THeru-K- Koothu e o mundo desencantado: Caminhos e descaminhos de uma tradição ritual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101402021e0108

Palavras-chave:

Theru-K-Koothu, Teatro Folclórico, Índia, Estudos da Performance

Resumo

Este artigo trata dos dilemas enfrentados pelos artistas de Theru-K-Koothu, forma teatral folclórica do estado de Tamil Nadu, Índia, quando deslocados de seu contexto ritual, comunitário e agrário, e lançados em um mundo globalizado e urbano, onde o imaginário coletivo e a organização social diferem daquela em que esta manifestação cultural foi gestada. Desse modo, analisa as consequências e desdobramentos deste choque entre sistemas de valores tão diferentes sobre os artistas, suas redes de relações e sobre a própria estrutura da encenação, tomando emprestado o conceito de “desencantamento do mundo” de Weber, avançando para a dimensão que ele toma nos escritos de Fischer-Lichte, em cruzamento com o conceito de “liminaridade” apresentado por Caballero. A pergunta que se levanta desse encontro é: o que o Theru-K-Koothu pode nos dizer sobre nosso próprio desencanto e quais estratégias pode nos oferecer como antídoto a ele?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Irani Cippiciani, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Atriz, dançarina, professora e pesquisadora. Formada em Artes Cênicas pela ECA/USP, desenvolveu suas pesquisas de mestrado e doutorado no IA/UNICAMP, acerca da profícua cultura teatral indiana, clássica e folclórica.

Referências

ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

CABALLERO, Ileana Diéguez. Cenários Liminares. Teatralidades, performances e políticas. México: EDUFU, 2016.

DE BRUIN, Hanne M. Kattaikkuttu: the flexibility of a South Indian theatre tradition. Netherlands: Egbert Forsten, 1999.

FRASCA, Richard A. The Theatre of Mahabharata: Terukkuttu Performances in South India. Honolulu: University of Hawaii Press, 1990.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 6ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

FISCHER-LICHTE, Erika. The transformative power of performance: a new aesthetics. Tradução: L. Saskya Jan. Londres: Routledge, 2008.

HILTEBEITEL, Alf. The Cult of Draupadi. Vol. 1 Mythologies: From Gingee to Kuruksetra. Chicago e Londres: The University of Chicago Press, 1988.

HILTEBEITEL, Alf. The Cult of Draupadi. Vol. 2 On Hindu Ritual and the Goddess. Chicago e Londres: The University of Chicago Press, 1988.

HOLLANDER, Julia. Indian Folk theatres. Theatres of the World. London e New York: Routledge Group, 2007.

PIERUCCI, Antonio Flávio. O desencantamento do mundo. Todos os passos do conceito em Max Weber. São Paulo: Editora 34, 2003.

TURNER, Victor. From ritual to theatre: the human seriousness of play. New York: Performing Arts Journal Publications, 1982.

WEBER, Max. Sociologia das Religiões. Coleção Fundamentos da Filosofia. São Paulo: Ícone Editora, 2015.

Downloads

Publicado

2021-04-28

Como Citar

CIPPICIANI, Irani. THeru-K- Koothu e o mundo desencantado: Caminhos e descaminhos de uma tradição ritual. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 40, p. 1–24, 2021. DOI: 10.5965/1414573101402021e0108. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18539. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Curadoria da Performance e Processos de Cura em Artes Cênicas