História e estética n’A COISA: Representações visuais do corpo na imprensa ilustrada da Bahia sobre abolição e pós-abolição

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180310252018009

Resumo

Este artigo propõe analisar as formas como o corpo humano foi representado em duas imagens publicadas no impresso baiano A Coisa, com o uso da técnica xilogravura, e uma imagem publicada na revista norte-americana The Verdict. A madeira, a tinta, a cor e o papel são elementos que, ao comporem imagens gravadas de corpos e cenários, demarcam características fenotípicas e a consequente ressignificação das identidades representadas. Assim, os materiais, os suportes e as técnicas utilizadas na produção e veiculação das imagens publicadas na imprensa ilustrada entre o final do Império e a Primeira República no Brasil, tornam-se elementos de interesse ao possibilitarem a identificação de uma linguagem visual, capaz de produzir e veicular discursos étnicos, raciais, culturais, sociais e políticos ao mesmo tempo em que constituem visualidades para esses corpos.

 

Palavras-chave: Imprensa. Ilustrações. Corpo humano. Negros. Xilogravura. Brasil - História - República Velha, 1889-1930.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Túlio Henrique Pereira, UFPI

Doutor em História Social pela

Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Estágio Pós-Doutoral na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Bolsista PNPD/CAPES.

Francisco Assis Nascimento, Universidade Federal do Piauí

Doutor em História Social pela

Universidade Federal Fluminense (UFF). Estágio Pós-Doutoral na Pontifícia Universidade Católica de

São Paulo (PUC/SP). Professor da

Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Referências

A COISA. Salvador, ano. 2, n. 88, capa, 30 abr., 1899.

A COISA. Salvador, ano 8, n. 2, capa, 10 set., 1904.

A COISA. Salvador, ano 8, n. 2, p. 4, 10 set., 1904.

BURKE, Edmund. Uma investigação filosófica sobre a origem de nossas ideias do sublime e do belo. Trad. Enid Abreu Dobránszky, Papirus: Editora da Universidade de Campinas, Campinas, 1993.

DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.

DUROZOI, Gerard; ROUSSEL, André. Dicionário de Filosofia. Trad. Marina Appenzeller. 2. ed. Campinas: Papirus, 1996.

ECO, Umberto. Storia della bellezza. 2. ed. Milano: Bompiani, 2004.

ESTÉS, Clarissa Pinkola. Branca de Neve e os sete anões. In: ESTÉS, Clarissa Pinkola (Org.). Contos dos irmãos GRIMM. trad. Lia Wyler. Rio de Janeiro: Rocco, 2005.

EVERYBODY SING (Diabinho de saias). Diretor: Edwin L. Marin, produtor: Harry Rapf, EUA: Warner Bros. 1938. DVD, Archive Collection.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Trad. de Renato da Silveira, Salvador: EDUFBA, 2008.

FERREIRA, Orlando da Costa. Imagem e letra: introdução à bibliologia brasileira: a imagem cravada. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1994.

FERREIRA, Tania Maria Tavares Bessone da Cruz. Os livros na imprensa: as resenhas e a divulgação do conhecimento no Brasil na segunda metade do século XIX. In: CARVALHO, José Murilo de. (Org.) Nação e cidadania no Império: novos horizontes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

GRIMM. Blancheneige. In: GRIMM, Jacob. Conts. Trad. et préface Marthe Robert. Paris: Gallimard, 1976, p. 144-157.

GRIMM. Fairy tales. [19--]. Disponível em: <http://sparks.eserver.org/books/grimm-fairytales.pdf>. Acesso em 22 dez. 2010.

GRIMM. Sneewittchen. In: GRIMM, Jacob. Kinder-Und Hawsmärchen. München: Winkler, 1949, p. 244-252.

GUIMARÃES, Bernardo. A escrava Isaura. São Paulo: Martim Claret, 2005.

HEGEL, Georg Wilhelm. Estética: o belo artístico ou o ideal. In: OS PENSADORES. Trad. de Orlando Vitorino São Paulo: Nova Cultural, 1988.

HUME, David. Ensaios políticos, morais e literários. In: BERKELEY, George e HUME, David. Os pensadores. Trad. de Anoar Aiex, João Paulo Gomes Monteiro, Armando Mora de Oliveira. São Paulo: Nova Cultural, 1989.

KANT, Immanuel. Crítica da faculdade do juízo. Trad. Valério Rohen. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1993.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1994.

LEHMKUHL, Luciene. O lugar da imagem na reinstalação warburguiana. ArtCultura, Uberlândia, v. 7, n. 11, p. 227-232, jul./dez., 2005.

LIMA, Herman. História da caricatura no Brasil. 1v. Rio de Janeiro: José Olympio, 1963.

MELLO, Agenor Bandeira de; BATALHA, Sílvio. Cartilha histórica da Bahia: registro político do Estado. 5ed. Salvador: Edição do autor, 1990.

MICHAUD, Philippe-Alain. Aby Warburg e a imagem em movimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.

MICHAUD, Yves. Visualizações: o corpo e as artes visuais. In: CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges (Orgs.) História do corpo: as mutações do olhar: século XX. Trad. Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 2008.

PANOFSKY, Erwin. Estudos de iconologia: temas humanísticos na arte do Renascimento. 2ed. Trad. Olinda Braga de Sousa. Lisboa: Editorial Estampa, 1995.

RAMOS, Everardo. Origens da imprensa ilustrada brasileira (1820-1850): imagens esquecidas, imagens desprezadas. Revista Escritos, Ed. Casa de Rui Barbosa, ano 3, n. 3. 2009. Disponível em: < http://www.casaruibarbosa.gov.br/escritos/numero03/artigo14.php>. Acesso em: 1 maio2014.

READ, Hebert. O sentido da arte: esboço da história das bases dos julgamentos estéticos. São Paulo: IBRASA, 1978.

TAVARES, Luis Guilherme Pontes (Org.). Apontamentos para a história da imprensa na Bahia. 2ed., rev., e ampl. Salvador: Academia de Letras da Bahia, 2008.

VERDICT. Nova Iorque, ano 1, n. 2, p. 2, 16 jan. 1899.

WARBURG, Aby. O nascimento de Vénus e a primavera: Sandro Botticelli. Lisboa: KKYM, 2012.

Downloads

Publicado

2018-11-24

Como Citar

PEREIRA, Túlio Henrique; NASCIMENTO, Francisco Assis. História e estética n’A COISA: Representações visuais do corpo na imprensa ilustrada da Bahia sobre abolição e pós-abolição. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 10, n. 25, p. 09–37, 2018. DOI: 10.5965/2175180310252018009. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180310252018009. Acesso em: 29 mar. 2024.