Práticas artísticas no Antropoceno
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103562025e0702Palavras-chave:
arte, antropoceno, mudanças climáticasResumo
Este artigo analisa perspectivas ocidentais — em um diálogo frutífero com perspectivas não ocidentais — sobre a emergência climática e as experiências artísticas em meio ao debate em curso sobre os futuros atualmente em jogo na crise climática ou emergência climática. Indo além das várias maneiras de nomear essa crise, focamos em como a arte pode comunicar, vislumbrar e ativar maneiras de habitar esse problema, abrindo comunidades para uma coexistência não humana e reconfigurando as questões como as entendemos em um sentido geológico, natural ou material. As análises indicam que, em vez de visar a uma solução singular, múltiplos exercícios e caminhos imaginativos e especulativos de narrativas podem contar histórias diferentes e vislumbrar futuros alternativos. Se a crise climática desencadeada no Antropoceno é uma crise compartilhada — tanto política quanto estética — então a arte, inseparável da vida e, portanto, da natureza, desempenha um papel crucial no cuidado e na potência de imaginar outros mundos possíveis.
Downloads
Referências
ACOSTA, Alberto. O bem viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo: Autonomia Literária, 2016.
ALBERT, Bruce; CHANDÈS, Hervé; GAUDEFROY, Isabelle (curators). Trees. Expo. Paris: Fondation Cartier pour l’art contemporain, 2019-2020. https://www.fondationcartier.com/en/programme/exhibition/trees
ANDERSON, Kayla. Ethics, ecology, and the future: Art and design face the Anthropocene. ACM SIGGRAPH Art Pap., v. 15, p.338-347, 2015. DOI: https://doi.org/10.1145/2810177.2810180
ANDRADE, J. O peixe (fragmento)/the fish (excerpt). Vimeo, 2017. https://vimeo.com/213283861
ANDUJAR, Claudia. Claudia Adujar—the Yanomami struggle. Expo. Paris: Fondation Cartier pour l’art contemporain, Paris, 2020.
AZEVEDO, L. F. Prefácio. In: Jota Mombaça (Org.). Não vão nos matar agora. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021, p.7-11.
AZEVEDO, Néle. Monumento mínimo. S.l, 2005. https://www.neleazevedo.com.br/monumento-minimo
BAMBOZZI, Lucas. Sostalgia. Expo. São Paulo: MAC USP, 2023. http://www.mac.usp.br/mac/expos/2023/solastalgia/index.html
BARBOSA DE ALMEIDA, Mauro W. Caipora e outros conflitos ontológicos. Revista de Antropologia da UFSCar, v.5, n. 1, p.7-28, 2013. DOI: https://doi.org/10.52426/rau.v5i1.85
DE LA BELLACASA, María Puig. Nothing comes without its world: thinking with care. Sociological Review, v. 60, n. 2, p.197-206, 2012. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-954X.2012.02070
BENTZ, Julia; O’BRIEN, Karen. Art for change: transformative learning and youth empowerment in a changing climate. Elementa – Science of the Anthropocene, v. 7, p.52, 2019. DOI: https://doi.org/10.1525/elementa.390
BENTZ, Julia. Learning about climate change in, with and through art. Clim. Change, v. 162, p.1595-612, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s10584-020-02804-4
BISET, Emmanuel. ¿Qué es una ontología política? Revista Internacional de Pensamiento Político, Sevilla, v.15, p.323-346, 2020. DOI: https://doi.org/10.46661/revintpensampolit.5613
BLASER, Mario; DE LA CADENA, Marisol. The uncommons: an introduction. Anthropologica, v. 59, n. 2, p.185-193, 2017. DOI: https://doi.org/10.3138/anth.59.2.t01
BOLLIER, David. Pensar desde los comunes. Trad. Guerrilla Transaliton. Madrid: Traficantes de Sueños, 2016.
BONA, Dénètem Touam. Cosmopoéticas do refúgio. Florianópolis: Cultura Barbárie, 2020.
