Dossiê Temático: As práticas da dramaturgia da dança em contexto

Para este Dossiê Temático a Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas – receberá artigos até: 30 junho de 2023. Estes artigos devem compor a Urdimento, v.2, n. 47, de setembro de 2023. 

Com grande alegria convidamos artistas, pesquisadoras/es brasileiras/es/os e estrangeiras/es/os, e demais pessoas interessadas a compartilhar, por meio deste dossiê temático, suas práticas, seus pontos de vista, reflexões, transbordamentos e atravessamentos sobre dramaturgia da dança. As proposições podem abranger publicação de artigos, relatos de experiências em processos criativos ou formativos, diários de processos de criação, entrevistas, traduções e produções visuais (fotos, desenhos, vídeos etc.)

Embora a dramaturgia da dança seja um tema que tem ganhado relevância nos últimos anos no Brasil e na América Latina, há uma ausência de proposições textuais que abordem especificamente as práticas dramatúrgicas e as atuações das pessoas dramaturgistas nos processos de criação em dança e de formação. Nesse sentido, esse dossiê temático se propõe a ser um espaço de reflexão acerca das diferentes práticas que compõem o fazer dramatúrgico, dando especial atenção aos contextos brasileiros e latino-americanos.

Dentre as possíveis abordagens estão:

  • Metodologias, métodos, procedimentos e práticas em dramaturgia da dança no Brasil e na América Latina;
  • Metodologias, métodos, procedimentos e práticas de dramaturgistas da dança no Brasil e na América Latina;
  • A formação artística, acadêmica e profissional de dramaturgistas da dança;
  • A dramaturgia da dança em espaços de ensino e aprendizagem;
  • A dramaturgia da dança como prática contextual;
  • A dramaturgia da dança e a pesquisa de referências para construção de acervos;
  • O trabalho dramatúrgico com os materiais e matérias, como por exemplo, luz, sons, espaço cênico, elementos da cena, coreografia, temáticas, relação com o público, textos, imagens;
  • A influência e a interferência de dramaturgistas no acompanhamento de processos de criação;
  • A prática dramatúrgica da dança em relação às questões sociais, étnicas, regionais, de gênero e de raça;
  • A dramaturgia da dança e sua responsabilidade em relação aos contextos, sociais, políticos e culturais;
  • As relações (de poder) entre dramaturgistas, diretoras(es), coreógrafas(os/es) e performers;
  • Demais proposições correlatas à dramaturgia da dança.

O comitê editorial proponente deste dossiê temático é composto por: Ana Pais (Universidade de Lisboa e Universidade Federal da Bahia); Cláudia Müller (Universidade Federal de Uberlândia); Daniella Aguiar (Universidade Federal de Uberlândia); Kleber Lourenço (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Lucía Yáñez (Universidad de la República Uruguay) e Paloma Bianchi(Universidade do Estado de Santa Catarina).

Todos os artigos enviados são avaliados no sistema duplo cego (peer review); e a publicação dar-se-á a partir da aprovação do mesmo por dois/duas pareceristas ad hoc.

Para publicar na Urdimento n.47 o/a interessado/a deve primeiro cadastrar-se como autor/a no link: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/user/register

Em seguida deverá submeter o artigo na plataforma OJS no link da REVISTA URDIMENTO até  30 de junho de 2023http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento

Os artigos devem ser encaminhados de acordo com as Diretrizes para os/as autores/as, no link:

http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/about/submissions