação, corpo e memória: Balé Teatro Guaíra, 52 anos https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/22919 <p style="font-weight: 400;">Resenha do livro Balé Teatro Guaíra: 52 anos de uma história da dança paranaense, escrito por Cristiane Wosniak. a obra é um registro histórico que contém, entre imagens impressionantemente vivas e nítidas, depoimentos, trajetórias, curiosidades e perspectivas relacionadas ao principal pilar da cultura em dança do Paraná. Transitando entre passado, presente e futuro, a autora nos apresenta ao longo de quase quatrocentas páginas, um trabalho minucioso que costura educação, corpo e memória; uma trama envolvente que certamente despertará no leitor sua verve dançante.</p> Jean Carlos Gonçalves Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/22919 qui, 27 abr 2023 00:00:00 -0300 A dramaturgia antiescravista no Brasil Imperial https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23402 <p style="font-weight: 400;">O estudo de João Roberto Faria abarca toda a dramaturgia nascida no século 19 no Brasil, tematizando a presença de pretos e pretas sobre as ribaltas, bem como sua recepção crítica através da imprensa do período. São abordadas desde as primeiras menções, através de figurantes sem falas, até seus protagonistas maiores, já no período próximo à abolição. A análise contempla, igualmente, o papel e a função das associações pró-abolição e os espetáculos em benefício destinados à alforria, o teatro amador, a participação de artistas e companhias teatrais no movimento.</p> Edelcio Mostaço Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23402 qui, 27 abr 2023 00:00:00 -0300