BORRELLI, Nunzia; SANTO, Raul dal; DAVIS, Peter (Org.). Ecomuseums and climate change. Milano: Ledi Publishing, 2022.
BRANCO, Pedro; FAGUNDES, Guilherme M. Why do art and anthropology matter when the world seems to be going down in flames? In: Thaís Perim Khouri (Org.). Cerrado EcoArte. Brasília: Cena Criativa, 2020, Vol. 1, p. 69-81
BRENNER, Fernanda. The interspecies mindset guiding Brazilian protestors. Frieze, 16/03/2022. https://www.frieze.com/article/intespecies-mindset-brazilian-protestors
BURKE, Miriam; OCKWELL, David; WHITMARSH, Lorraine. Participatory arts and affective engagement with climate change: the missing link in achieving climate compatible behavior change? Global Environmental Change, v. 49, p.95-105, 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.gloenvcha.2018.02.007
BÜYÜKTAS¸CIYAN, H. A clearing in the forest. Expo. London: Tate Modern, 2022. https://www.tate.org.uk/visit/tate-modern/display/a-clearing-in-the-forest
CAUQUELIN, Anna. A invenção da paisagem. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
CENTER FOR ART AND MEDIA KARLSRUHE. Critical zones. Expo. Karlsruhe: Center for Art and Media Karlsruhe, 2020. https://zkm.de/en/exhibition/2020/05/critical-zones
CITÉ SCI. IND. Climax. Expo. Paris: MVRDV, 2004.
COCCIA, Emanuele. A vida das plantas: uma metafísica da mistura. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2018.
COHEN-CRUZ, Jan. Beyond the “other”: seeking commonality in a divided world. In: Carla Cruz et al. (Org.). A busca do comum: práticas artísticas para outros futuros possíveis. Porto: i2ADS, 2020, p.16-21.
CORRAL, Oscar Navajas; FERNÁNDEZ, Jesús Fernández. The importance of ecomuseums and local knowledge for a sustainable future: the La Ponte–Ecomuseu project. In: Nunzia Borrelli, Peter Davis, Raul Dal Santo (Org.). Ecomuseums and climate change. Milano: LediPublishing, 2022, p.283-302.
COSTA, Alyne. O antropoceno é nosso tempo. In: Gabriela Moulin, Renata Marquez, Roberto Andrés et al. Habitar o Antropoceno. Belo Horizonte: BDMG Cultural, 2022. p.43-67.
CRUZ, J; TANA, J. Adaptation: a reconnected Earth. Expo. Manila: Museum of Contemporary Art and Design, 2023. https://www.mcadmanila.org.ph/adaptation-a-reconnected-earth/
CUBILLOS BARRAGÁN, Gisselle Nathalia. El arte como espacio de acción para espect-actores y espect-actrices en la escenografía de los conflictos socioambientales ligados al Cambio Climático. Experiencia con niños, niñas y jóvenes de la Agru- pación Cultural Atizay ubicada en la localidad de Bosa, Bogotá 2018–2019. 2020. Tese (Mestrado) – Flacso Ecuador, Quito, 2020.
CUNTEMPORARY. EcoFutures Festival. Londres: The Art Pavillion, 2019. https://cuntemporary.org/ecofutures-festival/
DANOWSKI, Déborah; VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Há mundo por vir? ensaio sobre os medos e os fins. Florianópolis: Cultura Barbárie, 2014.
DAVIES, Siobhan. The ship: the art of climate change. Expo. London: Natural History Museum, 2006.
DAVIS, Heather; TURPIN, Etienne. Art in the Anthropocene: encounters among aesthetics, politics, environments and epistemologies. London: Open Humanities Press, 2015.
DE LA CADENA, Marisol. Natureza incomum: histórias do antropo-cego. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 69, p.95-117, 2018. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i69p95-117
DEMOS, T. J. Decolonizing nature: contemporary art and the politics of ecology. London: Sternberg Press, 2016.
