Circo ao sul. Um percurso pelos processos de institucionalização do circo no Uruguai frente ao século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102472023e0103

Palavras-chave:

Circo, Uruguai, El Picadeiro, Universidade

Resumo

Este trabalho percorreu alguns dos processos de institucionalização que as artes circenses vêm atravessando nas últimas décadas no Uruguai. Embora sua presença como campo artístico seja de longa e variada trajetória, é recém nos últimos anos que se inicia um caminho no qual o circo é estudado, investigado e sistematizado. Este processo não ocorre de forma isolada, mas é produto de uma jornada particular desta prática desde o final dos anos 90. Isto está relacionado, entre outros fatores, com a consolidação de processos educativos de caráter comunitário, aliado à políticas culturais e educativas, a sua incorporação no âmbito universitário, e a conformação de redes que organizam e articulam reivindicações do setor em relação às políticas estatais de apoio à cultura. Para este trabalho em particular, foi abordado o caso do circo no Instituto Superior de Educação Física da Universidade de la República (ISEF, Udelar) e El Picadero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virginia Alonso, University of the Republic

Doctoranda en Educación por la Universidad Nacional de La Plata – Universidad de la Republica Uruguay. Profesora del Instituto Superior de Educación Física. Licenciado en Educación Física por el Instituto Superior de Educación Física. Maestria en Antropología de la Cuenca del Plata - Universidad de la Republica Uruguay

Referências

ALONSO, Virginia. Circo en Montevideo: el arte y los artistas circenses en la contemporaneidad. Biblioteca Plural. Csic, Udelar. Uruguay, 2018.

BARRETO, Mônica (Lua); DUPRAT, Rodrigo Mallet; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. De norte a sul: mapeando a formação em circo no Brasil. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 42, p. 1-32, dez. 2021. Disponible en: https://doi.org/10.5965/1414573103422021e0210. Acceso en: 26 jul. 2023.

BAYARDO, Rubens. Creatividad y políticas culturales públicas en la Ciudad de Buenos Aires a comienzos del siglo XXI. Etnografías Contemporáneas, v. 2, n. 3, p. 160-174, 2016.

CASSOLI, Tiago. Do perigo das ruas ao risco do picadeiro: circo social e práticas educacionais não governamentais. 2006. 107 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia), Programa de Pósgraduação em Psicologia do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2006. Disponible en: https://app.uff.br/slab/uploads/2006_d_Tiago_Cassoli.pdf. Acceso en: 26 jul. 2023.

MUNDO, El Circo del. Circo Social. [2021]. Disponible en: http://www.elcircodelmundo.com/quienes-somos/circo-social/. Acceso en: 26 jul. 2023.

DALMÁS, Patricia. El circo: un espacio de educación y transformación. Revista Educarnos, [s. l.], n. 1, 2019. Disponible en: http://educarnos.anep.edu.uy/index.php/educarnos-1/16-el-circo-un-espacio-de-educacion-y-transformacion. Acceso en: 26 jul. 2023.

GONZALEZ URTIAGA, Juan. El triste arte de hacer reír. Montevideo: Organización Nacional Pro Laboral, 2005.

GONZALEZ URTIAGA, Juan. El circo criollo en el Uruguay: sus artistas, su repertorio, y su vocabulario. Montevideo: Organización Nacional Pro Laboral, 2003.

INFANTINO, Julieta; SÁEZ, Mariana; SCHWINDT SCIOLI, Clarisa. Pedagogías circenses. Experiencias, trayectorias y metodologías. La Plata: Club Hem, 2021.

INFANTINO, Julieta. Cultura, jóvenes y políticas en disputa: prácticas circenses en la ciudad de buenos aires. 2011. 274 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doctoral en Antropología, Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, 2011.

OROÑO, Abel. Los municipios en marcha. La descentralización local y los desafíos de su implementación. Montevideo: Friedrich Ebert Stiftung, 2010.

UNIVERSIDAD DE LA REPÚBLICA. Instituto Superior de Educación Física, Plan de Estudios 2017. Programa de la Unidad Curricular Técnicas Corporales. Disponible en: https://isef.udelar.edu.uy/ensenanza/ofertas-de-grado/licenciatura-en-educacion-fisica/. Acceso en: 26 jul. 2023.

UVAL, Natalia (coord.). Narrativas de la exclusión La crisis de 2002 en los medios de prensa escrita uruguayos. Biblioteca Plural. Csic, Udelar. Uruguay, 2017.

YÚDICE, George. El recurso de la cultura. Usos de la cultura en la era global. Barcelona: Gedisa, 2002.

Publicado

2023-07-24

Como Citar

ALONSO, Virginia. Circo ao sul. Um percurso pelos processos de institucionalização do circo no Uruguai frente ao século XXI. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 47, p. 1–22, 2023. DOI: 10.5965/1414573102472023e0103. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23230. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Artes do Palhaço, Artes do Circo, Circo-Teatro e Comicidade Popular II