O MUSEU NA SALA DE AULA: propostas para o planejamento de visitas aos museus<em>THE MUSEUM IN THE CLASSROOM: educational planning with museums</em>

Autores

  • Ricardo de Aguiar Pacheco UFRPE

Resumo

Tendo por base a análise de dados empíricos de uma série de atividades de ensino em espaços museológicos, o presente artigo sistematiza uma série de elementos que orientam o uso dos museus no ensino de história. Propomos uma metodologia para um uso didático do museu na sala de aula que preveja, primeiro, a vinculação dos conteúdos estudados em sala de aula a exposição que será visitada; segundo, a realização da visita de forma articulada com uma programação definida e; terceiro, de volta a sala de aula, a utilização da experiência vivida no museu para a realização de uma produção cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo de Aguiar Pacheco, UFRPE

Possui Licenciatura (1994), Mestrado (1998) e Doutorado (2004) em História pela UFRGS. É Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE - na Área de Métodos e Técnicas de Ensino e no PPG História Social da Cultura. Tem experiência de ensino e de pesquisa na área de História, com ênfase em História do Brasil, Ensino de História e Patrimônio Histórico. Atua principalmente com os temas: representações e práticas sociais, cidadania, identidade social, cultura política, patrimônio histórico e ensino de história. Atualmente desenvolve o projeto de ensino, pesquisa e extensão "Memorial da UFRPE: Educação, Memória e Patrimônio Histórico"; é Bolsita CAPES como Coordenador Institucional do PIBID/UFRPE.

Downloads

Publicado

2012-11-12

Como Citar

PACHECO, R. de A. O MUSEU NA SALA DE AULA: propostas para o planejamento de visitas aos museus<em>THE MUSEUM IN THE CLASSROOM: educational planning with museums</em>. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 63 - 81, 2012. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180304022012063. Acesso em: 4 dez. 2021.