https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/issue/feed Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas 2023-04-27T00:19:21-03:00 Vera Collaço urdimento.ceart@udesc.br Open Journal Systems <p>Periódico de Artes Cênicas vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, do Centro de Artes, Design e Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).<br /><strong>ISSN</strong>: 2358-6958<br /><strong>Periodicidade</strong>: Contínua<br /><strong>Ano de criação</strong>: 1997</p> <p> </p> https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23670 Apresentação: Dossiê Temático Artes do Palhaço, Artes do Circo, Circo-Teatro e Comicidade Popular 2023-04-27T00:04:15-03:00 Daniel Marques da Silva danielmarquesdasilva04@gmail.com Ana Achcar ana.soares@unirio.br André Carrico andrecarrico7@gmail.com Daniele Pimenta dpimenta@ufu.br Eliene Benício Amancio Costa elienebenicio@gmail.com Ivanildo Piccoli ivanildo.santos@ichca.ufal.br Mario Fernando Bolognesi mario.f.bolognesi@gmail.com Marco Antonio Coelho Bortoleto bortoleto@fef.unicamp.br <p style="font-weight: 400;">Apresentação do Dossiê Temático Artes do Palhaço, Artes do Circo, Circo-Teatro e Comicidade Popular para a Revista Urdimento.</p> 2023-04-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/22932 Hendiduras. Uma experiência coletiva de uma trupe de mulheres em Buenos Aires, Argentina 2023-02-05T18:19:57-03:00 Camila Losada camila.paula.losada@gmail.com <div>O objetivo deste trabalho foi analisar, de uma perspectiva antropológica e feminista, a performance circense Hendiduras, realizada em 2022 na Universidade Nacional de San Martín em Buenos Aires, Argentina, como tese de licenciatura em Artes Cênicas focada no Circo por Victoria, Marecos e sua trupe feminina de acro-duo. Propus a expoloração das dimensões da cinestesia, corporalidade, afetos e performance como produtoras de saberes corporificados e de gênero que torcem códigos heterossexuais em dois aspectos inter-relacionados: na técnica hegemônica acro-duo circense que atribui ao homem cisgênero o papel de "forte" ou "portador" e a mulher de "volante"; e no espaço cênico do circo, fazendo surgir formas coletivas e inovadoras e dissonantes de dramatizar a feminilidade no circo. Por fim, vinculei a peça cênica com o contexto mais amplo de efervescência do movimento feminista do qual faz parte.</div> 2023-04-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23208 Uma classificação de grupos de clowns/palhaços para ensinar-aprendizagem em Cuba 2023-02-15T12:32:04-03:00 Miguel Angel Amado González miguelangel931110@yahoo.com <div>O artigo propõe uma classificação de grupos de palhaços de acordo com as suas localizações. É o resultado da investigação teórica e metodológica sustentada em diferentes ações de formação na Escola Nacional de Palhaços de Cuba, desde a necessidade de reforçar a ensino-aprendizagem desta especialidade cénica nas diferentes academias em que é atualmente ensinada. A proposta baseia-se fundamentalmente na história do palhaço com referências críticas na experiência cubana.</div> 2023-04-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23245 Quem zomba de quem? Dos bufões de hoje às técnicas revisitadas 2023-02-15T18:36:26-03:00 André de Paiva Cavalcanti Alencar paivandre16@gmail.com Ana Caldas Lewinsohn ana.caldas@ufrn.br <p style="font-weight: 400;">O presente artigo tece algumas reflexões acerca do lugar da bufona e do bufão na sociedade, a partir da acepção do termo, além de discutir questões relacionadas à ética na performance bufa. Passando por autores e artistas como Beth Lopes, Henry Bergson, José Tonezzi, Leo Bassi, dentre outros, friccionam-se camadas do riso zombeteiro, atrelando-o ao reconhecimento histórico e social dessas figuras, a fim de introduzir uma problematização das técnicas desenvolvidas pelos pedagogos franceses Jacques Lecoq e Philippe Gaulier, atentando para as suas implicações nos processos criativos.