Pedagogia em Performance: Uma abordagem do ensino do teatro na escola básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103362019204

Palavras-chave:

Pedagogia do teatro, Ensino do teatro, Teatro performativo, Performatividade, Teatro-educação

Resumo

O presente artigo busca contextualizar, articulando teoria e prática no dia-a-dia da sala de aula, o que seria uma pedagogia em performance – um ensino do teatro que se afirma como prática contemporânea a partir do teatro performativo, e não esquece elementos de sua tradição. Aqui, a performatividade da criança é tomada como material poético para a construção teatral, e efetiva a experiência como prática de elaboração do conhecimento em arte. A pesquisa, realizada com 38 turmas de teatro do sexto ano do ensino básico entre 2012 e 2017, procura, através do relato de experiências, uma possível resposta para a pergunta: quais abordagens do ensino/aprendizagem do teatro são potentes hoje?

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Biografia do Autor

Pedro Haddad Martins, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutor em Artes Cênicas - Pedagogia do Teatro pela ECA-USP (2017) e Mestre em Artes Cênicas pela UNICAMP (2011). Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Professor substituto do curso de Licenciatura em Arte-Teatro da UNESP (Instituto de Artes - Departamento de Artes Cênicas e Fundamentos da Comunicação, IA-DACEFC) e de Teatro. 

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Publicado

2019-12-13

Como Citar

MARTINS, Pedro Haddad. Pedagogia em Performance: Uma abordagem do ensino do teatro na escola básica. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 36, p. 204–222, 2019. DOI: 10.5965/1414573103362019204. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15793. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina