Professores de história: o uso do computador na construção do conhecimento histórico escolar

Autores

  • Cyntia Simioni França Unopar - Universidade do Norte do Paraná
  • Cristiano Biazzo Simon Universidade Estadual de Londrina – UEL

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180306122014186

Resumo

A presente discussão combina uma reflexão teórica e metodológica para compreender como o computador vem sendo utilizado no ensino de história, em escolas públicas e particulares, no ensino fundamental e médio. O artigo tem como referência a prática de professores de história em Londrina e região, no estado do Paraná. Foram abrangidas 18 cidades e investigadas 61 escolas, sendo 49 do sistema público e 12 pertencentes ao ensino particular. A investigação, com base em questionários respondidos pelos professores, possibilitou identificar as principais questões relacionadas à inserção das novas tecnologias no ensino de história e refletir sobre as possibilidades e limites de sua utilização. Além disso, permitiu sublinhar a importância da formação continuada de professores para tal inserção e refletir sobre ela. A preocupação central do trabalho reside na identificação de como e em que medida tal utilização conseguiu contribuir para alcançar os objetivos da disciplina, que é de propiciar aos alunos a condição de pensar historicamente, problematizando sua condição de ser social dentro de seu próprio momento histórico.

Palavras-chave: História - Estudo e Ensino; Professores de História.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cyntia Simioni França, Unopar - Universidade do Norte do Paraná

Doutoranda em Educação pela Unicamp. Mestre em História Social pela Universidade Estadual de Londrina e Graduada em História pela Universidade Estadual de Londrina.

Docente da UNOPAR- Universidade do Norte do Paraná, nos cursos de graduação de História e Pedagogia.

Professora da Educação Básica, no Estado do Paraná

Cristiano Biazzo Simon, Universidade Estadual de Londrina – UEL

Pós doutor pela Universitat Autònoma de Barcelona.  Doutor e Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo – USP. Professor da Universidade Estadual de Londrina – UEL

Referências

BITTENCOURT, Circe. (Org.). Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.

CARNEIRO, R. Informática na educação: representações sociais do cotidiano. São Paulo: Cortez, 2002.

CIAMPI, Helenice. Epistemologia e metodologia: diálogos interdisciplinares na pesquisa do ensino de História. In: ARIAS NETO, J. M. (Org.). Dez anos de pesquisa em ensino de história. Londrina: Atritoart, 2005.

CIAMPI, Helenice. O processo do conhecimento/pesquisa no ensino de história. História & Ensino: Revista do Laboratório de Ensino de História. Londrina. Eduel. 2003

COLL, César; MAURI, Teresa; ONRUBIA, Javier. A Incorporação das Tecnologias de

Informação e Comunicação na Educação: Do projeto técnico-pedagógico às práticas de uso. In: _______; MONEREO, Carles (Orgs.). Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 66- 96.

FERREIRA, Andréia de Assis. Apropriação das novas tecnologias: concepções de professores de história acerca da informática educacional no processo ensino - aprendizagem. Belo Horizonte, 2004. 130 p. Dissertação (Mestrado) - Centro Federal de Educação Tecnologia de Minas Gerais, Cefet- MG, 2004.

FERREIRA, Carlos Augusto Lima. O Ensino de história nas escolas de ensino fundamental e Médio de Salvador de Bahia: análises de variáveis e a contribuição do computador. Dissertação (Mestrado em Pedagogia Aplicada) - Universitat Autónoma de Barcelona, Barcelona, 1997.

FERREIRA, Carlos Augusto Lima. A formação e a prática dos professores de história: enfoque inovador, mudança de atitudes e incorporação das novas tecnologias nas escolas públicas e privadas do estado da Bahia, Brasil. Tese (Doutorado em Educação) - Universitat Autónoma de Barcelona, Barcelona, 2003.

FIGUEIREDO, Luciano R. História e Informática: O Uso do computador. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (orgs.) Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas, SP: Papirus, 2003.

FRANÇA, Cyntia Simioni. Possibilidades e limites na construção do conhecimento histórico em conexão com o mundo virtual. Dissertação (Mestrado em História Social) Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2009.152p.

GOMES, Nilma Computador na escola: novas tecnologias e inovações educacionais. In: BELLONI, M. L (Org.). A formação na sociedade do espetáculo. São Paulo: Loyola, 2002. p. 119-134.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortes, 1998.

MELO, Maria do Carmo. Labirinto da epistemologia e do ensino de história: um estudo em Recife. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Minho, 2006.

NOVA, Cristiane Carvalho da. Novas lentes para a história: uma viagem pelo universo da construção da história e pelos discursos áudio-imagéticos. Dissertação (Mestrado em educação) - Faculdade de Educação - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 1999.

PAIM, Elison. Do Formar ao Fazer-se Professor. In: MONTEIRO, Ana Maria (Org.). Ensino de história: sujeitos, saberes e práticas. RJ: Mauad : Fapery, 2007.

PRETTO, Nelson Uma escola com/sem futuro. Campinas, SP: Papirus, 1996.

PRETTO, Nelson; SILVEIRA, Sergio Amadeu . Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder. Salvador: EDUFBA, 2008. Disponível em: <http://rn.softwarelivre.org/alemdasredes/debatedores/nelson-pretto>. Acesso em: 23 nov. 2010.

REIS, Suzi Cristina. Educação e tecnologia: o computador e a internet como ferramentas pedagógicas. Monografia (Especialização) - Departamento de Educação da UEL/PR, Londrina, 2006.

SILVA, Edson Armando. Banco de dados e pesquisa qualitativa em história: reflexões acerca de uma experiência. Revista de História Regional, v.3, n.2 , p.167-176, Inverno 1998.

Downloads

Publicado

2014-09-30

Como Citar

FRANÇA, Cyntia Simioni; SIMON, Cristiano Biazzo. Professores de história: o uso do computador na construção do conhecimento histórico escolar. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 6, n. 12, p. 186–211, 2014. DOI: 10.5965/2175180306122014186. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180306122014186. Acesso em: 29 mar. 2024.