</p> 2023-04-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23223 Perspectivas pedagógicas no espaço acadêmico a partir do melodrama e do circo-teatro brasileiro 2023-02-15T18:05:29-03:00 Maria de Maria Andrade Quialheiro mariademariaatriz@gmail.com <p style="font-weight: 400;">Este artigo apresenta parte de uma pesquisa doutoral cujo foco de investigação é o processo de criação do espetáculo <em>Por Ti Não Importa Matar ou Morrer</em>, uma livre adaptação de <em>Vem Buscar-me Que Ainda Sou Teu</em>, de Carlos Alberto Soffredini, a partir dos códigos de atuação do melodrama francês e de elementos das artes circenses, realizado no Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia em 2015. Para a análise desse processo, foram utilizadas as referências de atuação do circo-teatro brasileiro, tomando como recorte a trajetória do Circo-Teatro Guaraciaba. Esse artigo contextualiza os caminhos pelos quais o teatro passou a fazer parte dos circos no Brasil a fim de dar suporte à compreensão das experiências artísticas e pedagógicas e de traçar um diálogo entre a história do melodrama francês do século XIX e os circos-teatros brasileiros do século XX, evidenciado por meio de reflexões acerca dos modos de aprendizado de circenses da velha guarda e de jovens atrizes e atores nas universidades.</p> 2023-04-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23221 Augusto Rodrigues Duarte: um palhaço entre versos, jornais e jocosidades no Brasil oitocentista 2023-02-26T18:53:23-03:00 Daniel de Carvalho Lopes territio@gmail.com Ermínia Silva mina.silva@gmail.com <p style="font-weight: 400;">Entre a vasta produção circense no Brasil do século XIX, a atuação dos palhaços e, portanto, a comicidade tinham presença marcante nos espetáculos. Nesse sentido, este artigo visa apresentar e analisar parte da atuação do palhaço Augusto Rodrigues Duarte, acessar a multiplicidade de suas apresentações e a mistura de expressões e técnicas que ele mobilizou em suas realizações artísticas no diversificado e complexo cenário da comicidade circense do período. Para tanto, realizou-se o levantamento e cruzamento de diferentes fontes, principalmente jornais oitocentistas, que foram consultados na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional (RJ). Desse modo, este estudo se dedica à produção profissional de Augusto Rodrigues Duarte, artista pouco conhecido pela bibliografia dedicada ao tema, e a divulgar e ampliar o entendimento da produção da comicidade no século XIX e seus artistas para além de palhaços da época já contemplados com estudos e publicações diversas.</p> <p class="western" align="justify"> </p> 2023-04-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23235 Somos todas Palhaços? 2023-02-15T17:59:05-03:00 Daiani Cezimbra Severo Rossini Brum daianisevero@gmail.com <p style="font-weight: 400;">No contexto da atuação palhacesca, que historicamente caminha lado a lado aos costumes e às ações de cada sociedade, propomos, no presente artigo, a seguinte questão: somos todas palhaços? No intuito de investigá-la, aliamo-nos às análises da autora Marilena Chauí (2021) sobre a sociedade brasileira, bem como às nossas experiências, seja com redes de mulheres palhaças, seja com pesquisas, atuações artísticas e processos formativos no contexto da atuação palhacesca. Diante da impossibilidade de identificação com uma resposta afirmativa para a questão apontada acima, analisamos o registro de pesquisas bibliográficas especificamente relacionadas, no campo científico, à atuação de mulheres como palhaças, demonstrando que as mesmas são responsáveis pela edificação de importante, expressivo e crescente conhecimento contemporâneo na área.</p> 2023-04-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23226 O que podem o riso e o jogo palhacesco contra o que (nos) mata? 2023-02-15T15:18:40-03:00 Luciane Olendzki luquerubim@hotmail.com <p style="font-weight: 400;">O artigo, inicialmente, aborda a morte como tema de espetáculos palhacescos realizados pela autora e palhaça em sua pesquisa de doutorado, dentro de uma perspectiva entrelaçada com o pensamento trágico da afirmação da vida em Nietzsche. Diante do acirramento da crise sanitária e social eclodida na pandemia por covid-19 no país, o enfrentamento da morte por meio da poética cômica e palhacesca passa a ser considerado sob novos ângulos e questionamentos pela autora, tendo em vista a necropolítica (Mbembe, 2016) escancarada e imperante do governo de extrema-direita na presidência do Brasil no período. A partir desse contexto, são colocadas algumas questões para a criação artística sobre como enfrentar o que (nos) mata, entristece e oprime, através do jogo e da produção de humor na arte palhacesca, a favor da vida.