DIAS, Susana; GUZZO, Marina; FONSECA, Fabíola. (Org.) 2022. Políticas vegetais. ClimaCom, ano 9, n. 2, 2022. http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/apresentacao-editorial-politicas-vegetais-ano-9-n-23-2022/
DIAS, Susana. Perceber-fazer floresta: da aventura de entrar em comunicação com um mundo todo vivo. ClimaCom – Florestas, Campinas, ano 7, n.17, 2020. https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/susana-dias-florestas/
DIAS, Susana O. Modos de atención a la Tierra: materiales y prácticas artísticas frente al Antropoceno. FILHA, v. 17, n. 27, p.49-69, 2022 DOI: https://doi.org/10.60685/filha.v17i27.2012
DIETACHMAIR, Philipp; GIELEN, Pascal; NICOLAU, Georgia. Sensing Earth: cultural quests across a heated globe. Amsterdam: Valiz, 2023.
DRABBLE, Barnaby. 2016. Tipping points: environmentally engaged art at the COP21 Conference on Climate Change. Seismopolite, June 1, 2016.
DUARTE, Rogerio. Olhares do infinito: notas sobre a obra de Claudia Andujar. Studium – UNICAMP, Campinas, n. 12, p.40-61, 2019. DOI: https:// econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/11747
DUPERREX, Matthieu. Habiter le crassier. Un art anthropocène comme chronique de la catastrophe. Transtext(e)s Transcultures 跨文本跨文化, v. 13, 2018. DOI: https://doi.org/10.4000/transtexts.1075
DYER, Sophie; ENGELMANN, Sasha. When I image the Earth, I imagine another. Expo. London: Photographers’ Gallery, 2021. https://thephotographersgallery.org.uk/whats-on/when-i-image-earth-i-imagine-another
ELIASSON, Olafur; ROSING, Minik. Ice watch. Expo. Paris: Place du Panthéon, Paris, 2015.
ESHUM, Ekow. We are history: race, colonialism & climate change. Expo. London: Somerset House, 2021-2022. https://www.somersethouse.org.uk/whats-on/we-are-history
FAGUNDES, Guilherme M. Sociedade contra a Plantation: uma ressemantização ecológica dos quilombos. In: Malcom Ferdinand (Org.). Uma ecologia decolonial: pensar a partir do mundo caribenho. São Paulo: UBU, 2022, p.311-16.
FEDERICI, Silvia. Reencantando o mundo: feminismo e a política dos comuns. São Paulo: Elefante, 2022.
FERDINAND, Malcom (Org.). Decolonial ecology: thinking from the Caribbean World. Cambridge, UK: Polity Press, 2022.
FERREIRA DA SILVA, Denise. A dívida impagável. São Paulo: Oficina de Imaginação Política e Living Commons, 2019.
FETZNER, Daniel; DORNBERG, Martin. DE/GLOBALIZE: an artistic research about how to deglobalize the global, 2018. http://www.metaspace.de/Main/Deglobalize
FOWKES, Maja; FOWKES, Reuben. Art and climate change (world of art). London: Thames & Hudson, 2022.
FUNTOWICZ, Silvio; RAVETZ, Jerry. Ciência pós-normal e comunidade ampliadas de pares face aos desafios ambientais. Hist. Ciênc. Saúde Manguinhos, v. 4, n. 2, p.219-230, 1997. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-59701997000200002
GABRYS, Jennifer; YUSOFF, Kathryn. Arts, sciences and climate change: practices and politics at the threshold. Science as Culture, v. 21, n. 1, p.1-24, 2012. DOI: https://doi.org/10.1080/09505431.2010.550139
GALAFASSI, Diego; KAGAN, Sacha; MILKOREIT, Manjana et al. “Raising the temperature”: the arts on a warming planet. Current Opinion in Environmental Sustainability, v. 31, p.71-79, 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.cosust.2017.12.010
GERMANN, M.; REIKO, T. Our ecology: toward a planetary living. Expo. Tokyo: Mori Art Museum, 2023. https://www.mori.art.museum/en/exhibitions/eco/index.html
GIANNACHI, Gabriella. Representing, performing and mitigating climate change in contemporary art practice. Leonardo, v. 45, n. 2, p.124-132, 2012. DOI: https://doi.org/10.1162/LEON_a_00278
GUATTARI, Félix. As três ecologias. Trad. Maria Cristina F. Bittencourt, 21. Campinas, SP: Papirus, 2011.
