Práticas didático-pedagógicas no ensino remoto: Desafios e possibilidades na Licenciatura em Teatro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103422021e0111

Palavras-chave:

Ensino remoto, Pandemia, Teatro, Práticas didático-pedagógicas, Ensino Superior

Resumo

Este artigo objetiva problematizar o processo de ensino-aprendizagem frente às limitações e possibilidades que o ensino remoto nos oferece. Apresentamos as escolhas didático-pedagógicas desenvolvidas para as disciplinas de História do Teatro Brasileiro I e III do curso de Licenciatura em Teatro de uma universidade pública brasileira. A partir de um Questionário aplicado nas duas turmas foi possível compreender a dimensão e efetividade das práticas desenvolvidas em consonância com as necessidades e perfil das turmas. Espera-se que as discussões fomentadas possam contribuir com as reflexões sobre a qualidade do ensino no atual momento, principalmente, no que se refere à formação no Ensino Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erickaline Bezerra de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutoranda em Psicologia. Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora do Departamento de práticas educacionais e currículo (DEPEC – Centro de Educação/UFRN). 

Erickarla Bezerra de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Bacharelado em Ciências Sociais e em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Erickinson Bezerra de Lima, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Doutorado em Regência pela Universidade de Aveiro, Portugal. Professor da Universidade Estadual do Paraná. Pós-doutorando – PPGMUS/UFRN.

Referências

ALONSO, Katia Mosorov; SILVA, Danilo Garcia; A educação a distância e a formação on-line: o cenário das pesquisas, metodologias e tendências. Educ. Soc., Campinas, v. 39, n. 143, p.499-514, abr.-jun. 2018. DOI: 10.1590/ES0101-73302018200082.

ALMEIDA, Hélio Mangueira. A didática no Ensino Superior: práticas e desafios. Estação científica, Juiz de Fora, nª14, jul.-dez, 2015.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino de Arte. Anos 1980 e novos tempos. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2012.

BRIDI, Maria Aparecida. A pandemia Covid-19: crise e deterioração do mercado de trabalho no Brasil. Estud. av., São Paulo, v. 34, n. 100, p.141-165, dez. 2020.

CADAU, Vera Maria. Reinventar a escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

DOSEA, Giselle Santana et al. Métodos ativos de aprendizagem no ensino online: a opinião de universitários durante a pandemia de COVID-19. V. 10, n.1, 2020. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p137-148

FARIA, João Roberto; GUINSBURG, J. História do teatro brasileiro, volume 2: do modernismo às tendências contemporâneas. São Paulo: Perspectiva: Edições SESCSP, 2013.

FIOR, Camila Alves; MERCURI, Elizabeth. Envolvimento acadêmico no ensino superior e características do estudante. Rev. bras. orientac. prof, Florianópolis, v. 19, n. 1, p.85-95, jun. 2018. http://dx.doi.org/1026707/1984-7270/2019v19n1p85.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

GOMES, Sidmar Silveira. Entre arte e pedagogia em tempos de pandemia: ensino remoto e mediação teatral. Revista da FUNDARTE. Montenegro, p.01-20, ano 21, no 44, janeiro/março de 2021.

GUSSO, Hélder Lima et al. Ensino Superior em Tempos de Pandemia: Diretrizes à Gestão Universitária. Educ. Soc., Campinas, v. 41, e238957, 2020. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttextpid=S0101-73302020000100802&lng=en&nrm=iso>.

GUTIÉRREZ, Antonio L. García. A ojos de la arena: ejercicios de desclasificación. Editado por ACCI ediciones. Primeira edição. Abril, 2020. ISBN: 978-84-17867-82-9.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê?.2.ed. São Paulo: Cortez, 1999.

LOPES, Hannah. Experiência Cênica e Cultura Digital: Possibilidades Teatrais em Meios Virtuais. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, v. 3, n. 2, p.139-159, 10 jan. 2021

MAGALDI, Sábato. Panorama do Teatro brasileiro. Global: São Paulo, 6 Ed, 2004.

MAIER, Suellen Rodrigues de Oliveira; MATTOS, Magda de. O trabalhar e o estudar no contexto universitário: uma abordagem com trabalhadores-estudantes. Santa Maria, v. 42, n.1, p.179-185, jan./jun. 2016.

MORAES, Martha Lemos de. Formação de espectadores na escola: mediações e desdobramentos estéticos do espetáculo “Axé Nzinga”. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v.1, n. 34, p.204-223, mar./abr. 2019.

OLIVEIRA, Raphael; MÉLO, Fernanda. Corpo, Teatro e Isolamento: relatos de um ator em uma experiência cênico-digital. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, v. 3, n. 2, p.46-59, 10 jan. 2021.

PUPO, Maria Lucia de Souza Barros. Mediação artística, uma tessitura em processo. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, [S. l.], v. 2, n. 17, p.113-121, 2011.

PRANDI, Luiz Roberto. Tendências do processo didático-pedagógico no ensino superior na contemporaneidade. akrópolis Umuarama, v. 17, n. 3, p.137-142, jul./set. 2009.

RIZZI, Maria Christina de Souza Lima. Caminhos metodológicos. In: BARBOSA, Ana Mae. (org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. 3. ed., São Paulo: Cortez, 2007.

RONDINI, Carina Alexandra; PEDRO, Ketilin Mayra. M.; DUARTE, Cláudia dos Santo. Pandemia do covid-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na práxis docente. Interfaces Científicas - Educação, [S. l.], v. 10, n. 1, p.41–57, 2020.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. São Paulo: Boitempo, 2020.

SANTOS, Geórgia Maria Ricardo Félix; SILVA, Maria Elaine; BELMONTE, Bernardo do Rego. COVID-19: emergency remote teaching and university professors’ mental health. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, v. 21, n. 1, 2021.

SEABRA, Filipa; AIRES, Luísa; TEIXEIRA, António. Transição para o ensino remoto de emergência no ensino superior em Portugal – um estudo exploratório. São Paulo: Dialogia, n. 36, p.316-334, set./dez. 2020. https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18545

SILVA, Rosa Jussara Bonfim. Reflexões acerca do trabalho home office ocasionado pela pandemia da covid-19. Revista humanidades e Tecnologia (FINOM), v.25, n.1, 2020.

TU, Huilan et al. Current epidemiological and clinical features of COVID-19: a global perspective from China. Journal of Infect, Volume 81, Edição 1, julho de 2020, páginas 1-9. https://doi.org/10.1016/j.jinf.2020.04.011

Downloads

Publicado

2021-12-13

Como Citar

LIMA, E. B. de .; LIMA, E. B. de; LIMA, E. B. de. Práticas didático-pedagógicas no ensino remoto: Desafios e possibilidades na Licenciatura em Teatro. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 42, p. 1-29, 2021. DOI: 10.5965/1414573103422021e0111. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20197. Acesso em: 4 dez. 2022.