</p> 2023-04-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23252 As Escolas de Circo no Brasil e a presença das mulheres na formação circense 2023-02-15T18:02:55-03:00 Eliana Rosa Correia eliana.correia@unesp.br <p style="font-weight: 400;">A abertura das escolas de circo no Brasil favoreceu uma amplitude para a aprendizagem dos saberes circenses e abrigaram uma dimensão interdisciplinar dessas práticas, apresentando-se como proposta à formação de novos artistas circenses. Para expandir esse diálogo, este artigo visa refletir sobre a formação do circense brasileiro e os desdobramentos pedagógicos desenvolvidos por Amercy Marrocos e Delisier Rethy, que trabalharam como professoras em escolas de circo no Brasil, demonstrando que era possível formar pessoas nascidas “fora da lona”. Essas mestras colocaram às avessas muitos valores depositados à presença da mulher no universo circense e construíram narrativas sob referenciais femininos na formação e na pedagogia dos saberes do circo, ampliando a influência das artes circenses na cena brasileira.</p> 2023-04-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23247 Circo na escola: educação e arte na Educação Básica 2023-02-15T12:38:31-03:00 Gilson Santos Rodrigues gio.sts.rodrigues@hotmail.com Marco Antonio Coelho Bortoleto bortoleto@fef.unicamp.br Daniel de Carvalho Lopes territio@gmail.com <p style="font-weight: 400;">O objetivo deste artigo é apresentar as manifestações circenses na Educação Básica. O estudo realizou a pesquisa exploratória em múltiplas fontes bibliográficas e multimídias, tratadas via Análise Interpretativa. Os resultados evidenciam muitas manifestações circenses acontecendo na Educação Básica, realizadas por artistas, professores e arte-educadores. Apresentações artísticas profissionais, cursos, oficinas, palestras etc., aulas-passeio e projetos extracurriculares e complementares não se constituem saberes escolares, pois não se articulam com currículos. Contudo, os projetos pluri, inter e transdisciplinares, disciplinas curriculares de Circo e o ensino como temática, conteúdo e recurso didático em disciplinas tornam o Circo um saber escolar sujeito aos dispositivos da instituição e organização escolar. Em síntese, este estudo procura valorizar a diversidade de ações, projetos, atividades e sujeitos que buscam aproximar o Circo, sua arte e seus saberes da Educação Básica.</p> 2023-04-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23239 A Mães em Rebeldia - uma análise sobre o artivismo na palhaçaria 2023-02-15T18:34:41-03:00 Paula Bittencourt de Farias farias83@gmail.com <p style="font-weight: 400;">Este artigo apresenta a investigação do artivismo na palhaçaria tendo como fonte de análise as caravanas da grupa Mães em Rebeldia e assim problematizou questões estéticas e éticas dessas ações artísticas. Para tanto, tal pesquisa iniciou seu percurso com a descrição da realidade e o posicionamento político e ético das caravanas junto aos Palhaços em Rebeldia em “Aprendendo a ser Rebelde”. Em seguida com “Artivismo afetivo” desenvolvem-se reflexões acerca do conceito filosófico de afeto e o artivismo como ferramenta potencializadora de ação de alegria. A pesquisa então, desenvolveu o conceito de <em>desclownização</em> em “Do fracasso pessoal ao fracasso coletivo”, expandindo assim para reflexões sobre a renovação da prática da palhaçaria tendo como base a concepção de <em>nhandereko</em> e <em>teko por</em>ã expressões que em Guarani representam o “bem viver”.</p> 2023-04-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23019 Malabarismo de fogo: uma etnografia entre imaginário e simbólico 2023-02-05T18:24:53-03:00 Fabio Dall Gallo fabio.gallo@ufba.br Cristina Alves de Macedo johnecristina@yahoo.com.br <div> <p class="Normal1"><span class="Fontepargpadro1"><span lang="UZ-CYR">Neste artigo discutiu-se sobre o espetáculo de malabarismo de fogo </span></span><em>Wiking: Uma Batalha Sonora</em>,<span class="Fontepargpadro1"><span lang="UZ-CYR"> a partir de uma escrita performativa com viés etnográfico. Através de uma análise descritiva da cena, complementada com fatores de movimento de Laban, articulada com uma análise crítico reflexiva baseada nas teorias de Alessandro Fontana, destacou-se que o malabarismo de fogo possui peculiaridades denominadas variáveis limites, que influenciam na prática da técnica; além disso, o estudo evidenciou que as disciplinas circenses utilizadas, as ações realizadas e o contexto da apresentação envolvem a morte, tanto no registro imaginário quanto no simbólico.