GUZZO, Marina Souza L.; TADDEI, Renzo. Experiência estética e antropoceno: políticas do comum para os fins de mundo. Revista Desigualdade e Diversidade, v. 17, p.72-88, 2019. DOI: 10.17771/PUCRio.DDCIS.46021
GUZZO, Marina Souza L. Práticas artísticas diante do Antropoceno: uma experiência de refúgio. Liinc em Revista, v. 18, n.1, e5908, 2022. DOI: https://doi.org/10.18617/liinc.v18i1.5908
GUZZO, Marina Souza L. Coreografar a crise: uma dramaturgia do contexto presente. Urdimento - Revista Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis v. 3, n. 48, p.1-19, 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/1414573103482023e0103
HAHN, Ulrike; VERMEYLEN, Filip. Mirror or hammer? News media coverage of climate-related art. Environmental Communication, v. 17, n.2, p.172-186, 2023. DOI: https://doi.org/10.1080/17524032.2023.2167848
HARAWAY, Donna. Antropoceno, Capitaloceno, Plantationoceno, Chthuluceno: fazendo parentes, trad. Susana Dias, Mara Verônica e Ana Godoy. ClimaCom – Vulnerabilidade, Campinas, ano 3, n. 3, p.5, 2016a. https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/antropoceno-capitaloceno-plantationoceno-chthuluceno-fazendo-parentes/
HARAWAY, Donna. Staying with the trouble: making kin in the Chthulucene. Durham, NC: Duke Univ. Press, 2016b.
HIROSE, Edi; LA ROSA, Nancy. Moving mountains: extractive landscapes of Peru. Expo. Texas, Austin: Univ. Tex., Visual Arts Center, 2016. https://utvac.org/event/moving-mountains-extractive-landscapes-peru-edi-hirose-nancy-la-rosa
INGOLD, Tim. Making: anthropology, archaeology, art and architecture. London: Routledge, 2013
JACOBSON, Susan K.; SEAVEY, Jennifer R.; MUELLER, Robert C. Integrated science and art education for creative climate change communication. Ecology and Society, v. 21, n. 3, p.30, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.5751/ES-08626-210330
JOHAS, Regina. Arte na era do Antropoceno. Arteriais – Revista do Programa de pós-graduação em artes, Belém, v. 4, n. 6, p.142-149, 2018. DOI: https://doi.org/10.18542/arteriais.v4i6.5968
KER, João. O grito da Amazônia em Uýra Sodoma. Hibrida, 2017. https://revistahibrida.com.br/drag-quem/o-grito-da-amazonia-de-uyra-sodoma/
KIRKSEY, Eben. Emergent ecologies. Durham, NC: Duke Univ. Press, 2015.
KLEIN, Naomi. Prepare-se para o capitalismo do desastre de Trump. The Intercept, 26/01/2017. https://theintercept.com/2017/01/26/prepare-se-para-o-capitalismo-do-desastre-de-trump/
KNEBUSCH, Julien. Art and climate (change) perception: outline of a phenomenology of climate. In: Sacha Kagan e Volker Kirchberg (Orgs.). Sustainability: A new frontier for the arts and cultures. Frankfurt: Akademische Schriften, 2008. p.242-261.
KRENAK, Ailton. As alianças afetivas. Entrevista a Pedro Cesarino. In: Ailton Krenak (Org.). Incerteza viva: dias de estudo. São Paulo, 2016. p.169-184.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. Rio de Janeiro: Cia. Letras, 2019.
LAPOUJADE, David. As existências mínimas. São Paulo: N-1, 2017.
LATOUR, Bruno; SCHULTZ, Nikolaj. Memorando sobre a nova classe ecológica: como fazer emergir uma classe ecológica, consciente e segura de si. Petrópolis: Vozes, 2022.
LATOUR, Bruno. Facing Gaia: eight lectures on the new climatic regime. Hoboken, NJ: Wiley, 2017.
