Contadores de histórias – Um relato da criação de espaços a partir dos encontros com os Tikuna no Parque das Tribos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/14145731023820200027

Palavras-chave:

Encontros, Narração de histórias, Prática artístico-pedagógica, Saberes ameríndios

Resumo

Este artigo se propõe a fazer uma reflexão sobre a pesquisa realizada no campo das práticas pedagógicas e experiências poéticas vividas junto aos indígenas da etnia Tikuna. Esses encontros sensíveis se pautaram pela busca de diálogo com os saberes ameríndios e a criação de um espaço de conhecimento e de trocas culturais que potencializa as vozes dos sujeitos envolvidos - os indígenas, os alunos-performers e a performer-professora. Encontros com outros corpos, de pessoas, de grupos, de experiências, de lugares, de ideias, de histórias, de culturas, de etnias e de gênero, constituindo a malha de colaborações. Esses encontros falam da experiência com a comunidade indígena Parque das Tribos localizada no perímetro urbano da cidade de Manaus, Amazonas, em que o foco está na relação de troca junto à professora Tikuna Mepaeruna e as crianças Tikuna no Espaço Cultural Uka Umbuesara Wakenai Anumarehit, assessorado pela Gerência de Educação Escolar Indígena (GEEI/SEMED) instituído dentro da comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Benites Bordin, Universidade do Estado do Amazonas (UEAM)

Professora Doutora Adjunto II do Curso de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas. Doutora em Artes Cênicas na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Integrante do grupo de pesquisa Tabihuni/CNPQ.

Referências

CUNHA, Manuela Carneiro da. Cultura com aspas e outros ensaios. São Paulo: Cosacnaify, 2009.

FRIEDMAN, Adriana. O olhar antropológico por dentro da infância. Território do brincar: diálogo com escolas. Renata Meirelles (org.). São Paulo: Instituto Alana, 2015.

LAGROU, Els. A fluidez da forma: arte, alteridade e agência em uma sociedade amazônica (Kaxinawa, Acre). Rio de Janeiro: Topbooks, 2007.

LAGROU, Els. Arte indígena no Brasil: agência, alteridade e relação. Editor: Fernando Pedro da Silva; Coordenação: Fernando Pedro da Silva e Marília Andrés Ribeiro; Orientações Pedagógicas: Lucia Gouvêa Pimentel e William Resende Quintal. Belo Horizonte: Editora C / Arte, 2009.

PETIT, Michèle. Ler o mundo: Experiências de transmissão cultural nos dias de hoje. São Paulo: Editora 34, 2019.

PILETTI, Nelson; ROSSATO, Geovanio; ROSSATO, Solange Marques. Psicologia do desenvolvimento. São Paulo: Contexto, 2014.

PROFESSORES TIKUNA BILÍNGUES (Org). O Livro das Árvores. Impressão: Gráfica e editora Brasil Ltda. Benjamin Constant, AM, Brasil, 1998.

Downloads

Publicado

2020-09-24

Como Citar

BORDIN, Vanessa Benites. Contadores de histórias – Um relato da criação de espaços a partir dos encontros com os Tikuna no Parque das Tribos. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 38, p. 1–31, 2020. DOI: 10.5965/14145731023820200027. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/17921. Acesso em: 16 abr. 2024.