</span></span></p> </div> 2023-04-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23667 (A)Gentes do Riso 2023-04-26T21:28:42-03:00 Corpo Editorial uridmento.ceart@udesc.br <p>Este Ensaio Fotográfico da <em>Urdimento</em> v.1, n.46, abr. 2023, objetiva homenagear o relevante trabalho desenvolvido pela Traço Cia de Teatro, no Projeto de Palhaçaria em Unidades Hospitalares na Ilha de Santa Catarina. Este trabalho da companhia se relaciona diretamente com o Dossiê Temático - Artes do Palhaço, Artes do Circo, Circo-Teatro e Comicidade Popular - peça chave deste numero da <em>Urdimento</em>. A maioria das/dos integrantes da Traço Cia de Teatro cursa ou cursou no Departamento de Artes Cênicas sua graduação, ou mestrado e doutorado no PPGAC. Assim, este Ensaio Fotografico de Espetáculos apresenta uma sequencia de trabalhos realizados pelo projeto desde 2011 a 2022.&nbsp;</p> 2023-04-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23242 Entrevista com Walter Carlo (Teco) 2023-01-30T18:32:14-03:00 Alex Machado alextrapezista@yahoo.com.br Rafael Gonçalves rafael.goncalves@funarte.gov.br <p style="font-weight: 400;">A entrevista com Walter Carlo buscou obter dados sobre possíveis distinções entre os processos de aprendizagem, criação e performance vivenciados no circo entre as décadas de 1940 e 1990 (período em que atuou como artista) e os oferecidos em escolas profissionalizante, em especial a Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha (ENC), onde foi professor entre 1995 e 2018. Abordou, ainda, aspectos singulares da vida, da formação e do trabalho em circo no período mencionado, como a dificuldade no acesso à educação formal, as metodologias e características do ensino artístico na itinerância, assim como os espaços de trabalho para além das lonas. O depoimento traz, ainda, informações sobre a integração de elementos de diferentes artes na cena circense de então e os recursos mais validados por este artista e seus contemporâneos nos modos de criação e inserção de seus números no mercado, oferecendo um registro da memória e da produção artística, cultural e social do circo brasileiro. </p> 2023-04-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23246 Circo da Democracia: de lonas abertas para a arte e a resistência! 2023-01-30T20:38:26-03:00 Elizandra Garcia da Silva elizandragarcia@hotmail.com Alice Viveiros de Castro elizandragarcia@id.uff.br <p style="font-weight: 400;">Entrevista com o professor Dr. Carlos Frederico Marés de Souza Filho, dos Advogados pela Democracia, e com o professor Dr. Eduardo Faria Silva, representante do Sindicato dos Engenheiros do Paraná. Ambos lideraram a idealização e execução do Circo da Democracia, realizado em Curitiba, de 05 a 15 de agosto de 2016. Os mastros do Circo Zanchettini, trasladado em Circo da Democracia, foram fincados na Praça Santos Andrade e suas lonas foram escancaradas em defesa da democracia e contra o golpe a presidenta Dilma Rousseff. Durante 10 dias, o Circo da Democracia atuou e recebeu em seu picadeiro, dirigentes políticos, dentre eles a presidenta Dilma Rousseff, movimentos culturais, sindicais, estudantis, de mulheres, indígenas e do campo, protagonizando arte e resistência. Esperançosas na retomada das liberdades democráticas e com forças renovadas para seguirmos na luta, apresentamos a entrevista com os companheiros Carlos e Eduardo, realizada em janeiro de 2023.