Quando escrever é mover: por uma (des)educação performativa na escrita acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102442022e0103

Palavras-chave:

escrita, corpo (artes), educação, performance

Resumo

Este relato de experiência refletiu sobre a construção de práticas de produção acadêmica contra hegemônicas no bojo das vivências de pesquisa em uma Universidade Pública. Ancoradas no corpo e nas subjetividades de quem escreve e lê como pressuposto para uma escrita estesiada, analisou-se experiências ancoradas no conceito de escrita performativa, relacionando-o à convocação de presença no corpo pela linguagem artística da performance a produzir (in)disciplinas para uma (des)educação. Pela ampliação da noção de escrita, tomando-a como experiência articulada a outras materialidades artísticas que possam operar de modo performativo, o texto moveu-se em busca do que pode vir a ser uma escrita acadêmica.

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Biografia do Autor

Adrianne Ogêda Guedes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRO)

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói, RJ. Especialista em Alfabetização pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, RJ. Pedagoga pelo Instituto A Vez do mestre da Universidade Cândido Mendes, IAVM, Rio de Janeiro, RJ.

Carolina Cony Dariano da Rosa, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Mestranda em Educação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, RJ. Graduada em Licenciatura em Dança pela Faculdade Angel Vianna  (FAV), Rio de Janeiro, RJ.

Virna da Silva Bemvenuto, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Licenciada em Educação Artística - Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Rio de Janeiro, RJ. É artista multimeios, arte-educadora, professora de artes visuais.

Vitória da Silva Bemvenuto, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Mestranda em Educação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, RJ; Bacharela em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ; Professora de Yoga pela Tradição de Krishnamacharya.

Referências

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Publicado

2022-09-26

Como Citar

GUEDES, Adrianne Ogêda; ROSA, Carolina Cony Dariano da; BEMVENUTO, Virna da Silva; BEMVENUTO, Vitória da Silva. Quando escrever é mover: por uma (des)educação performativa na escrita acadêmica. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 44, p. 1–20, 2022. DOI: 10.5965/1414573102442022e0103. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/21556. Acesso em: 28 mar. 2024.