Sobre às margens do rio Watu: um processo de criação imaginária entre a fotógrafa e a pernalta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103562025e0103

Palavras-chave:

processo criativo em arte, performance, fotografia, tradição oral, rio Watu

Resumo

A partir do campo das interartes, o presente artigo revelou o processo de criação poético e artístico da fotoperformance Watu conta contos. Por meio da filosofia do imaginário (Bachelard, 2018; Durand, 1993; Ferreira-Santos; Almeida, 2020), da poética do espaço (Bachelard, 2003; Certeau, 2025) e das cosmovisões indígenas sobre oralidade/escrita (Kopenawa, 2010; Krenak, 2020a, 2020b; Jecupé, 2023), a investigação visou promover novas imagens e diálogos para a paisagem do Rio Watu, localizada no município de Colatina-ES. Para tanto, a escrita empreendida apresenta o cenário do trabalho, o processo criativo da fotoperformance e as imagens capturadas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stela Maris Sanmartin, Universidade Federal do Espírito Santo

Pós-doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar pela Universidade de Brasília (UnB). Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduação em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Profa. Adjunta na graduação e pós-graduação em Artes na Universidade Federal de Espírito Santo.  

Sarah Rodrigues Damiani, Universidade Federal de Espírito Santo

Doutoranda em Artes na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Especialização em Artes na Educação pela Faculdade de Vitória. Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade Vila Velha (UVV). Professora de Teatro para crianças, contadora de histórias, pernalta e membro do Grupo de Extensão e Pesquisa em Criatividade, Educação e Arte (GEPCEAr)

Paula Barbosa da Silva, Universidade Federal de Espírito Santo

Mestrado em Artes pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Especialização em Artes na Educação pela Faculdade de Vitória. Licenciatura em Artes Visuais pela UFES. Graduação em Fotografia pela Universidade de Vila Velha (UVV). Professora, artista e fotografa emembro do Grupo de Extensão e Pesquisa em Criatividade, Educação e Arte (GEPCEAr)

.

Referências

BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: Ensaio sobre a imaginação da matéria. 3º. ed. São Paulo: Wmf Martins Fontes, 2018.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Wmf Martins Fontes, 2003.

BONOMO, Mariana; SOUZA, Lídio; BRASIL, Julia; LIVRAMENTO, André; CANAL, Fabiana. Gadjés em Tendas Calons: um Estudo Exploratório com Grupos Ciganos Semi-nômades em Território Capixaba. Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João del-Rei, v. 4, ed. 2, p. 160-171, 2010. Disponível em: https://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistalapip/volume4_n2/bonomo_et_al.pdf. Acesso em: 10 out. 2024.

BORTOLETO, Marco Antonio. A perna de pau circense: o mundo sob outra perspectiva. Motriz: Revista de Educação Física, Rio Claro, v. 9, ed. 3, p. 125-133, 2003. Disponível em:

https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/1007. Acesso em: 10 out. 2024.

BORTOLETO, Marco Antonio. Introdução à pedagogia das atividades circenses. 1. ed. São Paulo: Editora Fontoura, 2008.

CARAM, Marcel. Os homens da Perna de Pau e seus Peixes. 2021. Arte Digital. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/marcarambr/6039037730. Acesso em: 10 out. 2024.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 23ª ed. Petrópolis: Vozes, 2025.

DURAND, Gilbert. A imaginação simbólica. Trad. Carlos Aboim de Brito. 6ª ed. Lisboa: Edições 70, 1993.

FERREIRA-SANTOS, Marcos; ALMEIDA, Rogerio de. Aproximações ao imaginário: bússola da investigação poética. 2ª. ed. São Paulo: FEUSP, 2020.

FIOROTT, Thiago Henrique; ZANETI, Izabel Cristina Bruno Bacellar. Tragédia do Povo Krenak pela Morte do Rio Doce / Uatu, no Desastre da Samarco / Vale/ BHP, Brasil. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 127–146, 2017. Disponível em: https://revistas2.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/2444. Acesso em: 10 out. 2024.

FONSECA, Michelle; COSTA, Fernanda. Vem andar e voar: Processos e narrativas de uma oficina de perna de pau. Revista Cidade Nuvens, Crato, v. 1, ed. 3, p. 93-104, 2022. Disponível em: http://revistas.urca.br/index.php/rcn/article/view/377. Acesso em: 10 out. 2024.

JECUPÉ, Kaká Werá. Tupã Tenondé: A criação do universo, da terra e do homem segundo a tradição oral Guarani. 2. ed. São Paulo: Peirópolis, 2023.

KOSSOY, Boris. Fotografia & História. 5. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2014.

KRENAK, Ailton. A vida não é útil. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2020a.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2020b.

KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: Palavras de um xamã yanomami. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

LATOUR, Bruno. Crise. In: LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. Rio de Janeiro: Editora 34, 2005.

LUZ, Juliana. Educar - brincar - cuidar: uma proposta problematizadora de ensino no brinquedo/brinquedo terapêutico para o curso de graduação em enfermagem. 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/157391. Acesso em: 10 out. 2024.

MACHADO, Regina. A arte da palavra e da escuta. 1. ed. São Paulo: Editora Reviravolta, 2015.

MARTINS, José de Souza. Sociologia da Fotografia e da Imagem. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2017.

MEIRA, Marly Ribeiro. Filosofia da criação: reflexões sobre o sentido do sensível. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.

MOORE, Jason W. (org.). Antropoceno ou capitaloceno? natureza, história e a crise do capitalismo. São Paulo: Elefante, 2022.

PETIT, Michèle. Somos animais poéticos: A arte, os livros, a beleza em tempos de crise. 1. ed. São Paulo: Editora 34 Ltda., 2024.

PINTO, Ana Kátia. Entre andanças, transformações e fronteiras: (re) significações da escola por ciganos do espírito santo. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Espírito Santo, Vitória, 2017. Disponível em: https://sappg.ufes.br/tese_drupal/tese_11735_Tese_versao_final.pdf. Acesso em: 10 out. 2024.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do Sensível: estética e política. 2º. ed. São Paulo: Editora 34, 2009.

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

SANTOS, Antônio. A terra dá, a terra quer. 3. ed. São Paulo: Ubu Editora, 2024.

Publicado

18-12-2025

Como Citar

SANMARTIN, Stela Maris; DAMIANI, Sarah Rodrigues; SILVA, Paula Barbosa da. Sobre às margens do rio Watu: um processo de criação imaginária entre a fotógrafa e a pernalta. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 56, p. 1–21, 2025. DOI: 10.5965/1414573103562025e0103. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/27222. Acesso em: 19 dez. 2025.