</p> 2023-04-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23244 A palhaçaria feminista do Circo di SóLadies | Nem SóLadies 2023-01-30T18:47:56-03:00 Fernanda Dias de Freitas Pimenta freitasfefe@yahoo.com.br <p>O Circo di SóLadies | Nem SóLadies é um grupo de palhaçaria que costuma trazer, em suas dramaturgias, realidades e temas relativos ao universo das mulheres, de pessoas não binárias, e daqueles que são considerados corpos dissidentes, os não privilegiados pelo patriarcado. Se intitulam fazedoras/e de palhaçaria feminista, preterindo o termo feminina. O grupo discorre sobre seus trajetos de formação, os paralelos entre palhaçaria e gênero, assim como suas pesquisas e vivências. Otexto é fruto da primeira parte de entrevista realizada com o grupo em outubro de 2021</p> 2023-04-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/22726 Teatro de Quermesse 2022-11-07T10:47:52-03:00 Gracia Maria Navarro gnavarro@unicamp.br <p style="font-weight: 400;">O presente artigo trata do retorno da ação artística Passeio Cantante às ruas, após dois anos de isolamento social provocado pela covid-19, com o objetivo de deixar um testemunho da experiência das artes da presença e do isolamento. Soma-se uma narrativa sobre a linguagem que vem sendo criada a partir da intersecção entre patrimônio histórico, cena e tradição junina, a qual aqui é chamada de Teatro de Quermesse. Para descrever como tem sido feito este teatro caipira, adicionamos às informações relacionadas ao Passeio Cantante, informações sobre a urbanização de Campinas desde o século XVIII, sobre as pessoas e a tradição junina aqui plantada desde o século XVI. A partir do material aqui reunido, mostramos como esta dramaturgia para becos, largos e praças, é pensada enquanto acontecimento cênico que evoca a memória da cidade, de uma perspectiva política dos dias de hoje com vistas para proposições de futuro. O texto dialoga com Leda Maria Martins (1997; 2002), Milton Santos (2014), Luís Antônio Simas (2019), entre outras referências.</p> 2023-04-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/22787 A arquitetura teatral para as linguagens cênicas contemporâneas 2022-11-07T14:37:55-03:00 Janaina Silva Xavier xavier.janaina@acad.unasp.edu.br Jussara Schultz Bauermann jussara.bauermann@ucb.org.br <p style="font-weight: 400;">Este artigo apresenta uma discussão sobre a arquitetura para espaços teatrais contemporâneos. Têm-se os seguintes objetivos: caracterizar e discutir as práticas contemporâneas das artes cênicas, identificando suas necessidades espaciais; e apresentar orientações para a construção de teatros contemporâneos. A metodologia empregada foi a discussão bibliográfica, o exame de exemplos arquitetônicos e o estudo do contexto teatral. Como conclusões percebeu-se que as cidades têm demandas de novos teatros, que esse espaços devem ser ambientes flexíveis que favoreçam uma relação mais próxima e interativa entre o público e os atores, privilegiando as modernas tecnologias de cenografia, sonorização, projeção e iluminação. </p> 2023-04-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23222 Representação Circense em 'Chapadão do Bugre', de Mário Palmério 2023-02-15T15:12:38-03:00 Luiz Humberto Martins Arantes lharantes@yahoo.com.br <p style="font-weight: 400;">Este artigo propõe-se a refletir a importância das fontes de pesquisa em artes cênicas, principalmente, sobre artes circenses, e, a partir de então, apresentar e analisar o uso de fontes literárias nas representações sobre circo. Para isso, lança um olhar acerca da obra <em>Chapadão do Bugre</em>, de Mário Palmério, escritor mineiro, que, em vasta obra retrata a vida nos rincões de Minas Gerais. Em sua narrativa, o autor soube tematizar a chegada do circo, num distante povoado, e, assim, por meio de uma representação literária, aproximar-se de temas debatidos em pesquisas sobre história circense.</p> 2023-04-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/22766 As Artes Cênicas, o contexto pandêmico, o caos, heterotopias e outros saberes 2022-11-07T12:25:46-03:00 Mariane Magno Ribas marianemagno@hotmail.com <p style="font-weight: 400;">O presente artigo reflete sobre a experiência de um projeto de pesquisa que atuou com a investigação e os experimentos de práticas remotas, da perspectiva da atuação e da direção teatral na UFSM, e que visava diminuir danos decorrentes da suspensão das atividades presenciais em combate a pandemia Covid-19. Para pensar e problematizar esse tempo e espaço <em>sui generis</em> e resultados alcançados, este artigo se pauta nas perspectivas foucaultiana e dubattiana e também problematiza questões epistemológicas.