REVISANDO LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: ação da diplomacia cultural em nome da paz <em> REVIEWING HISTORY SCHOOLBOOKS: cultural diplomacy action to foster peace </em>

Autores

  • Juçara Luzia Leite UFES

Resumo

http://dx.doi.org/10.5965/2175180303022011077

No cenário internacional do pós-primeira guerra, gradualmente, os objetivos morais somavam-se aos objetivos cívicos do ensino de História. A década de 1920, especialmente, foi marcada por uma discussão ampla sobre o papel da educação – especialmente do ensino de História – na construção de um mundo de paz. O livro didático esteve no centro desse debate e educadores de tendências opostas manifestaram-se. Ao longo desses debates, o papel da Commission Internationale de Coopération Intellectuelle (CICI) se destacou na Liga das Nações, procurando facilitar a colaboração de intelectuais no serviço de promoção da paz mundial dentro dos objetivos da Liga. O presente artigo reflete sobre esse contexto, destacando o papel do Brasil na adoção de uma diplomacia cultural válida tanto para os países europeus quanto para os vizinhos latino-americanos, considerando a dinâmica da transição do foco de interesses da Liga das Nações para a União Panamericana. Ressaltamos a atuação do Ministério das Relações Exteriores nesse processo ao empreender uma diplomacia cultural sobre a História a ser ensinada, que, incólume às oscilações políticas do período, culmina na manutenção de publicação da “Bibliografia de História do Brasil”.

Biografia do Autor

Juçara Luzia Leite, UFES

Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo. Mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense. Licenciatura em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro . Atualmente é Professora Adjunto IV da Universidade Federal do Espírito Santo onde ministra disciplinas da área do Ensino de História para os cursos de Licenciatura em História e Licenciatura em Pedagogia, bem como para a Educação a Distância. É membro do quadro de professores efetivos do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS - UFES) e do Programa de Pós-Graduação Educação (PPGE - UFES) - em ambos orienta mestrado e doutorado. Publicou trabalhos que priorizam a fronteira História, Políticas e Educação. Coordena o Grupo de Pesquisa - Ensino de História: Narrativas, leituras e escritas que agrega pesquisas com ênfase na interseção Historiografia, Memória,Educação e Usos do Passado. Prioriza temas que envolvem: Intelectuais e Educação, Livros Didáticos, Escrita de Si, Educação e Direitos Humanos.

Publicado

2011-12-07

Como Citar

LEITE, J. L. REVISANDO LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: ação da diplomacia cultural em nome da paz <em> REVIEWING HISTORY SCHOOLBOOKS: cultural diplomacy action to foster peace </em>. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 3, n. 2, p. 77 - 99, 2011. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180303022011077. Acesso em: 19 set. 2021.