Dimensões axiológicas fixadas em exercícios de livros didáticos de História

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DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180313332021e0208

Resumo

Assumindo como pressuposto que as dimensões axiológicas se articulam, inexoravelmente, a outros elementos no processo de configuração do conhecimento histórico escolar, e reconhecendo os exercícios e atividades do livro didático como um espaço de legitimação de saberes e de formas de com eles se relacionarem, a proposta deste artigo é explorar a empatia histórica como entre-lugar entre dimensão axiológica e recurso metodológico das relações de ensino-aprendizagem da História escolar. A partir de uma abordagem discursiva que reconhece o político como o lugar das disputas por hegemonização em qualquer ordem social, optou-se por, metodologicamente, analisar exercícios da coleção didática de História mais distribuída no Brasil. A proposta deste artigo se justifica pelos resultados obtidos de uma pesquisa de doutoramento concluída em 2019 na qual se constatou que, sem prejuízo de outros valores importantes, a empatia histórica relacionada a grupos historicamente subalternizados na estruturação das ordens sociais constitui-se como a principal questão axiológica fixada nesses exercícios/atividades.

Palavras-chave: Empatia histórica; conhecimento histórico escolar; exercícios de livro didático; livro didático de História; ensino de História.

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Biografia do Autor

Marcus Leonardo Bomfim Martins, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Professor da Faculdade de Eduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGE/UFJF) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ProfHistória/UFRJ).

Juiz de Fora, MG - BRASIL

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Publicado

2021-08-13

Como Citar

MARTINS, Marcus Leonardo Bomfim. Dimensões axiológicas fixadas em exercícios de livros didáticos de História. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 13, n. 33, p. e0208, 2021. DOI: 10.5965/2175180313332021e0208. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180313332021e0208. Acesso em: 19 abr. 2024.