Summer and Smoke, de Tennessee Williams, no Brasil: Título alterado, melodrama e acting edition

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101402021e0203

Palavras-chave:

Dramaturgia, Teatro, Artes Cênicas, Tennessee Williams

Resumo

Este trabalho fez uma descrição de forma e conteúdo de Summer and Smoke, de Tennessee Williams, com uma análise de sua contextualização histórico-social. Além disso, apresentou sua recepção e encenações principais. Indicou e comentou criticamente aspectos da tradução publicada no Brasil, de uma versão diferente daquela que o autor desejava. Esta, por sua vez, contribuiu para uma leitura hegemônica da obra de Williams no país. Foi apresentada, também, uma leitura comparativa da segunda versão da peça, jamais publicada ou levada aos palcos brasileiros. Por fim, discutiu os aspectos que possivelmente levaram à mudança do título em português.

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Biografia do Autor

Luis Marcio Arnaut de Toledo, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Artes pela Escola de Comunicação e Artes - ECA -USP em Teoria e Prática do Teatro, também é especialista em Teatro-Educação, licenciado em Teatro, engenheiro e Mestre em engenharia. Dramaturgista, tradutor e revisor de Not about Nightingales para a Cia Triptal em 2019 para o espetáculo Inferno – um interlúdio expressionista com direção de André Garolli. 

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Publicado

2021-04-28

Como Citar

TOLEDO, Luis Marcio Arnaut de. Summer and Smoke, de Tennessee Williams, no Brasil: Título alterado, melodrama e acting edition. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 40, p. 1–30, 2021. DOI: 10.5965/1414573101402021e0203. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18900. Acesso em: 28 mar. 2024.