Estudo de caso: análise do grau de inovação em quatro empresas do ramo de tecnologia da informação e comunicação - TICS, através da metodologia Radar da Inovação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2764747105102016082

Palavras-chave:

inovação, empresas, tecnologia

Resumo

O artigo analisou o grau de inovação de quatro empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) da cidade de Pelotas/RS. Utilizou-se a metodologia do Radar da Inovação em que a empresa pode inovar, denominada de dimensões da inovação Sawhney et al (2006) e Bachmann e Destefani (2008). Os resultados mostraram que a inovação tem maior presença na dimensão ambiência inovadora, com ambiente informal, pouco burocrático que propiciou a geração de novas ideias. Entretanto, a dimensão presença possui o menor grau de inovação, sendo ineficaz em propor novas formas de distribuição dos produtos/serviços ou aprimorar os pontos já existentes de forma inovadora. Identificou-se a importância da inovação e do planejamento, evidenciou-se uma amplitude de formas para inovar nas empresas.

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Biografia do Autor

Carlos Raniel Domingues, Universidade Federal de Pelotas

Graduado em Processos Gerenciais pela Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

Isabel Cristina Rosa Barros Rasia, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.

Mestra em Saúde e Comportamento pela Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.

Especialista em andamento em Metodologias e Gestão para Educação a Distância pela Universidade Anhanguera - Uniderp, UNIDERP, Brasil.

Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Anhanguera - Uniderp, UNIDERP, Brasil.

Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Anhanguera - Uniderp, UNIDERP, Brasil.

Especialista em Administração Hospitalar pela Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.

Graduada em Administração de Empresas pela Fundação Universidade do Rio Grande, FURG, Brasil.

Professora da Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

Janaina Mendes de Oliveira, Universidade Federal de Pelotas

Pós-Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Mestra em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

Paulo Roberto Pitzer Rasia, Universidade Católica de Pelotas

Graduado em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.

Especialista em Gestão em Sistemas de Informação pela Faculdade de Tecnologia SENAC/Pelotas, FATEC Pelotas, Brasil.

Especialista em MBA em Gestão de Projetos pela Faculdade Atlântico Sul de Pelotas, ATLANTICOSUL/PEL, Brasil.

Gustavo da Rosa Borges, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Ciências Contábeis e Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.

Mestre em Administração Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

Especialista em 1ª Gerência em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM*, Brasil.

Graduado em Administração pela Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.

Cristine Hermann Nodari, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Pós-Doutora pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.

Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

Mestra em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.

Graduada em

Especialista em MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

Graduada em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

Graduada em Bacharel em Fisioterapia pelo Centro Universitário Metodista, IPA-RS, Brasil.

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Publicado

2023-05-12

Como Citar

Domingues, C. R., Rasia, I. C. R. B., Oliveira, J. M. de, Rasia, P. R. P., Borges, G. da R., & Nodari, C. H. (2023). Estudo de caso: análise do grau de inovação em quatro empresas do ramo de tecnologia da informação e comunicação - TICS, através da metodologia Radar da Inovação. Revista Brasileira De Contabilidade E Gestão, 5(10), 82–93. https://doi.org/10.5965/2764747105102016082

Edição

Seção

INOVA