TENSÕES CURRICULARES E NARRATIVAS: o ensino de História da América Latina<em>HISTORY TEACHING: curricular policies, school culture, knowledge and teaching practices</em>

Autores

  • Raquel ALS Venera Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE
  • Juliana Pirola da Conceição UNICAMP

Resumo

Este trabalho versa sobre parte das análises resultantes da pesquisa intitulada “A Escola e os jovens no mundo contemporâneo: processos de formação histórica latino americana” desenvolvida em duas escolas na cidade de Florianópolis, de 2009 a 2011. Essas escolas são públicas e campos de estágio de formação inicial de professores de História da Universidade Federal de Santa Catarina. A pesquisa empírica foi desenvolvida junto aos jovens da sétima série do Ensino Fundamental e investigou a formação da consciência histórica latino americana. Para esse artigo, especificamente, o foco é a relação entre as escolhas curriculares para o Ensino de História, das duas escolas e a inferência delas nas narrativas dos estudantes acerca da História latino americana. Busca-se uma leitura conceitual de currículo, a partir dos Estudos Culturais, que permite a percepção de tensões políticas na construção de pertencimentos e identidades dos jovens e que foram expressas em suas narrativas sobre a América Latina. As análises aqui apresentadas dão visibilidade às disputas na construção de memórias e identidades, no interior do currículo, que atuam na orientação da vida presente dos jovens e na construção de perspectivas de futuros. Neste movimento são realizadas escolhas que mobilizam determinados saberes de acordo com os sujeitos que se deseja formar e as identidades que se pretende construir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel ALS Venera, Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE

Doutora em Educação pela Unicamp, Mestre em História pela UFSC. Professora do Mestrado em Educação e Mestrado em Patrimonio Cultural e Sociedade da UNIVILLE. Líder do Grupo de Pesquisa políticas e Práticas Educativas.

Downloads

Publicado

2012-12-13

Como Citar

VENERA, R. A.; CONCEIÇÃO, J. P. da. TENSÕES CURRICULARES E NARRATIVAS: o ensino de História da América Latina<em>HISTORY TEACHING: curricular policies, school culture, knowledge and teaching practices</em>. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 128 - 151, 2012. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180304022012128. Acesso em: 4 dez. 2021.