Acervo da DOPS/PR: uma possibilidade de fonte diferenciada para a história da educação

Autores

  • Ana Karine Braggio Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Alexandre Felipe Fiuza Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180305102013430

Resumo

Este artigo objetiva analisar o acervo das extintas Delegacias de Ordem Política e Social (DOPS) como forma de contribuir para a eleição de novas fontes para as pesquisas em história da educação. Apresentamos a importância da utilização de fontes diferenciadas para a história da educação, como as provenientes da história legislativa, executiva e judiciária, da administração pública, da economia, do governo e dos partidos políticos. Ademais, estes materiais permitem compreender o fenômeno educativo e suas mediações sociais, políticas, culturais e históricas, internas e externas, a cada objeto pesquisado. Como o foco é a documentação da DOPS/PR, observou-se a relevância de se caracterizar este órgão estatal, que ficou mais conhecido por suas ações repressivas exercidas no regime ditatorial, mas que esteve ativo no período considerado democrático. Explicamos como esta documentação foi transferida ao Arquivo Público do Estado, e quais as dificuldades ou inconvenientes que os pesquisadores se deparam ao trabalhar com este material, entre as quais estão o extravio de parte da documentação, a destruição da organização original do arquivo e a desordem temporal e temática em alguns dossiês. Por fim, através do banco de dados de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), mostra-se como vêm sendo desenvolvidas as pesquisas com este corpus documental.

Palavras-chave: Fontes. História da educação. DOPS/PR

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Karine Braggio, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Possui graduação em Tecnologia em Estética e Cosmetologia pela Universidade Paranaense campus Cascavel (2008), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2010) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2013). Atualmente é aluna do curso de doutorado da Universidade Estadual de Maringá.

Alexandre Felipe Fiuza, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Professor do Colegiado de Pedagogia e do Mestrado em Educação. Licenciado em História pela UFPB, Mestre em Educação pela UNICAMP, Doutor em História pela UNESP/ Assis e Pós-doutor em História Contemporânea pela Universidade Autônoma de Madri/ Espanha. Atualmente Coordenador do Mestrado em Educação da UNIOESTE/ Campus de Cascavel. Bolsista Produtividade da Fundação Araucária/ Paraná.

Downloads

Publicado

2013-12-13

Como Citar

BRAGGIO, Ana Karine; FIUZA, Alexandre Felipe. Acervo da DOPS/PR: uma possibilidade de fonte diferenciada para a história da educação. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 5, n. 10, p. 430–452, 2013. DOI: 10.5965/2175180305102013430. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180305102013430. Acesso em: 28 mar. 2024.