Arar a terra e semear - estratégia metodológica pluricultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103562025e0120

Palavras-chave:

afrocentrismo, arte-educação, cosmofobia, Capoeira Angola, currículo pluricultural

Resumo

A pesquisa-ação envolvida propõe práticas pedagógicas interdisciplinares entre Capoeira Angola e Teatro como modos de aprendizagem para a valorização da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nos espaços escolares. Riscada e grafada em autores como Asante (2009), Rufino (2017) e Thiollent (1986), a metodologia visa combater a cosmofobia (Santos, 2019), expressão da marginalização simbólica da cultura negra. As oficinas realizadas em instituições de ensino públicas e privadas promoveram a ressignificação dos saberes ancestrais, ampliando a efetividade da Lei nº 10.639/03 (Brasil, 2003). A abordagem enfatiza a não-domesticação (Gonzalez, 1984; Santos, 2023) no envolvimento em cenas afro-teatrais.  

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Biografia do Autor

Marcos Vinícius Firmino Pereira, Centro federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Mestrando em Relações Étnicas-Raciais, no Cefet-RJ, Bolsista (Cefet-RJ). Bacharelado em interpretação teatral e licenciatura em teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Ator, produtor, roteirista e arte-educador negro, com uma caminhada diversa e plural.

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Publicado

18-12-2025

Como Citar

PEREIRA, Marcos Vinícius Firmino. Arar a terra e semear - estratégia metodológica pluricultural . Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 56, p. 1–14, 2025. DOI: 10.5965/1414573103562025e0120. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/27584. Acesso em: 19 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Currículo, Decolonialidade e Formação Docente nas Artes Cênicas