A encenação de contos de "A vida como ela é..." de Nelson Rodrigues

Autores

  • Luis Artur Nunes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573104492023e0103

Palavras-chave:

Nelson Rodrigues, teatro rapsódico, A vida como ela é... , teatralidade rapsódico

Resumo

O artigo partiu da experiência do autor com os contos de Nelson Rodrigues originalmente conhecidos como A Vida como ela é... O corpo do artigo consiste fundamentalmente na sua descoberta dos contos e da possibilidade de encená-los. Daí resultou um único espetáculo, que foi remontado várias vezes. A proposta  manteve-se sempre a mesma: a manutenção do texto narrativo,  jogando com múltiplas maneiras de veicular a voz autoral através dos atores. Num  segundo momento,  descreve-se e analisa-se o arsenal de recursos de teatralidade explícita utilizados na ilustração cênica dos contos de Nelson Rodrigues.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Artur Nunes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Ph.D. em Teatro pela City University of New York. Mestre em Teatro pela State University of New York. Graduação em Direção Teatral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Prof. Da Escola de Teatro e no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Dentre os espetáculo que dirigiu, destacamos: A vida como ela é (1991), teatralização das crônicas de Nelson Rodrigues pela qual ganhou o Prêmio Sated/RJ; A volta ao lar (1992), de Harold Pinter; Vestido de noiva (1993), de Nelson Rodrigues; Que mistérios tem Clarice (1998), teatralização de textos de Clarice Lispector; Chico Viola (1998), escrita por ele mesmo; O correio sentimental de Nelson Rodrigues (1999); Arlequim, servidor de dois patrões (2002), de Carlo Goldoni, e A maldição do vale negro (2004), de Caio Fernando Abreu, pela qual ganhou o Prêmio Molière.  

Publicado

2023-12-13

Como Citar

NUNES, Luis Artur. A encenação de contos de "A vida como ela é..." de Nelson Rodrigues. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 4, n. 49, p. 1–21, 2023. DOI: 10.5965/1414573104492023e0103. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/24438. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Nelson Rodrigues no chão do palco