LEAVY, Patricia. Method meets art: arts-based research practice. New York: Guilford, 2015.
LIPPARD, Lucy R.; SMITH, Stephanie; REVKIN, Andrew C. Weather report: art and climate change. Expo. Boulder, Colo: Boulder Museum of Contemporary Art, 2007.
MAIA, Rubiane. Where everyone sees. Performance. London: Embassy of Brazil; Elefante Centro Cultural, 2016. https://www.rubianemaia.com/where-everyone-sees
MANCUSO, Stefano. Revolução das plantas: um novo modelo para o futuro. São Paulo: Ubu, 2019.
MANNING, Erin. The minor gesture. Durham, NC: Duke Univ. Press, 2016.
MAUAD, Ana Maria. Imagens possíveis fotografia e memória em Claudia Andujar. Revista Eco Pós, v. 15, n. 1, p.124-146, 2014. DOI: https://doi.org/10.29146/eco-pos.v15i1.1196
MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. São Paulo: N-1, 2018a.
MBEMBE, Achille. Necropolítica. São Paulo: N-1, 2018b.
MBEMBE, Achille. Brutalismo. São Paulo: N-1, 2021.
MENNA BARRETO, Jorge. 2016. Restauro. In: Bienal de São Paulo, 32., São Paulo, 2016. https://jorggemennabarreto.com/trabalhos/restauro/
MILES, Malcolm. Representing nature: art and climate change. Cultural Geogrographies, v. 17, n. 1, p.19-35, 2010. DOI: http://www.jstor.org/stable/44251311
MOMBAÇA, Jota. Soterramento (Burial). Vimeo, 2016. https://vimeo.com/153102178
MOMBAÇA, Jota. A plantação cognitiva. MASP Afterall 9. São Paulo: MASP, 2020. https://assets.masp.org.br/uploads/temp/temp-QYyC0FPJZWoJ7Xs8Dgp6.pdf
MONACHES, Juliana; ALZUGARAY, Paula. Políticas interespécies. Celeste, 04/10/2022. https://select.art.br/politicas-interespecies/
MOORE, Jason (Org.) Antropoceno ou Capitaloceno? Natureza, história e a crise do capitalismo. São Paulo: Elefante, 2022.
MOORE, Jason (Org.). Anthropocene or Capitalocene? Nature, history, and the crisis of capitalism. Binghamton, NY: PM Press, 2016.
MORAES, Alana. Sugar cane fields forever: enganar a plantocracia. São Paulo: N-1, 2021.
MORAES, Alana P.; PARRA, Henrique Z. M. Laboratórios do comum: experimentações políticas de uma ciência im-plicada. Revista do Centro de Pesquisa e Formação – SESC SP, São Paulo, n. 10, p.113-139, 2020. DOI: https://portal.sescsp.org.br/online/artigo/14645_ALANA+MORAES+HENRIQUE+Z+M+PARRA
MORAES, Rafael Castanheira P de. Rupturas na fotografia documental brasileira: Claudia Andujar e a poética do (in)visível. Discursos Fotográficos, v. 10, n. 16, p.53-84, 2014. DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2014v10n16p53
MORTON, Timothy. Hyperobjects: philosophy and ecology after the end of the world. Minneapolis: Univ. Minn. Press, 2013.
MOULIN, Gabriela; MARQUEZ, Renata; ANDRÉS, Roberto; CANÇADO, Wellington (Org.). Habitar o Antropoceno. Belo Horizonte: BDMG Cultural/Cosmópolis, 2022.
MYERS, Natasha. Ungrid-able ecologies: decolonizing the ecological sensorium in a 10,000 year-old naturalcultural happening. Catalyst – femnism, theory, technoscience, v. 3, n. 2, p.1-24, 2017. DOI: https://doi.org/10.28968/cftt.v3i2.28848.
