Notas sobre cenografia. Dispositivos cênicos espetaculares em espetáculos do século XVII e na contemporaneidade

Autores

  • Evelyn Furquim Werneck Lima Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101202013099

Resumo

A hipótese principal deste artigo é que – desde a época da primazia do texto dramatúrgico sobre a cena – o teatro recorreu aos efeitos visuais espetaculares que provocavam a excitação de todos os sentidos, em especial devido ao desenvolvimento de teorias e práticas científicas que se sucederam desde o Renascimento, fazendo migrar das ciências para as artes cênicas inúmeros recursos técnicos. No sentido de comprovar a espetacularidade destas encenações utilizamos como metodologia de pesquisa a análise da dramaturgia de três peças de Shakespeare e três de Molière. Paralelamente constatamos que “o espetacular” continua bem vivo, e que tem sido a tônica de encenações contemporâneas.

 

Biografia do Autor

Evelyn Furquim Werneck Lima, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutora em História Social pela UFRJ/EHESS (1997). Pós-doutora pela Universidade de Paris X e Estágio Senior no Collège de France (2011). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, onde coordena o Laboratório de Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana. É pesquisadora do CNPq e da FAPERJ. É membro titular do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e do Centre de Recherches Interdisciplinaires sur le Monde Lusophone. Autora dos livros premiados Arquitetura do Espetáculo (2000) e Avenida Presidente Vargas: uma drástica Cirurgia (1990 e 1995). Publicou Das vanguardas à tradição (2006) e organizou Espaço e Teatro (2008), Espaço e Cidade (2004 e 2007) e Cultura, Patrimônio e Habitação (2004). Publicou em co-autoria Arquitetura e Teatro (2010) e Entre arquiteturas e Cenogra as. Editora especial da revista O Percevejo n. 10, e das revistas opercevejonline 2009.2, 2012.1 e 2012.2.

Downloads

Publicado

2013-09-13

Como Citar

Lima, E. F. W. (2013). Notas sobre cenografia. Dispositivos cênicos espetaculares em espetáculos do século XVII e na contemporaneidade. Urdimento - Revista De Estudos Em Artes Cênicas, 1(20), 099-107. https://doi.org/10.5965/1414573101202013099