Atuar "de verdade". a confissão como estratégia cênica

Autores

  • Óscar Cornago Bernal Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102132009099

Resumo

Este artigo aborda o fenômeno da confissão desde um ponto de vista cênico, destacando seus principais elementos: a comunicação em primeira pessoa, a proximidade espacial, a dimensão física do ato da enunciação e a referência a um passado que é recuperado na forma de experiência. O texto assinala a importância que tem tido os meios de comunicação, especialmentea televisão e o vídeo, na difusão cultural deste modelo de comunicação, e analisa sua utilização na obra de vários criadores de cinema, dança e teatro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Óscar Cornago Bernal, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

Pesquisador do Instituto de la Lengua Española do Consejo Superior de Investigaciones Científicas - Madri (Espanha)

Downloads

Publicado

2018-12-01

Como Citar

BERNAL, Óscar C. Atuar "de verdade". a confissão como estratégia cênica. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 13, p. 099-111, 2018. DOI: 10.5965/1414573102132009099. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102132009099. Acesso em: 12 ago. 2022.

Edição

Seção

Fluxo Continuo