NURMIS, Joanna. Visual climate change art 2005–2015: discourse and practice. WIREs Climate Change, v. 7, n. 4, p.501-516, 2016. DOI: https://doi.org/10.1002/wcc.400
O’NEILL, Safron J.; SMITH, Nicholas. Climate change and visual imagery. WIREs Climate Change, v. 5, n. 1, p.73-87, 2014. DOI: https://doi.org/10.1002/wcc.249
OJEDA, Diana; NIRMAL, Padini; ROCHELEAU, Dianne; EMEL, Jody. Feminist ecologies. Annual Review of Environment and Resources, v. 47, p.149-171, 2022. DOI: https://doi.org/10.1146/annurev-environ-112320-092246
OSTROM, Elinor. Governing the commons: the evolution of institutions for collective action. Cambridge, UK: Cambridge Univ. Press, 1990.
PEREIRA, Flávio de Leão B. Desenvolvimentismo e ecocídio: causa e (possível) consequência no contexto de ruptura das bases existenciais dos povos originários no Brasil. Boletim Científico – Escola Superior do Ministério Público da União, v. 51, p.257-281, 2021. DOI: https://doi.org/10.63601/bcesmpu.2018.n51.257-281
PIGNARRE, Philippe; STENGERS, Isabelle. Capitalist sorcery: breaking the spell. Trad. Andrew Goffey. New York: Palgrave Macmillan, 2011.
PIPA Prize. Davi de Jesus do Nascimento. PIPA Prize, 2022. https://www.pipaprize.com/davi-de- jesus-do-nascimento/
POVINELLI, E. Between Gaia and ground: four axioms of existence and the ancestral catastrophe of late liberalism. Durham, NC: Duke Univ. Press, 2021.
PRECIADO, Paul B. Descolonizar el museo. Colloq., Barcelona: Museum of Contemporary Art, 2014. https://www.macba.cat/es/exposiciones-actividades/actividades/descolonizar-museo
PYNE, Stephen J. The Pyrocene: how we created an age of fire, and what happens. Oakland: Univ. Calif. Press, 2022.
ROYAL ACADEMY. Eco-visionaries: confronting a planet in a state of emergency. Expo. London: Burlington Gardens, 2019-2020.
RADIN, Joanna; KOWAI, Emma (Org.). Cryopolitics: frozen life in a melting method. Cambridge, MA: MIT Press, 2017. DOI: https://doi.org/10.7551/mitpress/10456.001.0001
RAMALHO, Claudia de Moares B.; ROSA, Thais Felipe; COSTA, Luzia Sigoli F. A educação museal e os desafios no antropoceno. Liinc em Revista, v. 18, n.1, e5837, 2022. DOI: https://doi.org/10.18617/liinc.v18i1.5837
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: EXO/34, 2005.
RIBEIRO, Walmeri; FARI, Nathalie S.; BAIO, Cesar; CAMPOS, Ruy Cesar. From embodiment to emplacement: artistic research in insular territories of the Guanabara Bays. Global Performance Studies, v. 4, n.2, 2021. DOI: https://doi.org/10.33303/gpsv4n2a8
RIECHMANN, Jorge. Otro fin del mundo es posible, decían los compañeros. Barcelona: MRA Ed, 2019.
RITTS, Max; BAKKER, Karen. New forms: Anthropocene festivals and experimental environmental governance. Environment and Planning E: Nature and Space, v. 5, n.1, p.125-145, 2019. DOI: https://doi.org/10.1177/2514848619886974
ROCHELEAU, Dianne; ROSS, Laurie; MORROBEL, Julio et al. Complex communities and emergent ecologies in the regional agroforest of Zambrana-Chacuey, Dominican Republic. Ecumene, v. 8, n.4, p.466-492, 2001. DOI: https://doi.org/10.1177/09674608010080040
ROLNIK, Suely. Esferas da insurreição: notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: N-1, 2018.