</p> 2023-04-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/22860 A vulnerabilidade como aspecto de atuação 2023-03-23T19:49:41-03:00 Pedro Henrique Silva Lopes lopesipedro@gmail.com Nitza Tenenblat nitzatenenblat@gmail.com <div> <div> <p class="BodyB"><span lang="PT">Este estudo examina a vulnerabilidade na atuação utilizando a bioética, as ciências sociais e a psicologia, revelando-a como aspecto crucial e significativo para aprofundamento. Para observar, desenvolver e aplicar a vulnerabilidade na atuação, </span><span lang="PT">a Coletiva Teatro</span><span lang="PT"> divide o processo criativo em etapas como parâmetro metodológico. A partir de Stanislavski, Fabião e Feral, a vulnerabilidade se revela pertinente em trabalhos de interpretação, performance e teatro performativo. A observação da vulnerabilidade e seus respectivos agentes vulnerabilizantes permite o reconhecimento dos seus modos de operação e a busca por soluções que permitam uma relação saudável e produtiva como a mesma enquanto potente ferramenta artística.</span></p> </div> </div> <p> </p> 2023-04-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/22978 Da técnica como poética: um quiasma de dança a partir de Michel Bernard 2023-02-15T19:11:53-03:00 Thereza Cristina Rocha Cardoso thereza.rocha@ufc.br Rosa Ana Fernandes de Lima rosaana@ufc.br Sylvio de Sousa Gadelha Costa sylviogadelha@uol.com.br <p style="font-weight: 400;">O presente artigo é parte inédita da pesquisa de doutorado, em fase de finalização, no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará, em que se realiza um estudo tradutório para o português da seminal obra <em>De la Création Chorégraphiq</em>ue, de Michel Bernard (2001). O texto integra a Introdução crítica da tese em que são propostas reflexões no intento de enredar as práticas filosófica e pedagógica em dança, a partir do pensamento do filósofo. Investigou costuras conceituais que buscaram colaborar para uma compreensão de técnica em dança imanente aos processos sensório-perceptivos da experiência corporal. As experimentações aqui apresentadas colocaram, em relação, noções fulcrais na obra do autor – corporeidade dançante, orquesalidade e teoria ficcionária da sensação – enquanto território fértil para repensar o ensino de saberes técnicos em dança, tomando-os como uma das imbricadas faces da poética da dança. Pensar a técnica enquanto poética foi o nosso intento.</p> 2023-04-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23211 O Pe®dido 2023-02-15T12:25:42-03:00 Maria Emília Tortorella emilia.tortorella@gmail.com Fernando Vasques contato@ciabeiraserra.com <p style="font-weight: 400;">O presente texto consiste na dramaturgia de <em>O Pe®dido</em>, peça da Cia Beira Serra de Circo e Teatro, de autoria de Fernando Vasques e Mimi Tortorella. Há também um texto introdutório que objetiva apresentar, resumidamente, o grupo, a peça e seu processo de criação. <em>O Pe®dido</em> é fruto de um rico processo colaborativo, em que dramaturgia e encenação foram criadas concomitantemente, a partir de uma investigação teórico-prática sobre o circo-teatro brasileiro.</p> 2023-04-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23179 Gestos avant-garde e contemporaneidade no circo de hoje 2023-01-30T18:28:27-03:00 Milena Pereira dos Santos miiilenapereira@gmail.com Louis Patrick Leroux patrick.leroux@concordia.ca <p style="font-weight: 400;">O circo contemporâneo, baseando-se em práticas e aparelhos tradicionais e em várias de suas convenções espetaculares, enfatiza a performance de feitos humanos acrobáticos excepcionais, a engenhosidade ou a inventividade espetacular, muitas vezes contraintuitivas. O contemporâneo não é necessariamente <em>avant-garde</em>, mas definir os contornos e o <em>ethos</em> da contemporaneidade do circo ajuda a explorar suas manifestações de vanguarda. Há exemplos nas fronteiras, onde coexistem circo e dança, o burlesco, arte performática, não-atuação e engajamento político. A maioria das práticas <em>avant-garde</em>são apresentadas em festivais internacionais. Elas não estão fora das normas, elas as estabelecem. Este artigo explora a interseção e, às vezes, complicada coabitação entre a concepção do contemporâneo e da vanguarda na prática e na recepção do circo atual. Primeiro, a contemporaneidade no circo de hoje é definida e contextualizada, propõe-se uma dialética do circo contemporâneo e conclui-se com propostas da vanguarda e como elas se relacionam com nossa compreensão atual do circo.