A concepção de Cenografia que cria diferentes conexões entre edifício teatral e cidade

Autores

  • Regilan Deusamar Barbosa Pereira Universidade Federal de São João del Rei (UFSJR)

DOI:

https://doi.org/10.5965/14145731023820200020

Palavras-chave:

Edifício Teatral, Cidade, Espaço Físico, Espaço Virtual

Resumo

O edifício teatral constrói relações profissionais e humanas, as quais desenvolvem singular trânsito entre este edifício e a cidade que o abriga. Esta perspectiva proporcionou um singular conceito de

O edifício teatral constrói relações profissionais e humanas, as quais desenvolvem singular trânsito entre este edifício e a cidade que o abriga. Esta perspectiva proporcionou um singular conceito de Cenografia. A fundamentação teórica está centrada no estudo epistemológico que Michel Foucault empreendeu, ao reconhecer no século XVI a ação cognitiva de “espacializar o conhecimento”, a qual conecta o microcosmo ao macrocosmo. Este “espacializar” cognitivo será considerado de acordo com os espaços físico e virtual. O virtual será analisado a partir da plataforma digital, que permite que performance teatral e plateia se encontrem em ruas e praças, recriando as normas de confinamento.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regilan Deusamar Barbosa Pereira, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJR)

Cenógrafa e figurinista, doutora pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, e integrante do Laboratório de Estudos do Espaço Teatral e da Memória Urbana desta mesma universidade. Professora Substituta no Curso de Teatro da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), onde leciono as disciplinas de Cenografia e Indumentária.

Referências

CANCLINI, Néstor García. As culturas populares no capitalismo. Trad. Cláudio Novaes Pinto Coelho. São Paulo: Editora Brasiliense. 1983.

EICHBAUER, Helio. Cartas de marear: Impressões de viagem, caminhos de criação. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013.

EICHBAUER, Helio. A musa urbana: os coretos da cidade. In: 2ª Jornada Nacional Arquitetura, Teatro e Cultura, 2014. Caderno de resumos da 2ª Jornada Nacional Arquitetura, Teatro e Cultura. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/Laboratório de Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana, p. 46 e 47. Disponível em: http://www.unirio.br/espacoteatral/arquivos/publicacoes/pdf-publicacoes/caderno-resumos-jornada-2014.pdf Acesso em: 30 jun. 2020.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Trad. Salma Tannus Muchail. 9ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. (Coleção Tópicos).

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 54ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

PEREIRA, Juliano Aparecido. A ação cultural de Lina Bo Bardi na Bahia e no Nordeste (1958-1964). Uberlândia: EDUFU, 2007.

PEREIRA, Regilan Deusamar Barbosa Pereira. A humanidade da caixa cênica italiana de acordo com o discurso do cenógrafo e professor Helio Eichbauer. In: X Reunião Científica ABRACE, 2019. Anais da X Reunião Científica da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, Campinas, p. 1-18.

PEREIRA, Regilan Deusamar Barbosa Pereira. Helio Eichbauer e Lina Bo Bardi: artífices que constroem a arte e edificam a cidade. Rio de Janeiro, 2018. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – PPGAC. UNIRIO, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

PICON-VALLIN, Béatrice. Jacques Polieri na História das Artes do Espetáculo. In: PICON-VALLIN, Béatrice. A cena em ensaios. Trad. Fátima Saadi, Cláudia Fares e Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Perspectiva, 2008, (Coleção estudos; 260), p.99 a 111.

Downloads

Publicado

2020-09-24

Como Citar

PEREIRA, Regilan Deusamar Barbosa. A concepção de Cenografia que cria diferentes conexões entre edifício teatral e cidade. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 38, p. 1–18, 2020. DOI: 10.5965/14145731023820200020. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18147. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Espaços: configurações na cena brasileira e latino-americana