ROOSEN, Liselotte J.; KLÖCKNER, Christian A.; SWIM, Janet K. Visual art as a way to communicate climate change: a psychological perspective on climate change-related art. World Art, v. 8, n. 1, p.85-110, 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/21500894.2017.1375002
SANDILANDS, Catriona. Queer ecology. In: Joni Adamson, William Gleason, David N. Pellow (Org.). Keywords for environmental studies. New York: NYU Press, 2016. p.169-171. DOI: http://www.jstor.org/stable/j.ctt15zc5kw.57
SANTOS, Antônio Bispo dos. Somos da terra. PISEAGRAMA, Belo Horizonte, n. 12, p.44-51, 2018. https://piseagrama.org/artigos/somos-da-terra/
SCOTT, T. Biography: Ana Mendieta. The Heroine Collective, 2019. https://www.moma.org/artists/3924
SERAFINI, Paula. Creating worlds otherwise: art, collective action, and (post) extractivism. Nashville, TN: Vanderbilt Univ. Press, 2022.
SERPENTINE. Back to Earth. Expo. London: Serpentine North Gallery, 2022. https://www.serpentinegalleries.org/whats-on/back-to-earth-exhibition/
STENGERS, Isabel. No Tempo das catástrofes. São Paulo: Cosac Naif, 2015.
STENGERS, Isabel. Reativar o animismo. Belo Horizonte: Chão Feira, 2017.
SZERSZYNSKI, Bronislaw; HEIM, Wallace; WATERTON Claire. Nature performed: environment, culture and performance. Oxford, UK: Blackwell Publ., 2003.
TADDEI, Renzo; SHIRATORI, Karen; BULAMAH, Rodrigo C. Decolonizing the Anthropocene. In: Hilary Callan e Simon Coleman (Org.). The international encyclopedia of anthropology. London: Wiley, 2022. p.1-12. DOI: https://doi.org/10.1002/9781118924396.wbiea2519
TADDEI, Renzo. Alter geoengenharia. In: Mary Lou Paris (Org.). Meteorologistas e profetas da chuva: conhecimentos, práticas e políticas da atmosfera. São Paulo: Terceiro Nome, 2017. p.189-205.
TICOULAT, Fernando. Prefácio. In: Fernando Ticoulat e João Paulo S. Lopes (Org.). Eco lógicas latinas. São Paulo: Act, 2022. p.8-15.
TI LL, Caroline; FRANKLIN, Kate. Our time on Earth. Expo. London: Barbican Art Gallery, 2022. https://www.barbican.org.uk/whats-on/2022/event/our-time-on-earth
TSING, Anna L.; DEGER, Jennifer; SAXENA, Aalder K., et al (Org.). Feral atlas: the more-than-human Anthropocene. Redwood City: Stanford University Press, 2021.
TSING, Anna L. Viver nas ruínas: paisagens multiespécies no antropoceno. Brasília: Mil Folhas IEB, 2019.
TSING, Anna L. O antropoceno mais que humano. ILHA – Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 23, n. 1, p. 176-191, 2021. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8034.2021.e75732
VICUÑA, Cecilia. Brain forest quipu. Expo. London: Tate Modern, 2022–2023.
WALLEN, Ruth. Ecological art: a call for visionary intervention in a time of crisis. Leonardo, v. 45, n. 3, p.234-242, 2012. DOI: http://www.jstor.org/stable/41550639.
WALSH, Lynda. The visual rhetoric of climate change. WIREs Clim. Change, v. 6, n. 4, p.361-368, 2015. DOI: https://doi.org/10.1002/wcc.342
YANIZ, M. S. Alejandro Gómez Arias: flujos minerales. Artishock: Revista de Arte Contemporânea, 15 fev., 2023. https://artishockrevista.com/2023/02/15/alejandro-gomez-arias-flujos-minerales/
YUSOFF, Kathryn; GABRYS, Jennifer. Climate change and the imagination. WIREs Clim. Change, v. 2, n. 4, p.516-534, 2011. DOI: https://doi.org/10.1002/wcc.117.
YUSOFF, Kathryn. 2018. A billion black Anthropocenes or none. Minneapolis, MN: Univ. Minn. Press
ZYLINSKA, Joanna. Minimal ethics for the Anthropocene. London: Open Humanities Press, 2014.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)
Dados de financiamento
-
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Números do Financiamento 201223/2024-4

