O Axis Mundi e o Jogo Ritual: Deslocamento da realidade imanente para se alcançar a Hierofania

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/14145731023820200017

Palavras-chave:

Axis Mundi, Jogo Ritual, Mito, Teatro Sagrado, Imaginário

Resumo

O presente artigo se propõe a analisar as práticas de criação cênica do Grupo Arkhétypos à luz do Jogo Ritual relacionando-o com o conceito de axis mundi proposto por Mircea Eliade e as teorias do imaginário de Gilbert Durand. Trabalha-se com a hipótese de que a experiência do mito manifestada no corpo do ator reorganiza a relação espaço-temporal permitindo ao público um deslocamento da realidade imanente para que se possa alcançar a hierofania. A fim de elucidar a questão desenvolvemos uma breve reflexão a partir dos espetáculos Santa Cruz do Não Sei (2011) e Revoada (2014) e lançamos um olhar crítico frente ao processo de colonização sofrido nas Américas.

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Biografia do Autor

Saulo Vinícius Almeida, Universidade de São Paulo (USP)

Ator e diretor teatral, mestrando em Artes Cênicas (Pedagogia do Teatro - Formação do Artista Teatral) pela USP. Integra o Grupo de Estudos em Estética Contemporânea coordenado pelo prof. Dr. Ricardo Fabbrini, locado no Departamento de Filosofia da USP. Colaborador do LAt! - Laboratório de Atuação, coordenado pela Profª Drª Alice Kiyomi Yagyu e locado na Escola de Comunicações e Artes da USP. 

Robson Carlos Haderchpek, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRGN)

Ator, diretor, professor e pesquisador formado e pós-graduado pela Universidade Estadual de Campinas.  Mestrado e Doutorado na área de Artes/Teatro e atualmente desenvolve uma pesquisa acerca dos princípios ritualísticos da cena. Realizou o Pós-Doutorado na Universität für Musik und Darstellende Kunst Wien, Áustria (2014/2015). É professor associado do Curso de Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atua no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.

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Publicado

2020-09-24

Como Citar

ALMEIDA, Saulo Vinícius; HADERCHPEK, Robson Carlos. O Axis Mundi e o Jogo Ritual: Deslocamento da realidade imanente para se alcançar a Hierofania. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 38, p. 1–25, 2020. DOI: 10.5965/14145731023820200017. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/17729. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Espaços: configurações na cena brasileira e latino-americana