Outros territórios: Relato de uma experiência teatral em penitenciárias femininas

Autores

  • Fernanda de Lannoy Stürmer Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul
  • Luzia Ainhoren Meimes UNICAMP
  • Nathalia Scapin Barp UERGS
  • Rodrigo Azevedo de Lima UERGS
  • Tatiana Cardoso da Silva UERGS https://orcid.org/0000-0003-0927-6604

DOI:

https://doi.org/10.5965/14145731033920200302

Palavras-chave:

Teatro, Prisão, Educação, Mulheres em privação de liberdade, Território

Resumo

Este texto é um relato de experiência sobre a ação de extensão universitária nomeada “Tempo de impermanência: teatro em penitenciárias femininas do Rio Grande do Sul”, desenvolvida em 2018 por professora e estudantes do curso Graduação em Teatro: Licenciatura, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul na Penitenciária Modulada de Montenegro e no Presídio Estadual Feminino de Torres. A ação contou com apresentações do espetáculo O jardim das cerejeiras, debates, oficinas teatrais e outras atividades junto às mulheres privadas de liberdade. A partir de referenciais do Teatro, da Filosofia e das Ciências Humanas, são feitas reflexões sobre o impacto de ações teatrais no cárcere.

Biografia do Autor

Fernanda de Lannoy Stürmer, Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul

Atriz e professora. Graduação em Teatro:  Licenciatura pela UERGS e em Licenciatura em História pela UFRGS. Analista em Assuntos Culturais da Secretaria de Estado da Cultura do RS, atuando no Núcleo de Teatros da Casa de Cultura Mario Quintana em Porto Alegre.

Luzia Ainhoren Meimes, UNICAMP

Atriz e professora de teatro. Graduada no curso Graduação em Teatro: Licenciatura pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Mestranda no Programa de Pós Graduação em Artes da Cena, UNICAMP. Integrante do grupo Balalaica e da TrupeZonaDeTeatro.

Nathalia Scapin Barp, UERGS

Atriz-pesquisadora e professora de teatro. Graduada em Teatro: Licenciatura pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Colaboradora do Grupo de Pesquisa GESTA (POA) e MOTIM (RJ). Integrante do grupo Balalaica e Treta Teatro.

Rodrigo Azevedo de Lima, UERGS

Ator, diretor e professor de teatro. Graduado em Teatro Licenciatura pela UERGS. Professor de Artes/RS e professor de teatro da APAE João de Barro/RS.

Tatiana Cardoso da Silva, UERGS

Doutora e Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do curso Graduação em Teatro: Licenciatura, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Diretora e atriz. Líder do grupo de pesquisa Gesta.

 

 

Downloads

Publicado

2020-12-23

Como Citar

STÜRMER, F. de L. .; MEIMES, L. A.; BARP, N. S.; LIMA, R. A. de; SILVA, T. C. da . Outros territórios: Relato de uma experiência teatral em penitenciárias femininas. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 39, p. 1-23, 2020. DOI: 10.5965/14145731033920200302. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18860. Acesso em: 22 set. 2021.