A sazonalidade pela procura dos serviços de factoring no município de Presidente Getúlio/SC
DOI:
https://doi.org/10.5965/2764747102032013095Palavras-chave:
Factoring, cultura, orçamento, planejamentoResumo
Factoring, também conhecida no Brasil como fomento mercantil ou comercial, é uma empresa que presta serviços de assessoria, antecipação de recursos não financeiros e a compra de créditos, com cheques pré-datados e/ou duplicatas oriundas exclusivamente das vendas a prazo. Objetivou-se com a presente pesquisa verificar o período do ano que as empresas industriais do município de Presidente Getúlio/SC têm maior necessidade de se utilizar dos serviços prestados por empresas do fomento mercantil. O ramo de atividade estudado foi a área das indústrias, onde foram aplicados 177 questionários, contendo 32 questões com perguntas abertas e fechadas. Os questionários foram coletados entre os dias 30 de agosto de 2012 à 02 de outubro de 2012. Os mesmos foram analisados quantitativamente e qualitativamente. Os resultados apontaram que 72% das empresas participantes, se utilizam dos serviços prestados por empresas de fomento mercantil todos os meses do ano, 19% apenas de outubro à dezembro e 9% procuram as empresas de factoring apenas de janeiro à março. Uma administração inadequada pode gerar sérios problemas financeiros, contribuindo efetivamente para a formação de uma situação de insolvência. Constatou-se que as empresas industriais do município de Presidente Getúlio procuram os serviços de factorings pelo fato de não possuírem uma administração eficaz, devido a cultura organizacional e ainda a falta de recursos financeiros.
Downloads
Referências
BLATT, Adriano. Operações de factoring. Rio de Janeiro: Suma Econômica, 1998. DIAS, Reinaldo. Sociologia das organizações. São Paulo: Atlas, 2008.
DONINI, Antonio Carlos. Factoring passo a passo: as quatro estações. São Paulo: Klarear, 2003. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa.4 ed. São Paulo: Atlas, 2006.
HELFERT, Erich A.. Técnicas de análise financeira: um guia prático para medir o desempenho dos negócios. 9 ed. Porto Alegre: Bookman, 2000.
KATAYAMA, Daniel Mizusaki. Modelos de crédito aplicados a empresas de factoring. São Paulo, 2003. 62 p. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/26771276/Universidade-de-sAo-Paulo-Faculdade-de-Economia. Acesso em: 05 dez. 2012.
LEITE, Luiz Lemos. Factoring no Brasil. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
LUNKES, Rogério João. Manual de orçamento. 2. ed. 5 reimp. São Paulo: Atlas, 2011.
SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernandez; LUCIO, Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.
ZDANOWICK, José Eduardo. Fluxo de caixa: uma decisão de planejamento e controle financeiros. Porto Alegre: Editora Sagra Luzzatto, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Bárbara Laís Cucco Scheller Asen, Eliana Vogel Jaeger
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.