</p> 2023-04-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23177 As particularidades do circo de rua: uma experiência 2023-02-05T18:42:07-03:00 Lua Barreto barretolua1@gmail.com <p style="font-weight: 400;">A rua apresenta-se ao artista circense como uma possibilidade de atuação democrática. Entretanto, ela requer conhecimentos específicos que nem sempre são oferecidos pelos espaços formativos. Apresento, aqui, um relato de experiência de pesquisa realizada no <em>Summer Seminar Writing (about/on/with/at/the) Contemporary Circus</em>, na Universidade de Concordia, em Montreal (Canadá). A experiência consistiu em submeter uma artista de circo com bom domínio de sua modalidade, mas sem experiência de circo de rua, a três incursões em um espaço público. Após cada incursão, a artista teve a colaboração de uma artista de rua experiente para readequar sua apresentação. Sem a pretensão de oferecer um manual de instruções ou determinar formas de atuação, busco refletir sobre a articulação da teoria com a prática, debatendo, ainda, alguns aspectos da práxis do circo de rua.</p> 2023-04-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23202 Na rua, no hospital, por debaixo da máscara: palhaçaria como potência transformadora 2023-02-05T19:11:08-03:00 Vitoria Carine da Silva vitoriacarine@hotmail.com <p>O presente artigo traz relatos de experiências vividas no hospital a partir do olhar de uma palhaça que inicia sua trajetória na rua, vai para a Universidade, passa pela docência e hoje pesquisa em um hospital. A partir dos relatos - chamados de relatórios <em>bobológicos </em>– fez-se uma reflexão sobre a potência transformadora da palhaçaria enquanto ferramenta de subversão, seja qual for o ambiente escolhido de atuação. O primeiro relatório <em>bobológico </em>é da primeira visita ao hospital, visita de “cara limpa” (sem estar de palhaça), e os dois últimos relatórios são após quase um ano de atuação. </p> 2023-04-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23624 Expediente 2023-04-17T10:40:44-03:00 Corpo Editorial urdimento.ceart@udesc.br <p>Apresenta o Corpo Editorial e o Conselho de Pareceristas que compõem a Urdimento - Revista de Estudos em Artes Artes Cênicas, v.1, n.46, abr. 2023.</p> 2023-04-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23627 Editorial 2023-04-17T16:54:49-03:00 Corpo Editorial urdimento.ceart@udesc.br <p>Informações sobre o conteúdo da <em>Urdimento</em> v.1, n.46, abr. 2023.</p> 2023-04-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/22919 Educação, corpo e memória: Balé Teatro Guaíra, 52 anos 2022-11-10T15:07:38-03:00 Jean Carlos Gonçalves jeancarllosgoncalves@gmail.com <p style="font-weight: 400;">Resenha do livro Balé Teatro Guaíra: 52 anos de uma história da dança paranaense, escrito por Cristiane Wosniak. a obra é um registro histórico que contém, entre imagens impressionantemente vivas e nítidas, depoimentos, trajetórias, curiosidades e perspectivas relacionadas ao principal pilar da cultura em dança do Paraná. Transitando entre passado, presente e futuro, a autora nos apresenta ao longo de quase quatrocentas páginas, um trabalho minucioso que costura educação, corpo e memória; uma trama envolvente que certamente despertará no leitor sua verve dançante.</p> 2023-04-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23402 A dramaturgia antiescravista no Brasil Imperial 2023-03-06T16:13:05-03:00 Edelcio Mostaço hateatro33@gmail.com <p style="font-weight: 400;">O estudo de João Roberto Faria abarca toda a dramaturgia nascida no século 19 no Brasil, tematizando a presença de pretos e pretas sobre as ribaltas, bem como sua recepção crítica através da imprensa do período. São abordadas desde as primeiras menções, através de figurantes sem falas, até seus protagonistas maiores, já no período próximo à abolição. A análise contempla, igualmente, o papel e a função das associações pró-abolição e os espetáculos em benefício destinados à alforria, o teatro amador, a participação de artistas e companhias teatrais no movimento.</p> 2023-04-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas