Danço, logo duvido: uma parceria entre a Dança de Rua de Bruno Beltrão e a Filosofia Pop

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103482023e0106

Palavras-chave:

dança, filosofia, cultura pop, transdisciplinariedade

Resumo

O texto aborda a parceria entre a Dança de Rua de Bruno Beltrão e a Filosofia Pop, destacando a experiência de 18 meses de colaboração entre a dança urbana e a filosofia pop. O autor explora a utilização de materiais oriundos da cultura pop, como vídeos de arte, ciência e esportes, para explorar temas e questões da filosofia. O texto também menciona as repercussões teóricas e práticas das interações entre dança e filosofia, tendo como fio condutor a reabilitação conceitual da rua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Charles Feitosa, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Pós-doutorado em Filosofia pela Universidade de Potsdam-Alemanha. Doutorado em Filosofia na Albert-Ludwigs Universität Freiburg. Pós-doutorado pela Universidade de Paris VIII. Doutorado em Filosofia na Albert-Ludwigs Universität Freiburg. Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor titular e pesquisador do Departamento de Filosofia (DEFIL) e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Referências

ARISTÓTELES. Poética. Trad. Ana Maria Valente. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2004.

ARISTÓTELES. O Homem de gênio e a melancolia: o problema XXX. Trad. Jackie Pigeaud. Rio de Janeiro: Lacerda, 1998.

DUPLAT, G. Beltrão: danse jubilatoire et virtuose, publicado no dia 16.05.2013 em: https://www.lalibre.be/culture/scenes/beltrao-danse-jubilatoire-et-virtuose-51b72cbfe4b0de6db974885d.

HEGEL, G.W.F. Ästhetik. Vol. I. Berlin: Aufbau-Verlag, 1976.

KANT, I. Crítica da Faculdade do Juízo. Trad. Valério Rohden e Antônio Marques. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

ECO, U. Apocalípticos e integrados. Trad. Pérola de Carvalho, São Paulo: Perspectiva, 1991.

FEITOSA, C. “O Que é isto – Filosofia Pop?” In: Lins, Daniel (Org.). Nietzsche e Deleuze – Pensamento Nômade. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001, p. 95-105.

FEITOSA, C. Fronteiras entre Artes da Performance e Filosofia, in: Revista de Estudos da Presença, Porto Alegre, v.10, n°1, 2020 (http://www.scielo.br/pdf/rbep/v10n1/2237-2660-rbep-10-01-e92410.pdf).

LEPECKI, André (ed.). Of The Presence Of The Body – essays on dance and performance theory. Middletown: Wesleyan University Press, 2004, p. 124-139.

NIETZSCHE, F. Humano demasiado humano: um livro para espíritos livres. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

NIETZSCHE, F. Aurora. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

PLATÂO. As Leis. Trad. De Edson Bini. São Paulo: Edipro, 1999.

ROCHA, Thereza. Dança /Filosofia: Verso e reverso de um dizer. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, nº19, nov. 2012, p. 71-79.

VALERY, P. Philosophie de la danse. In: Oeuvres, Paris: Pléiade, 1957.

Publicado

2023-09-19

Como Citar

FEITOSA, Charles. Danço, logo duvido: uma parceria entre a Dança de Rua de Bruno Beltrão e a Filosofia Pop. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 48, p. 1–20, 2023. DOI: 10.5965/1414573103482023e0106. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/24040. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: As práticas da dramaturgia da dança em contexto