REVISTA ENFOQUE - REFLEXÃO CONTÁBIL:UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES
Resumo
Os trabalhos científicos começaram a ser veiculadas em forma de cartas entre os cientistas e suas agremiações, as quais dão origem, no século XVII, as publicações científicas. Essas publicações surgem como oportunidade para a comunidade científica disseminar o conhecimento e suas novas teorias. Em contabilidade, a popularização dessas revistas no Brasil é bastante recente, motivando assim a análise de suas publicações. A pesquisa tem como objetivo analisar os artigos científicos publicados na Revista Enfoque: Reflexão Contábil (E-RC), traçando o perfil dos autores e das publicações. Para isso foram analisados 260artigos, os quais foram publicados no período de 1990 a 2011 e a partir disso foram aplicados métodos bibliométricos. Foram observadas as variáveis: distribuição de edições, artigos e autores; distribuição de gêneros dos autores; distribuição da titulação dos autores; classificação dos autores por caráter da instituição se pública ou privada; distribuição do número de referências por artigo; distribuição do número de páginas por artigo; Autores, quanto à localidade de seu estado; distribuição dos autores por região; quanto à participação estrangeira; e por último a classificação dos macro-temas. Foi observado um maior número de docentes no total das publicações, e uma pequena quantidade de graduados e universidades privadas, sendo que, a maioria dos autores são do Paraná.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os autores de trabalhos aceitos, automaticamente autorizam a Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí — REAVI, do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí — CEAVI, da Universidade do Estado de Santa Catarina — UDESC, a publicar o artigo submetido na plataforma e avaliado, cedendo à revista, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos autorais patrimoniais dela decorrentes. Com isso, declara-se ainda que a obra cedida é de sua autoria e que assume, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores atestam ainda que o artigo supracitado não foi publicado em nenhum outro periódico brasileiro.
Os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros e de interesse e apoios financeiros que possam influenciar seu trabalho.